SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: “Estamos num momento de transição. Mantém-se a incerteza para os próximos meses”, afirma Coordenador Serviço de Urgência na resposta COVID-19 do HSJ-Porto

CANAL S+ / VD
31-07-2020 10:12h

Nelson Pereira, 49 anos, é assistente hospitalar de medicina interna no Hospital de São João no Porto e faz parte da equipa de profissionais de saúde que está, desde Março, na “linha da frente” no combate à pandemia da COVID-19. 

Em entrevista ao Canal S+, o médico internista garante, em jeito de balanço, que “estamos num momento de transição. Mantém-se a incerteza para os próximos meses”, atesta o clínico para quem é absolutamente fundamental preparar de forma atempada e sistemática a resposta a dar no caso de surgir uma “segunda vaga” no Outono.

Apesar do balanço ser bastante positivo, sobretudo na primeira fase da pandemia em Portugal, Nelson Pereira adianta que os profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos hospitalares ou auxiliares encontram-se bastante cansados, pelo que “vai ser necessário que carreguem baterias”, alerta. O Coordenador do Serviço de Urgência na resposta COVID-19 do Hospital São João assegura que existem “enormes dificuldades nas redes de urgência com aglomeração de doentes e falta de meios, uma realidade já de si pouco positiva que vai conviver dentro de pouco tempo com a COVID-19 e as doenças respiratórias sazonais”, afirma.

Sobre o reforço de profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciado pelo Governo, através da Ministra da Saúde, o clínico entende que “todo e qualquer esforço é bem-vindo”, mas deixa a recomendação para a tutela olhar com especial atenção para a necessidade de capacitar os serviços de urgência e de promover a retoma da actividade programada dos Cuidados de Saúde Primários.

O médico internista que desde Março é obrigado, bem como todas as equipas hospitalares, a usar máscara dentro do Hospital de São João comenta ainda a utilização obrigatória da máscara sempre que os cidadãos saiam de casa que esta semana foi implementada na Região Autónoma da Madeira. Para Nelson Pereira, trata-se “de uma questão difícil que tem várias vertentes”. O clínico afirma que “não sou capaz de advogar de forma definitiva o uso de máscara em todos os espaços públicos, mas tb não a vou criticar”.

Nelson Pereira foi um dos médicos do Serviço de Urgência do Hospital de São João no Porto que participou num documentário da cadeia de televisão chinesa CGTN sobre a pandemia da COVID-19.

 

MAIS NOTÍCIAS