Apenas oito dos 308 concelhos de Portugal estão abaixo do nível máximo da incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, avança o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação da pandemia.
A degradação das extensões de saúde no concelho de Odemira (Beja) está a preocupar as Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, que alertaram para as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde neste território.
A Câmara de Coimbra vai manter o posto de testagem à covid-19 na Praça da República, em parceria com a Universidade de Coimbra, que vai continuar a funcionar no mesmo modelo, afirmou hoje a autarquia.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 3.813,6 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,19, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal registou hoje mais 34 mortos associadas à covid-19 e 40.090 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, suspendeu hoje as visitas aos doentes internados, como "medida de contenção” relacionada com a prevenção da infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.
A Check Point Research (CPR) alertou hoje para o recente ressurgimento de testes contrafeitos e certificados de vacinação falsos no mercado negro, nomeadamente em Portugal, avançando que o preço dos documentos falsos relacionados com a covid-19 aumentou 600%.
Os centros de vacinação contra a covid-19 continuam a administrar primeiras doses, numa média de 3.000 por dia nos últimos meses, disse hoje à agência Lusa o coordenador do plano de vacinação, Carlos Penha-Gonçalves.
A Europa registou, na semana passada, um “elevado e crescente” número de casos de covid-19, uma situação “muito preocupante”, apesar da estável taxa de mortalidade, anunciou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que enquanto não houver médicos de família em número suficiente, o Governo deve fazer acordos com clínicos do setor privado ou social para garantir o acesso aos cuidados primários de saúde.
Investigadores do Porto e do Hospital de São João estão a testar novos alvos terapêuticos para a endometriose, doença ginecológica que afeta 10% das mulheres em idade fértil e que é uma das principais causas da infertilidade feminina.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, anunciou hoje que, se for necessário, os centros de testagem à covid-19, contratualizados até ao final deste mês, manter-se-ão em “versão reduzida”.
O distrito de Viana do Castelo dispõe a partir de hoje de quatro balcões SNS 24, onde os utentes podem realizar teleconsultas ou renovar medicação, com a abertura de uma nova unidade em Ponte de Lima, foi hoje anunciado.
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 apelou hoje aos envolvidos no apoio às eleições legislativas para que se inscrevam para receber a dose de reforço no sábado.
O secretário-geral do PS dramatizou hoje o seu discurso contra “as aventuras da direita” na “privatização” da saúde e da Segurança Social e contra ”truques” ou “mentiras” nas mensagens sobre impostos e evolução do crescimento económico.
A Assembleia dos Açores rejeitou hoje uma proposta do PS para que os estudantes deslocados acedessem “livremente” à vacinação da dose de reforço contra a covid-19, o que causaria uma “injustiça” segundo o Governo Regional.
Daniela Santos é enfermeira há 25 anos e ganha mil euros por mês, “injustiça” que a levou a assinar uma carta de protesto que hoje será entregue à administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC).
O Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, abriu hoje uma nova unidade que aumenta a resposta em oito camas e, “sobretudo, aumenta a qualidade e a segurança de tratamento do doente”.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 543 novos casos de covid-19, havendo ainda a registar um óbito e mais 225 recuperações, segundo o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.
A Unidade Local de Saúde da Guarda esclareceu hoje que 15 diretores de serviço na área hospitalar exercem “as normais funções”, que em outros serviços alguns concursos ficaram desertos e que decorrem procedimentos para diretor de departamento.
O Programa Alimentar Mundial da ONU (PAM) advertiu hoje que a sua ajuda a Tigray e outras áreas do norte da Etiópia está "prestes a parar" devido à intensificação do conflito e ao bloqueio a combustível e alimentos.
O presidente da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde manifestou hoje o reconhecimento “às comunidades cristãs, que continuam a procurar responder (…) às grandes questões da vida e da morte das pessoas que lhes são confiadas”.
A Etiópia pediu a abertura de um inquérito sobre os comentários do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a situação humanitária em Tigray, a região norte da Etiópia da qual ele é originário.
O PCP considera intolerável o fecho da unidade de cuidados continuados de Garvão, concelho de Ourique, distrito de Beja, o que eliminou 30 camas de internamento e deixou 40 pessoas desempregadas e com salários em atraso.