As pessoas com dose de reforço da vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias nos Açores deixam de ficar em isolamento profilático, mesmo que coabitem com um caso positivo, indicou hoje o executivo açoriano.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 já foi administrada a mais de 5,12 milhões de pessoas, das quais 65.999 na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A modalidade “Casa Aberta” de vacinação contra a covid-19 está disponível para quem tenha 18 ou mais anos e o esquema primário completo há 150 dias, ou para quem recebeu a vacina da Janssen há pelo menos 90 dias.
A Câmara do Seixal vai ceder uma Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e ao Hospital Garcia de Orta, para prestação de cuidados a grupos prioritários, foi hoje anunciado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apelaram hoje aos empregadores para que adotem medidas para proteger a saúde física e mental dos trabalhadores em teletrabalho.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje ter aqui sido realizado o primeiro transplante hepático em doente covid-19 positivo, numa doente com falência hepática aguda.
A atividade do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra tem crescido desde 2019, apesar da pandemia de covid-19 nos últimos dois anos, com aumento dos rastreios, das consultas e das cirurgias.
A Agência Europeia de Medicamentos informou hoje estar a avaliar um pedido do consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech para dose de reforço da vacina anticovid-19 a adolescentes dos 16 aos 17 anos, prevendo solicitação semelhante para 12 aos 15 anos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que o continente africano precisa de aumentar seis vezes o ritmo de distribuição de vacinas contra a covid-19 para conseguir alcançar a meta dos 70% em meados deste ano.
O Governo fixou as taxas associadas aos serviços prestados e encargos com a disponibilização e utilização de biocidas, que podem ascender a valores como 552 ou 60.000 euros, foi hoje anunciado.
Portugal registou 50.447 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e mais 53 mortes associadas à covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os testes rápidos de antigénio passam a ter uma validade de 24 horas, segundo um decreto-lei que altera as medidas relativas ao certificado digital covid-19 da União Europeia hoje aprovado pelo Governo.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 1.594 novos casos positivos de covid-19 e três óbitos, totalizando hoje 15.055 infeções ativas, informa a Autoridade de Saúde.
Os passageiros que entrem em Portugal com certificado digital covid-19 vão deixar de ser obrigados a apresentar teste negativo nos aeroportos, foi hoje aprovado pelo Governo.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou hoje que este mês a Viatura Médica de Emergência e Reanimação da Unidade Local de Saúde da Guarda “só cumpre escala completa em sete dias”.
A associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social defendeu hoje a necessidade de mais apoio personalizado no percurso escolar dos alunos, realçando que o ensino presencial e sem interrupções no primeiro período deste ano letivo permitiu melhorar os resultados.
Todas as regiões da União Europeia (UE) estão hoje, pela primeira vez, ‘pintadas’ a vermelho-escuro no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre risco para viagens, equivalendo a risco bastante elevado de circulação do SARS-CoV-2.
A Comissão Europeia propôs hoje a prorrogação do Certificado Digital Covid da UE por um ano, até 30 de junho de 2023, e a inclusão de teste de antigénio de alta qualidade.
O Infarmed ordenou hoje a retirada do mercado de um lote do medicamento para infeções recorrentes do trato urinário Ellura por ter sido detetada uma impureza com valores acima do aceitável.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a Europa tem agora uma "oportunidade única" de controlar a pandemia da covid-19, salientando que uma parte importante da população está imunizada e que a variante Ómicron é menos grave.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação do Hospital da Luz de Aveiro ao pagamento de uma indemnização de 71 mil euros ao filho de uma mulher que morreu após uma cirurgia de redução do estômago.
No primeiro ano da pandemia de covid-19 houve menos doentes encaminhados para o IPO do Porto, que chegaram “numa parte mais avançada” do cancro, um fator que contribuiu para o aumento da mortalidade em 2020.
Portugal está a atingir o pico da atual vaga da pandemia e, nas próximas semanas, vai se registar uma redução de infeções, internamentos e de mortes por covid-19, estima o Instituto Superior Técnico (IST).
O presidente do IPO de Lisboa defende que o reforço do caráter público do Serviço Nacional de Saúde (SNS) requer uma “alteração radical” da forma como são encaradas as carreiras dos profissionais e a especificidade do setor.