SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Município de Penacova investe 30.000 euros em testes de rastreio

LUSA
26-04-2020 18:55h

O Município de Penacova investiu 30.000 euros em testes de rastreio, tendo adquirido 1.100 análises, anunciou hoje a autarquia.

Numa primeira fase, a Câmara de Penacova adquiriu 1.100 testes de rastreio ao novo coronavírus, num investimento de cerca de 30.000 euros, que contribui para a estratégia que a autarquia tem tido no combate à proteção e prevenção dos munícipes face à covid-19, anuncia uma nota de imprensa.

Segundo o Município de Penacova, no distrito de Coimbra, uma forte despistagem num grupo de pessoas garante o funcionamento de instituições e serviços públicos com alguma normalidade, dentro do atual contexto.

Os testes serão efetuados em articulação com o Centro de Saúde de Penacova, com as equipas das Estruturas Residenciais para Idosos em espaço próprio e reservado para o efeito pelas instituições ou conforme protocolo que se venha a estabelecer noutros casos.

Os resultados, segundo a mesma nota, são obtidos em 30 minutos, através de um fluxograma onde se permite aferir o grau de imunidade, sendo este mais um instrumento elementar ao combate do novo coronavírus.

Caso o teste obtenha um primeiro rastreio positivo, segue-se a necessária confirmação através da realização de testes de biologia molecular, nos laboratórios da Universidade de Coimbra, que serão realizados num prazo de 24 horas, salienta a autarquia.

Esta ação começou no sábado, com a realização de testes aos bombeiros voluntários que vão entrar ao serviço na próxima quinzena.

O executivo municipal considera que os critérios de execução destes testes devem tomar em conta as obrigações diárias a que as pessoas estão sujeitas, dando prioridade a bombeiros, utentes e funcionários das instituições particulares de solidariedade social, GNR e funcionários da autarquia em serviços essenciais, sempre que se verifique essa necessidade. 

O presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, adiantou, citado na nota de imprensa, que “a população tem respondido assertivamente ao apelo de sair apenas para o estritamente necessário”.

“Diariamente, fazemos o ponto de situação e estudamos novas ferramentas que possam amenizar e ajudar a vida de quem por estes dias sofre com esta pandemia nas mais variadas situações”, acrescentou o autarca.

A aquisição dos testes encontra-se concertada através da parceria existente entre vários municípios, a Administração Regional de Saúde do Centro e a Universidade de Coimbra.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 903 pessoas das 23.864 confirmadas como infetadas, e há 1.329 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS