A Câmara de Estarreja vai adquirir ‘tablets’ com ligação gratuita à Internet para emprestar aos alunos que necessitem, para poderem ter as atividades escolares à distância, anunciou hoje o vereador da Educação.
Nas duas últimas semanas do 2.º período, "a grande maioria dos alunos realizou as suas atividades escolares à distância, havendo casos em que, por não terem ferramentas eletrónicas e acesso à Internet, os alunos recebiam as fichas em papel para a realização das tarefas mandatadas pelos professores”, explicou o vereador da Educação da Câmara de Estarreja.
Neste 3.º período que hoje se iniciou e “uma vez que continua em vigor o ensino à distância, a Câmara Municipal de Estarreja vai apoiar aqueles que não possuem os meios indispensáveis para estudar em casa, consciente de que nem todos os alunos têm igualdade de oportunidades”, comentou João Alegria.
É com o objetivo de “criar as melhores condições que possibilitem o ensino à distância, de forma a garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades e os meios necessários para o seu processo de aprendizagem”, que a autarquia decidiu avançar para a aquisição de ‘tablets’, com acesso gratuito à Internet, para empréstimo aos alunos que necessitem.
Segundo João Alegria, esse empréstimo será feito de acordo com o levantamento das condições familiares dos alunos para aferir das suas reais necessidades, realizado pelos agrupamentos de escolas do concelho.
Em Estarreja são cerca de quatro mil alunos os que hoje regressaram às atividades escolares sem aulas presenciais, devido à covid-19, que levou o governo a encerrar as escolas.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março.