A ministra da Saúde afirmou hoje que a posição técnica da Comissão de Vacinação e “o parecer final” sobre a vacinação de crianças “serão naturalmente tornados públicos”, admitindo que os documentos “instrutórios” das várias entidades permaneçam internos.
A maioria dos trabalhadores querem medidas como a vacinação contra a covid-19 ou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no local de trabalho, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial hoje divulgado.
Dois anos de pandemia agravaram as desigualdades que a ONU queria erradicar com a Declaração dos Direitos Humanos de 1948, disse hoje a Alta Comissária Michelle Bachelet, em véspera de se assinalar o Dia dos Direitos Humanos.
A presidente do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, alertou hoje para a necessidade de o sistema de saúde se “readaptar” à nova realidade demográfica.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu anunciou hoje que a cidade terá a partir de sexta-feira três pontos de testagem à covid-19 para promover testes massivos.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, até ao final do ano, Portugal irá doar 4,5 milhões de vacinas contra a covid-19, em particular aos países africanos de expressão portuguesa, a Timor-Leste e ao mecanismo multilateral Covax.
Os beneficiários do Complemento para Aquisição de Medicamentos pelos Idosos (COMPAMID) nos Açores vão passar a levantar os medicamentos nas farmácias, sem adiantar o seu pagamento, a partir de janeiro, revelou hoje o vice-presidente do Governo Regional.
O primeiro-ministro rejeitou hoje a aplicação em Portugal de uma lei de vacinação obrigatória contra a covid-19, tal como já acontece em alguns Estados-membros europeus, e manifestou-se contra restrições de voos para países como Moçambique.
O PSD acusou hoje o Governo do PS de colocar em causa a “existência futura” do Serviço Nacional de Saúde e a ministra de ter “ofendido” os profissionais de saúde ao falar sobre a sua resiliência.
O número de máscaras respiratórias atiradas para o chão aumentou 9.000% de março a outubro de 2020, concluíram investigadores da universidade britânica de Portsmouth, que alertam que o “lixo pandémico” pode ter um impacto duradouro.
Portugal está entre os dois cenários mais graves da evolução da pandemia de covid-19, definidos pela estratégia da autoridade de saúde para o outono e inverno, face ao surgimento de uma nova variante, segundo a diretora-geral da Saúde.
Os atestados médicos de incapacidade multiúso vão passar a ser emitidos por via informática e em determinadas patologias a atribuição poderá ser feita sem avaliação presencial, segundo decreto-lei aprovado hoje em Conselho de Ministros.
O período de isolamento para casos de covid-19 suspeitos de contaminação com a variante Ómicron foi alargado para 14 dias, por ainda se desconhecer o comportamento da nova variante, disse hoje a diretora-geral da Saúde.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) defendeu hoje a necessidade de reunir mais dados sobre a nova variante Ómicron antes de serem tomadas decisões sobre a estratégia a seguir no combate à covid-19.
A coordenadora da Delegação Regional do Porto do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que a taxa de absentismo em várias unidades hospitalares do Norte subiu 17% a 20% em 2021 por causa da exaustão laboral.
Portugal regista hoje mais 23 mortes associadas à covid-19, mais 3.588 infeções com o coronavírus que provoca a doença e um aumento nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Instituto Português do Sangue apelou hoje à dádiva de sangue, sobretudo durante os meses de dezembro e janeiro, alertando que as reservas estão em níveis normais, mas é preciso evitar o impacto de exigências da pandemia como os isolamentos profiláticos.
Os enfermeiros dos hospitais de São João, Santo António, Tâmega e Sousa, Pedro Hispano, Magalhães de Lemos, IPO/Porto e de Gaia trabalharam este ano "mais de 500 mil horas” extraordinárias, alertou hoje o sindicato.
A cidade do Porto vai ter em pleno funcionamento, até ao início da próxima semana, 18 centros de testagem para a realização gratuita de testes antigénio para deteção da Covid-19, revelou hoje a autarquia.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que vai ser divulgada uma nota técnica "que resume o parecer técnico" relativo à vacinação das crianças, assegurando que os pareceres não são secretos, mas são documentos internos.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 23 novos casos positivos de covid-19, sendo 12 em São Miguel e 11 na Terceira, e 23 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje que a pandemia de covid-19 avança a dois ritmos, diferentes, referindo-se ao impacto da doença em pessoas vacinadas e pessoas não vacinadas.
Ponte da Barca vai dispor entre os dias 16 e 31 de um centro de testagem à covid-19, que funcionará na Casa da Cultura, para reforçar a segurança da população durante a época de Natal, foi hoje divulgado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que a proteção contra formas graves de covid-19 conferida pelas vacinas dura "até seis meses" depois da segunda dose ou da dose única no caso da vacina Janssen.