O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) participa, juntamente com mais oito unidades nacionais, num ensaio clínico internacional para testar um medicamento já existente em doentes com formas graves de covid-19, internados em cuidados intensivos.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal aumentou para 6.130,9 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) registou uma ligeira descida para 1,16, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Programa Regional para a Saúde Mental dos Açores, colocado hoje em consulta pública, propõe uma maior articulação entre entidades e a capacitação de profissionais para uma identificação mais precoce da doença.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomenda um isolamento de seis dias para pessoas vacinadas anticovid-19 e de 10 para não totalmente vacinados, isto em doenças ligeiras, falando em 20 dias para doentes graves.
O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco para dois, ambos na região Autónoma dos Açores.
Portugal registou 63.833 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 44 mortes associadas à covid-19 e um ligeiro aumento dos internamentos, indicam os números divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), Luís Tadeu, disse hoje esperar que a empreitada de requalificação do edifício 5 do hospital da Guarda “se concretize”, para bem dos habitantes da região.
Os Açores têm um rácio de 5,1 psiquiatras por 100 mil habitantes, menos de metade da média nacional, alertou hoje o coordenador da estrutura para a saúde mental da região, Henrique Prata Ribeiro.
Países ricos e países em desenvolvimento podem chegar a um compromisso sobre o levantamento de patentes de vacinas contra a covid-19 nas "próximas semanas", afirmou hoje a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) argumentou hoje que, “infelizmente”, não é possível “ter um médico em cada emergência pré-hospitalar” e defendeu um “maior investimento na educação” das tripulações de ambulâncias de emergência.
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Portalegre esteve cerca de sete horas inoperacional por falta de médico, na quinta-feira, disse hoje a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
O Governo da Madeira vai pagar o subsídio de risco aos enfermeiros que trabalham nas Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR), indicou hoje o Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (SINDEPOR).
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 1.566 novos casos positivos de covid-19, atingindo hoje as 11.469 infeções ativas, e registam um novo óbito, na ilha do Pico, informa a Autoridade de Saúde Regional.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que a morte de um recém-nascido no hospital de Portalegre, por “alegada falha” no socorro, deve ser “rapidamente investigada e esclarecida”, por configurar “uma situação muito grave”.
A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da morte no hospital de Portalegre de um bebé de oito dias, por alegada falta de socorro médico.
A Universidade de Évora (UÉ) anunciou hoje a criação da Cátedra LifeSpan em sustentabilidade demográfica e saúde, em parceria com o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e a Siemens Healthineers.
Investigadores do Instituto da Universidade do Porto (ISPUP) vão desenvolver um projeto no estabelecimento prisional da PJ do Porto e em Custoias para melhorar a saúde física e mental dos reclusos, cujos fatores de risco são agravados quando admitidos.
Muitos doentes com lepra reviveram com a covid-19 o que passaram quando foram diagnosticadas, do isolamento à discriminação, passando pela ansiedade por uma vacina ou cura, segundo a Relatora Especial da ONU.
A Relatora Especial da ONU para a Lepra, a portuguesa Alice Cruz, defende uma estratégia da CPLP para eliminar a discriminação e a própria doença, sublinhando que alguns dos Estados-membros têm uma elevada incidência desta patologia.
A primeira relatora especial das Nações Unidas contra a discriminação das pessoas com lepra é uma portuguesa que combate as resistências dos países europeus em reconhecer a doença como um problema de direitos humanos, porque já a eliminaram.
Cerca de 40% dos doentes internados nos hospitais na última semana em camas covid-19 deram positivo para o SARS-CoV-2, mas ficaram no hospital por outros motivos, segundo os dados recolhidos pelo Ministério da Saúde.
Duas novas drogas poderosas, ainda pouco conhecidas, estão a contribuir para overdoses mortais nos Estados Unidos, segundo os mais recentes relatórios divulgados na quinta-feira pela agência Associated Press (AP).
A Unicef defendeu quinta-feira que os governos de todo o mundo devem fazer todos os possíveis para manter as escolas abertas, apesar do elevado número de infeções por covid-19 ligadas à variante Ómicron em vários países.
A Segurança Social fechou o ano de 2021 com um excedente de 2.254 milhões de euros, um aumento de 122,3 milhões de euros face ao ano anterior, avançou hoje o Ministério do Trabalho, em comunicado.