SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Idanha-a-Nova apoia com material clínico a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco

LUSA
01-07-2020 11:24h

A Câmara de Idanha-a-Nova apoiou com mais de 27 mil euros a Unidade de Saúde Local de Castelo Branco, para a aquisição de equipamentos de proteção individual e material de consumo clínico, foi hoje anunciado.

A Unidade Local de Saúde (ULSCB) de Castelo Branco integra o centro de saúde de Idanha-a-Nova e as várias extensões de saúde do concelho.

"A medida decorreu de um protocolo com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa para, durante a fase de mitigação da covid-19, dotar a ULSCB dos recursos necessários ao eficaz exercício da sua missão em prol da população, que abrange o concelho de Idanha-a-Nova", explica, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

A Câmara de Idanha-a-Nova refere que se associou a esta ação "para garantir todas as condições de prevenção e combate à covid-19 no nosso concelho e em toda a região".

‘Kits' de colheita de amostras para testes à covid-19 (zaragatoas), máscaras, batas impermeáveis, ‘helmets', circuitos fechados endotraqueais, um videolaringoscópio com lâmina descartável e termómetros por infravermelhos integram o conjunto de materiais entregues à ULSCB.

A pandemia da covid-19 já provocou mais de 505 mil mortos e infetou mais de 10 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.576 pessoas das 42.141 confirmadas como infetadas, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

A lista de sintomas da doença infecciosa inclui perda de olfato e paladar, tosse persistente, febre, dificuldade em respirar, fadiga, dores de cabeça e musculares, congestão nasal, conjuntivite e diarreia.

MAIS NOTÍCIAS