SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Misericórdia de Mogadouro implementa teleassistência para quebrar isolamento de idosos

LUSA
28-04-2020 13:44h

A Misericórdia de Mogadouro está a implantar um serviço de teleassistência em tempo de pandemia da covid-19 destinado a utentes que se encontram abrangidos pelo apoio domiciliário, que abrange 110 idosos, disse hoje provedor.

"Este serviço está centrado nas pessoas que beneficiam do apoio domiciliário e que estão nas suas residências espalhas por todo o concelho. Com a implementação deste sistema de teleassistências, [os idosos] deixam de estar tão isolados, em tempo de pandemia provocada pelo novo coronavírus", concretizou à Lusa João Henriques.

Segundo o responsável, o programa consiste em distribuir por cada um destes utentes um aparelho de teleassistência dotado de um sistema de localização (GPS) para que, no caso de uma emergência, seja de imediato localizada a pessoa.

"Para além deste equipamento e após o mesmo ser acionado, na retaguarda deste serviço assistencial está uma equipa que diariamente entra em contacto com o utente através deste sistema, que funciona igualmente como um telemóvel", explicou o provedor desta Misericórdia do distrito de Bragança.

O investimento ronda os 20 mil euros apoiados por um programa da Fundação Calouste Gulbenkian, que visa quebrar o isolamento da população sénior.

Este equipamento é tido como um complemento acrescido para quem está isolado ou confinado nos seus domicílios, "sendo um apoio que poderá deixar os utentes mais tranquilos".

"Todo este serviço de teleassistência é gratuito para os 110 utentes que estão em regime de apoio domiciliário e que dele vão beneficiar" vincou.

Para usufruir deste serviço de teleassistência basta colocar um aparelho do formato de um relógio no pulso do utente e, à de distância de clique, é estabelecido "contacto imediato e de forma bilateral".

Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+2,2%) e mais 295 casos de infeção (+1,2%).

Das pessoas infetadas, 936 estão hospitalizadas, das quais 172 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.357 para 1.389.

MAIS NOTÍCIAS