SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PR saúda iniciativa solidária do Centro Português de Serigrafia

LUSA
30-06-2020 17:11h

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje a iniciativa do Centro Português de Serigrafia (CPS) de oferecer uma serigrafia coletiva a hospitais e outras entidades de saúde para agradecer o combate à pandemia covid-19.

Numa mensagem colocada na página da Presidência na Internet, o Chefe de Estado saúda “um trabalho artístico colaborativo, ímpar e solidário” da parte dos nove artistas que participaram na iniciativa.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda que o CPS, que celebra 35 anos de atividade, decidiu oferecer uma serigrafia coletiva a hospitais e outras entidades de saúde”, como forma de agradecimento pelo difícil e desafiante trabalho de combate à pandemia provocada pela covid-19”.

Fizeram parte deste projeto os artistas Cristina Ataíde, Gracinda Candeias, José de Guimarães, Leonel Moura, Marçal, Pedro Calapez, Rico Sequeira, Silva Pameira e Sofia Areal.

O projeto “será ainda objeto de uma campanha em prol do Banco Alimentar e da Cerci Oeiras, duas instituições fundamentais no apoio aos mais desprotegidos face às acrescidas dificuldades sentidas no atual contexto nacional e mundial”.

Para o Presidente da República, “trata-se de uma iniciativa louvável e que verdadeiramente traduz o espírito de solidariedade e a generosidade dos portugueses, em particular dos artistas e agentes da cultura, que não esquecem os mais vulneráveis mesmo quando sofrem, eles próprios, adversidades e incertezas”.

“Aos artistas que colaboraram nesta obra, em representação de todos os artistas portugueses, e ao Centro Português de Serigrafia, que lançou a ideia e reuniu esforços para a concretizar, agradeço e dou os meus sinceros parabéns”.

Nesta iniciativa de caráter solidário, e um simbolismo coletivo, sob o mote “A Arte liga-nos”, os artistas foram convidados a desenvolver um projeto no seu período de confinamento individual, para criar uma serigrafia única.

A serigrafia foi apresentada publicamente na segunda-feira, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, na presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, pela direção do CPS e pelos artistas participantes. 

MAIS NOTÍCIAS