Seis bastonários da área da Saúde assinam hoje um artigo de opinião a defender urgência de um levantamento rigoroso dos atrasos e das carências no setor para traçar um plano de recuperação imediata da assistência aos portugueses.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considerou hoje que o Ministério da Saúde "está a desprezar as carreiras médicas e a atratividade do SNS", por apenas ter aberto 45 vagas para Médicos Assistentes Graduados Sénior.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.945.746 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Os Açores registaram hoje oito novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19, na ilha de São Miguel, e quatro recuperações, na ilha do Faial, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Uma ‘startup’ criada por investigadores do Porto pretende, através de um biomaterial de origem animal, que representa um desperdício nos matadouros, tratar a doença degenerativa do disco intervertebral que provoca a dor lombar.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tratou 390 doentes, entre junho de 2020 e junho de 2021, disse à agência Lusa a responsável pelo serviço, Amália Pereira.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, é ouvida hoje no parlamento pela Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da apreciação, na generalidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a preparar "o primeiro passo para um tratado" global sobre pandemias, um instrumento que também "ganha caminho" nas Nações Unidas e na União Europeia, declarou o Presidente português.
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no estatuto do SNS aprovado na quinta-feira, é “um disparate” e que há estruturas que podem desempenhar as mesmas tarefas.
Os meses de outubro e novembro marcam o regresso de uma onda de contestações, que começou hoje, com a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar, e se estenderá da saúde à educação, passando pelos bombeiros e pela função pública.
O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que a partilha de vacinas contra a covid-19 "ainda é insuficiente" e afirma que União Europeia e Portugal querem acelerar o processo.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.926.579 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
Os Açores registam hoje 15 novos casos positivos de covid-19, a maioria na ilha de São Miguel (14) e um no Faial, apresentando um total de 198 infeções ativas, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que a dedicação exclusiva dos médicos, prevista no novo Estatuto do SNS, levanta uma “preocupação” e um “fator positivo” ao exigir a negociação sindical, uma questão “importante de regulação do país”.
O PCP denunciou hoje a suspensão de várias atividades na Unidade de Saúde Familiar (USF) Trevim-Sol, na Lousã, “por falta de médicos e de pessoal administrativo”.
O movimento ambientalista ‘Fridays for Future’ convocou para hoje mais uma nova greve climática estudantil com cerca de 1.500 ações em vários pontos do mundo, incluindo protestos em nove localidades portuguesas.
As pessoas vulneráveis têm de estar no centro das políticas alimentares, defende a especialista Miriam Wiemers, exortando os Governos e as Nações Unidas a assumirem “ações ousadas” e a liderarem o caminho da transformação dos sistemas alimentares.
O quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo ainda é marcado pela fome e pela violação do direito à alimentação, denuncia a especialista Miriam Wiemers, que aponta os conflitos como o “principal motor” deste cenário “realmente preocupante”.
A jornada em memória das vítimas da covid-19 arranca hoje com centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que os promotores apelam a um minuto de silêncio às 14:00.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão hoje em greve e realizam uma concentração em frente às instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para exigir a revisão da carreira e melhores condições de trabalho.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou hoje o seu plano para responder às alegações de abuso e exploração sexual durante a décima epidemia de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo).
A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu hoje a existência de um “problema de organização” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e considerou que a pandemia de covid-19 ditou o adiamento de reformas.
Uma centena de utentes do centro de saúde de Nelas exigiu hoje a reabertura das urgências e maior celeridade nas consultas, por considerar que a pandemia não pode continuar a ser justificação para o mau serviço prestado.
O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o alargamento de direitos e garantias para cuidadores informais não principais, nomeadamente o direito a faltar ao trabalho para prestar assistência, criando-se “especiais garantias” contra despedimentos, desigualdade ou discriminação.