SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Seixal encerra passeio ribeirinho e cria centros de acolhimento

31-03-2020 20:56h

A Câmara do Seixal, no distrito de Setúbal, decidiu hoje encerrar o passeio ribeirinho do concelho para garantir o “afastamento social” e criou centros de acolhimento temporário para as “vítimas da covid-19”.

As medidas fazem parte do Plano Municipal de Emergência, que vai entrar em vigor às 23:00, com o objetivo de “impor o cumprimento das restrições à circulação na via pública, a obrigatoriedade de isolamento e quarentena e o funcionamento dos serviços essenciais”, avançou a autarquia, em comunicado.

Neste sentido, o município decidiu encerrar o passeio ribeirinho entre a Amora e o Seixal, todos os parques, jardins e jogos de recreio, ou seja, os “espaços públicos que concentrem um elevado número pessoas, contrariando as orientações das autoridades de saúde para o afastamento social”.

Além disso, indicou, foram criados centros de acolhimento temporário “para as vítimas da covid-19 que venham a necessitar de alojamento”, como já acontecia com o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, na Arrentela.

Segundo a nota, a ativação deste plano também se deve à “elevada previsibilidade de casos de infeção em lares de idosos e outras instituições de apoio social”.

Por isso, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos (CDU), endereçou um ofício ao Governo a exigir a realização urgente de testes à covid-19 aos bombeiros, utentes e profissionais de lares de idosos e à Unidade de Cuidados Continuados Integrados do concelho do Seixal, para que "sejam despistados quaisquer focos de contaminação numa população de elevado risco”.

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, o concelho do Seixal contabiliza até hoje 71 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, enquanto o distrito de Setúbal regista 282 casos positivos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 803 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 40 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Dos infetados, 627 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

 

MAIS NOTÍCIAS