SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Açores criam linha telefónica exclusiva para apoio psicológico

LUSA
22-04-2020 20:46h

O Governo dos Açores anunciou hoje que vai disponibilizar, a partir de quinta-feira, uma linha telefónica criada exclusivamente para dar apoio psicológico a propósito da pandemia de covid-19.

A linha "funcionará todos os dias da semana, entre as 10:00 e as 20:00, e surge na sequência do acompanhamento que tem sido assegurado por técnicos do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) à linha de apoio não médico e também em resultado das necessidades identificadas por via dos mais de 30 mil contactos estabelecidos com pessoas com mais de 65 anos", informa o executivo regional em nota à imprensa.

O Governo dos Açores frisa ainda que a iniciativa "assenta no modelo da intervenção psicológica à distância em crise e primeiros socorros psicológicos, encaminhando, sempre que necessário, os utentes para serviços especializados de saúde mental e outros que se justifiquem".

As chamadas recebidas serão divididas em dois grupos: um generalista, destinado a população adulta e idosos, e outro dedicado a crianças e adolescentes, tendo em conta a maior exposição das crianças e jovens a situações de maus tratos ou abuso sexual.

"Para prestar este apoio estão confirmados 33 psicólogos, maioritariamente com especialidade na área da psicologia clínica, provenientes de diversas instituições da região", adianta ainda o executivo socialista.

O contacto será o 800296296.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 138 casos, verificando-se 19 recuperados, oito óbitos e 111 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 84 em São Miguel, cinco na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Os dados da Autoridade Regional de Saúde dos Açores têm por vezes sido diferentes dos anunciados para a região pela DGS, mas a entidade açoriana realça que os números a registar são os seus.

Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 583 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS