SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Províncias do Canadá começaram a levantar restrições apesar de avisos do PM

LUSA
27-04-2020 21:49h

Várias províncias do Canadá começaram a relaxar as medidas para mitigar a propagação da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, apesar do apelo feito hoje pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau, para manutenção das restrições.

Sem novas pessoas contagiadas há uma semana, Nova Brunswick foi a primeira província canadiana a relaxar as medidas de confinamento da população, na sexta-feira, anunciando a reabertura de parques e praias, de acordo com a agência France-Presse.

O Quebec, a província mais afetada pela pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2 (pelo menos 2.781 mortes e 48.229 pessoas infetadas), anunciou hoje a reabertura das escolas primárias a partir de 11 de maio.

Contudo, as escolas secundárias e os estabelecimentos do ensino superior vão permanecer encerrados até ao final de agosto, disse o governante daquela província, François Lagalt.

A reabertura das escolas primárias vai acontecer “se e somente se a situação não se deteriorar”, vincou.

Ontário também anunciou o calendário para a retoma de várias atividades interrompidas, enquanto Saskatchewan planeia reabrir a economia na próxima semana.

O primeiro-ministro do Canadá referiu, durante uma conferência de imprensa, que o Governo respeita “a autoridade das províncias”.

Justin Trudeau advogou, no entanto, que “as pessoas sabem como é arriscado reabrir ou retomar as atividades rapidamente”, considerando que é necessário “permanecer vigilante”, já que decisões precipitadas poderão levar a um retrocesso no combate à pandemia.

“De um tipo de indústria para outro, de uma província para outra, as medidas serão diferentes para manter os canadianos em segurança”, prosseguiu o chefe do Governo.

Contudo, é necessário “ter cuidado até haver uma vacina ou tratamentos equivalentes”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 207 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Perto de 810 mil doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos da América e o Canadá contabilizam mais de 57 mil mortos e mais de um milhão de pessoas contagiadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

MAIS NOTÍCIAS