CONTEÚDOS EXCLUSIVOS CANAL S+

MEDIDAS DA PREVENÇÃO

RELATÓRIO ATUALIZADO DA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA EM PORTUGAL (DGS)
COVID 19
À janela com Filipa Faria
INFORMAÇÃO AO MINUTO

19H44

Covid-19: PAN quer regulamentar teletrabalho, PSD quer debate na concertação social

O PAN defendeu hoje a regulamentação do teletrabalho, tendo o PSD apontado a necessidade de um amplo debate na sociedade, nomeadamente na concertação social, e PCP e BE alertado para os riscos em relação aos direitos dos trabalhadores.

19H44

Covid-19: SATA sem voar para quatro destinos internacionais até 30 de junho

O grupo SATA, detentor das transportadoras Azores Airlines e SATA Air Açores, irá continuar sem voar para quatro destinos internacionais até 30 de junho, devido à pandemia covid-19, anunciou hoje a empresa.

19H38

Covid-19: Angola com dois novos casos de transmissão local aumenta para 73 no total

Angola tem duas novas infeções pelo novo coronavírus, elevando para 73 o número de casos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19H38

Fim do estado de emergência na Hungria é “ilusão de ótica” - ONG

As propostas do Governo húngaro para abolir o controverso estado de emergência são uma “ilusão de ótica” que não “dissipam os receios” sobre os poderes do primeiro-ministro Vikor Orbán, advertiram hoje organizações locais de defesa dos direitos humanos.

19H36

Ordem dos Médicos avalia criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência

A Ordem dos Médicos (OM) vai "promover um debate interno" para avaliar a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, disse hoje à Lusa o bastonário, admitindo que a questão é complexa.

19H17

NAZARÉ: Câmara distribui kit de proteção individual à população

A câmara da Nazaré vai distribuir um kit de prevenção e combate à covid-19, composto por uma máscara social reutilizável, uma máscara FPP 2, um frasco 100 ml de álcool gel desinfetante e um folheto informativo.

19H17

Covid-19: Oito dias consecutivos com menos de 100 mortes diárias nos hospitais em França

A França registou hoje o oitavo dia consecutivo com menos de 100 mortes diárias devido à covid-19 nos hospitais, onde morreram 18.260 dos 28.596 infetados no país, indicaram as autoridades sanitárias francesas.

19H17

Covid-19: Município de Vila Real testa 140 docentes e funcionários do pré-escolar

A Câmara de Vila Real anunciou hoje que vai promover um rastreio à covid-19 a 140 trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar da rede pública que reabre segunda-feira.

19H16

Sindicato de médicos angolanos manifesta-se contra a desvalorização da classe

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola (Sinmea) condenou o que considera ser a desvalorização da classe médica angolana pelo Governo, comparativamente ao salário de 5.000 dólares (4.563 euros) atribuído aos profissionais cubanos.

18H55

Covid-19: Madeira mantém total de 90 casos e assinala mais quatro doentes recuperados

A Madeira mantém o total acumulado de 90 casos de covid-19 pelo 21.º dia consecutivo, mas assinala agora 71 doentes curados, mais quatro do que na terça-feira, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18H47

Covid-19: ONU defende apoio contínuo ao Ministério da Saúde angolano para enfrentar pandemia

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera essencial manter o suporte contínuo ao Ministério da Saúde de Angola para enfrentar a emergência sanitária da covid-19, bem como o apoio imediato às micro, pequenas e médias empresas e aos trabalhadores.

18H36

OMS lança fundação para alargar capacidade de financiamento

A Organização Mundial de Saúde lançou hoje uma fundação para receber donativos sem ser o dinheiro que os estados-membros já contribuem para aquela agência da ONU, a maior parte do qual só pode ser usado para fins específicos.

18H11

Covid-19: Utentes do Lar do Comércio transferidos para Gaia regressam a Matosinhos

Os 28 utentes do Lar do Comércio, em Matosinhos, levados para uma instituição de Gaia enquanto este era descontaminado, regressaram hoje, depois de terem sido novamente testados e dado negativo à covid-19, adiantou à Lusa fonte da direção.

18H11

Covid-19: Associação de moradores defende que Bairro da Jamaica deve ser isolado

A associação de moradores de Vale de Chícharos, no Seixal, defendeu hoje que o bairro, mais conhecido como Jamaica, deveria ser “isolado” e limitado aos moradores, responsabilizando as “pessoas que vêm de outros concelhos” pelo foco de infeção de covid-19.

18H10

Covid-19: Propagação do novo coronavírus alimenta corrupção na América Latina

A propagação da covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos e empresários sem escrúpulos.

17H54

Covid-19: Senegal continuará a tratar pacientes com hidroxicloroquina

O Senegal vai continuar a tratar pacientes infetados com covid-19 com hidroxicloroquina, disse hoje o diretor do Centro de Operações de Emergência Sanitária (COES) do país, apesar de um novo estudo concluir que o medicamento pode ser prejudicial.

17H44

Covid-19: Cardeal-patriarca de Lisboa pede cautela no recomeço das celebrações com fiéis

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, publicou hoje uma mensagem sobre o retomar das celebrações com fiéis da Igreja Católica em Portugal, pedindo cautela para que o novo coronavírus não tenha terreno para se propagar.

17H40

Covid-19: Doentes devem voltar ao hospital para se recuperar consultas em atraso - OM

O bastonário dos médicos defendeu hoje que é preciso passar “uma mensagem muito forte” à sociedade para os doentes não terem medo de ir aos hospitais e se poder recuperar os atrasos nas consultas e cirurgias causados pela pandemia.

17H39

Covid-19: Itália com mais 117 mortos e ultrapassa os 33.000 óbitos

Os casos de contágio pelo novo coronavírus em Itália subiram hoje para 584 no espaço de 24 horas e o de mortes para 117, após dois dias abaixo da centena, ultrapassando a barreira dos 33 mil óbitos.

17H36

Covid-19: Misericórdias já testaram todos os 64 mil utentes e trabalhadores

Os lares das misericórdias já testaram todos os utentes e colaboradores, com 64 mil testes realizados, mantêm uma taxa de letalidade por covid-19 em 0,4% e registam 901 casos de doentes recuperados, segundo um balanço hoje divulgado.

17H21

Covid-19: Autoridade Marítima lembra que muitas praias ainda estão sem vigilância

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou hoje para os cuidados que os cidadãos devem ter nas praias, apontando para o “elevado” número de salvamentos registados e para a ausência de vigilância nestes espaços.

17H12

Covid-19: Transportes públicos podem ser reforçados para garantir distanciamento - DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que os transpores públicos podem ser reforçados para que seja possível manter no interior o distanciamento social exigido devido à covid-19.

17H11

Covid-19: Suíça vai declarar fim de estado de emergência a 19 de junho

O governo suíço anunciou hoje o fim do estado de emergência a 19 de junho e uma série de medidas de relaxamento do confinamento, como a permissão de ajuntamentos espontâneos até 30 pessoas, a partir de sábado.

17H11

Covid-19: Guterres lamenta falta de ações para concretizar cessar-fogo global

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou hoje a falta de ações concretas para aplicar um cessar-fogo global, apelo que o próprio lançou em 23 de março com o objetivo de reforçar o combate contra a doença covid-19.

17H11

Covid-19: Município de Pinhel retoma projeto de mobilidade social “Siga o Falcão”

O município de Pinhel vai retomar na segunda-feira o transporte coletivo de mobilidade social "Siga o Falcão", que estava suspenso desde 15 de março, na sequência da declaração da pandemia pela covid-19, foi hoje anunciado.

17H09

Covid-19: Diretor das infeciosas do HSJ pede “coerência” nas regras “incluindo aviões”

O diretor de serviço de doenças infeciosas do Hospital de São João (HSJ), no Porto, defendeu hoje que as regras associadas à prevenção de contágio pela covid-19 devem ser as mesmas, incluindo nos aviões, sob pena de ficarem "desacreditadas".

17H02

Covid-19: Governo de Chipre promete cuidar dos viajantes que adoeçam durante a sua estadia

O Governo de Chipre anunciou hoje que vai assegurar as despesas médicas de todos os visitantes que testarem positivo ao novo coronavírus durante a sua estadia na ilha mediterrânica, numa tentativa de retomar a atividade turística, indicaram as autoridades.

16H59

SPEM pede normas segurança para os doentes com esclerose múltipla

O presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Alexandre Silva, fez hoje um apelo à Direção-Geral da Saúde (DGS) para que crie normas de segurança que permitam o regresso dos doentes às consultas e tratamentos hospitalares.

16H50

Covid-19: Dezanove utentes de lar ilegal em Santarém estão no hospital de Abrantes

Os 19 utentes de um lar ilegal no concelho de Santarém que na terça-feira testaram positivo à covid 19 estão já na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, disse hoje o presidente do município.

16H48

Covid-19: Ministro da Saúde da Zâmbia está infetado com o novo coronavírus

O ministro da Saúde da Zâmbia, Chitalu Chilufya, contraiu o novo coronavírus, tornando-se o segundo membro do Governo do pequeno país da África Austral a ser infetado, anunciou hoje o secretário do executivo.

16H45

Covid-19: DGS avança que novas orientações para os ATL saem hoje

As novas orientações para a utilização das Atividades de Tempos Livres (ATL) devido à covid-19 vão sair hoje, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

16H37

Covid-19: Costa referenda lei sobre espetáculos no Verão e pagamento a artistas prejudicados

O primeiro-ministro referendou hoje a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia de covid-19.

16H36

Covid-19: Quénia regista maior aumento de casos em 24 horas

O Quénia registou 123 casos do novo coronavírus em 24 horas, o maior aumento desde o início da pandemia, revelaram hoje as autoridades, justificando parcialmente a subida com a intensificação dos testes.

16H30

Covid-19: Reino Unido regista mais 412 mortes, quase o triplo do dia anterior

O Reino Unido registou mais 412 mortes, quase o triplo do dia anterior, aumentando para 37.460 mortes durante a pandemia de covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde.

16H29

Covid-19: Ensaio europeu suspende inclusão de mais doentes em estudo com hidroxicloroquina

O ensaio clínico europeu Discovery, que testa a eficácia de vários tratamentos contra o coronavírus, “suspendeu desde domingo” a inclusão de novos pacientes no grupo que recebia hidroxicloroquina, anunciou hoje o instituto de investigação francês Inserm, que coordena este estudo.

16H28

Covid-19: Bolonha com caso suspeito que pode obrigar a quarentena do plantel

O plantel de futebol do Bolonha registou hoje “um caso suspeito de covid-19”, que a confirmar-se obrigará a equipa a mudar de procedimentos e a entrar toda em quarentena.

16H27

Covid-19: Estudo conclui que portugueses gostavam que as cidades fossem "mais verdes"

Um estudo internacional que visa perceber como é que a população olha para as habitações e cidades no contexto da covid-19 concluiu hoje que a maioria dos participantes portugueses gostava que a cidade fosse “mais verde e mais pedonal”.

16H26

Covid-19: Espanha regista 39 mortes nas últimas 24 horas

Espanha registou 39 mortes devido à pandemia de covid-19 notificadas nas últimas 24 horas, tendo um total de 27.118 óbitos desde que a doença foi declarada, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

16H26

Covid-19: Câmara de Lisboa defende testes a todos os trabalhadores dos jardins-de-infância

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a realização de testes de rastreio à covid-19 a todos os trabalhadores dos jardins-de-infância da rede pública da cidade que vão reabrir, à semelhança do que aconteceu nas creches.

16H26

MOURA: Câmara reabre serviços de atendimento a 01 de junho

A Câmara de Moura vai reabrir os serviços de atendimento ao público no dia 01 de junho, o que permitirá o acesso presencial e sem marcação prévia a vários espaços, mas com normas de segurança, devido à covid-19.

16H25

CASTRO VERDE: Centro de Educação Ambiental já reabriu

O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) em Castro Verde reabriu ao público com medidas que “garantem uma visita segura”, devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

16H25

PORTEL: Profissionais do pré-escolar testados

Os profissionais do ensino pré-escolar no concelho de Portel, no distrito de Évora, realizaram testes à covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, tendo todos os resultados sido negativos, informou hoje a câmara municipal.

16H25

Merkel prevê que negociação do fundo da UE não fique fechada na próxima cimeira

A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu hoje que as negociações sobre o fundo de recuperação da União Europeia (UE) proposto pela Comissão Europeia não sejam concluídas no próximo Conselho Europeu, marcado para 19 de junho.

16H25

Covid-19: Moçambique registou mais 14 casos e total sobe para 227

O Ministério da Saúde de Moçambique registou, nas últimas 24 horas, 14 novos casos de covid-19 no país, elevando o total de 213 para 227, anunciou hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.

16H25

Covid-19: Futebolistas Kimmich e Goretzka angariam 250 mil euros com máscaras solidárias

A iniciativa ‘WeKickCorona’, idealizada pelos futebolistas Joshua Kimmich e León Goretzka, angariou 250.000 euros, informou hoje o Bayern Munique.

16H12

Covid-19: Silves aprova isenção de taxas municipais para comerciantes

A Assembleia Municipal de Silves aprovou a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público ou publicidade para os comerciantes ou prestadores de serviços que tiveram a atividade suspensa durante o estado de emergência, foi hoje anunciado.

16H11

Covid-19: Mais 17 novos casos na Guiné-Bissau para total de 1.195

O número de casos de infeção por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.195, mais 17 do que o último registo, mantendo-se sete vítimas mortais, segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES).

16H11

Covid-19: As duas fases de desconfinamento "parece que correram bem"- Governo

O secretário de Estado da Saúde disse hoje que as duas fases de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 “parece que correram bem”, mas ressalvou que é preciso “manter a mensagem de cautela e de prevenção”.

15H54

Covid-19: Ordem dos Médicos pede que se deixe de ter medo de voltar aos hospitais

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje às pessoas para que "deixem de ter medo" e vão aos hospitais porque estes "asseguram a qualidade do serviço" e "diferentes vias para doentes covid e não covid".

15H54

Covid-19: Costa saúda proposta da Comissão Europeia de fundo de recuperação económica

O primeiro-ministro saudou hoje a "ambiciosa" proposta da Comissão Europeia de fundo de recuperação económica, na ordem dos 750 mil milhões de euros, considerando que "está à altura do desafio" que a Europa enfrenta face à covid-19.