A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 279,8 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,19.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que o Governo adotou “medidas razoáveis” para combater o avanço da pandemia, considerando que neste momento “nada indica que se venha a justificar qualquer tipo de confinamento”.
Portugal regista hoje mais 3.205 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes associadas à covid-19, além de um novo aumento do número de internados em enfermaria, segundo dados oficiais.
A presidente da Comissão Europeia disse hoje que a União Europeia (UE) está a “levar muito a sério” a nova variante do coronavírus, identificada inicialmente na África do Sul, exortando a ação “rápida e unida” dos Estados-membros.
O primeiro-ministro disse hoje que Portugal tem estado em contacto com os países africanos com quem tem “relações mais intensas, adiantando que nem Moçambique nem Angola constam da lista que a Comissão Europeia propôs restringir voos.
A Assembleia da República aprovou hoje o acesso à gestação de substituição com os votos a favor do BE, PS, PAN, Iniciativa Liberal, os Verdes e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira.
O matemático Carlos Antunes considerou hoje que “há um certo risco” das medidas anunciadas pelo Governo para travar a pandemia “serem insuficientes” e os casos continuarem a aumentar, embora a um ritmo inferior ao que se está a observar.
As autoridades de saúde belgas detetaram a 22 deste mês um caso da nova variante do coronavírus B.1.1.529, identificada inicialmente na África do Sul, revelou hoje o ministro da Saúde Pública belga, Frank Vandenbroucke.
O Governo da Madeira não prevê a aplicação na região das medidas de contenção de contactos que estarão em vigor na primeira semana de janeiro no território continental, “salvo súbito e imprevisto” agravamento da pandemia, anunciou hoje o executivo.
Os Açores registam hoje 22 novos casos de covid-19, mais 14 do que na quinta-feira, e 292 casos ativos, estando três doentes hospitalizados e um deles em Cuidados Intensivos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George atribui ao “egoísmo dos países ricos e industrializados” a distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que agora ameaçam o mundo inteiro.
A Universidade de Coimbra (UC) lidera um consórcio, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que pretende pôr a funcionar uma rede de referência para a área da medicina genómica na região Centro.
O laboratório alemão BioNTech, aliado à Pfizer, aguarda, "o mais tardar em duas semanas", os primeiros resultados de estudos sobre se a nova variante detetada na África do Sul resiste à proteção vacina, indicou hoje um porta-voz.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que serão precisas “várias semanas” para conhecer o nível de risco e de transmissibilidade da nova variante do novo coronavírus, detetada inicialmente na África do Sul.
As medidas anunciadas para responder ao agravamento da pandemia de covid-19 em Portugal refletem uma aprendizagem com o Natal e Ano Novo passados, defendeu hoje o investigador Miguel Castanho que considera as restrições “genericamente equilibradas”.
O processo de vacinação em Lisboa vai sofrer mudanças a partir de quarta-feira, com a abertura de “um grande centro” no Parque das Nações e o encerramento dos restantes, com exceção do da Ajuda, anunciou hoje a câmara.
O parlamento aprovou hoje o projeto do PS que habilita o Governo a decretar o uso de máscara na rua sem a autorização da Assembleia da República, diploma que cessará a vigência em 01 de março de 2022.
O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, afirmou hoje que a política respondeu “menos bem” do que a ciência ao combate à covid-19 e defendeu mais investimento na segurança da saúde pública global.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.180.276 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
A Comissão Europeia anunciou hoje que o terceiro contrato celebrado com o consórcio Pfizer/BioNTech inclui doses suficientes de vacinas anti-covid para reforçar a vacinação e também para a imunização de crianças entre os 05 e os 11 anos.
A Comissão Europeia instou hoje os Estados-membros da União Europeia (UE) a serem “muito vigilantes” em relação à nova variante do SARS-CoV-2, saudando os que estão a “agir rapidamente” e prometendo medidas comunitárias a anunciar esta tarde.
Os Açores não vão reforçar, por enquanto, as medidas de controlo da covid-19, como acontece no continente português e na Madeira, adiantou à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.
As aulas no ensino superior estarão suspensas na primeira semana de janeiro, mas alunos e professores vão poder continuar a deslocar-se às instituições para realizar exames presenciais, segundo uma recomendação do Ministério do Ensino Superior.
A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou hoje que as novas medidas de combate à pandemia da covid-19 anunciadas na quinta-feira pelo Governo são proporcionais à fase que o país atravessa.