Angola conta atualmente com 800 unidades de tratamento de VIH/Sida e está a “acelerar a transferência” dos serviços do Hospital Esperança, maior unidade de referência no tratamento de seropositivos, anunciou hoje o Governo.
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra vai liderar um projeto europeu que ambiciona romper os ciclos de exposição à violência na infância e na adolescência.
Os médicos de saúde pública recomendam horários e locais próprios de votação nas legislativas para quem está em isolamento, para evitar cruzamento de pessoas, e sugerem escusa de responsabilidade civil até final de fevereiro.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que apesar de a genética influenciar “bastante” os comportamentos alimentares das crianças, o ambiente em que se inserem pode moldar a sua predisposição quanto ao apetite.
O Parlamento Europeu aprovou hoje o reforço do papel da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para melhor preparação e gestão de crises relativamente a medicamentos e dispositivos médicos e monitorização de ruturas, após problemas verificados durante a covid-19.
O consumo de canábis aumentou e o de ecstasy diminuiu, entre março e abril de 2021, quando vigoraram restrições provocadas pela pandemia de covid-19, revela um inquérito ‘online’ à ingestão de drogas em 30 países hoje divulgado.
Portugal participou num estudo científico que identificou os dois primeiros doentes com uma nova síndrome com origem em mutações genéticas que se pensava serem incompatíveis com a vida, mas que podem servir de marcadores de diagnóstico de doenças raras.
Os não vacinados, mas que já tinham estado infetados com covid-19, estavam mais protegidos contra a variante Delta do que as pessoas apenas vacinadas, aponta um estudo da autoridade de saúde dos Estados Unidos divulgado na quarta-feira.
O Comité de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje aos países para que façam "vigilância em tempo real" de animais que possam ser possíveis reservatórios do coronavírus que causa a covid-19.
As autoridades de saúde da Madeira reportaram mais três mortes e 1.605 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, estando sinalizadas 14.127 situações ativas no arquipélago, divulgou a Direção Regional da Saúde (DGS).
O voto dos eleitores em isolamento dominou o quarto dia de campanha oficial para as legislativas, em que BE, CDS-PP, Livre e Iniciativa Liberal passaram pelo distrito de Setúbal, o quarto maior círculo eleitoral do país.
Portugal tem confirmado mais um foco de infeção por gripe das aves, num ganso, na Lagoa de Santo André, distrito de Setúbal, estando as medidas de vigilância a ser aplicadas, revelou a DGAV.
O reforço de vacina contra a covid-19 já foi administrado a mais de quatro milhões de pessoas, 81.335 delas na terça-feira, segundo o relatório de vacinação hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Fenprof pediu ao ministério da Educação novos dados sobre o impacto da covid-19 nas escolas, neste segundo período de aulas, depois de saber que em novembro mais de 21 mil alunos e trabalhadores estiveram isolados.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) recolheu 7.500 assinaturas num abaixo-assinado que vai entregar na sexta-feira ao Ministério da Saúde, onde reivindica mais recursos humanos e recuperação de consultas e cirurgias em atraso.
A “Operação Nariz Vermelho”, de visitas de palhaços a crianças hospitalizadas, está a partir de hoje em todos os hospitais onde colabora, depois de dois anos em que a pandemia fez interromper as presenças, informou a entidade.
A Câmara de Faro aprovou a atribuição de uma verba de 317 euros à Universidade do Algarve (UAlg), ao abrigo de um contrato-programa que prevê o alargamento de vagas para Medicina na região até 2025, anunciou a autarquia.
O secretário-geral do PS afirmou hoje que o Governo não pode impor um horário para as pessoas isoladas irem votar nas eleições legislativas, salientando que a solução encontrada é uma “recomendação” que considerou ser “equilibrada”.
O programa internacional de distribuição de vacinas anti-covid-19 COVAX, que num ano encaminhou mil milhões de doses sobretudo para países em desenvolvimento, pediu hoje à comunidade internacional 4.600 milhões de euros para prosseguir esse trabalho em 2022.
Portugal ultrapassou hoje os dois milhões de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19, o que equivale a cerca de 20% da população.
O Sindicato de Todos os Professores (STOP) denunciou hoje casos de escolas onde os professores contratados ficaram fora da campanha de rastreio da covid-19, por falta de testes para todos os docentes e funcionários.
Os magistrados, funcionários do sistema judicial e estudantes da área da saúde podem receber a dose de reforço contra a covid-19, através da modalidade de “casa aberta”, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 4.490,9 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,11, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A possibilidade de os eleitores em isolamento em Portugal devido à covid-19 poderem sair de casa para votar em 30 de janeiro, num horário específico, é uma das medidas adotadas em vários países para a votação em pandemia.