O departamento da Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa alertou hoje para a importância de não se privarem os doentes mais necessitados de “ajuda espiritual”.
Os anos mais quentes desde 1931 aconteceram desde 2000, segundo os dados recolhidos pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), que indicam que em 11 dos últimos 22 anos, a precipitação foi abaixo da média.
Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa estão fechados ao público e só voltam a funcionar “em pleno” na segunda-feira, na sequência do ataque informático de que foram alvo na quinta-feira, disse à Lusa o administrador do grupo.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão organizar um desafio internacional que pretende estimular o desenvolvimento de soluções para detetar a presença de sopros em gravações de auscultações cardíacas de 1.500 pacientes, a maioria crianças.
A empresa portuguesa Dioscope anunciou hoje a criação de um “médico virtual” para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Carta para a Participação Pública em Saúde aguarda regulamentação do Governo desde a aprovação como lei pelo parlamento, em setembro de 2019, o que “seguramente” acontecerá na próxima legislatura, disse a ministra da Saúde.
O BE questiona hoje o Ministério de Saúde a propósito da ausência de dados atualizados sobre a interrupção voluntária da gravidez, que não são divulgados desde 2018, pretendendo saber quando serão publicados os relatórios em falta.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai discursar hoje em Brest, França, numa cimeira internacional sobre oceanos em que estará o Presidente francês, Emmanuel Macron, com quem depois jantará no Palácio do Eliseu, em Paris.
O virologista francês Luc Montagnier, Prémio Nobel de Medicina em 2008 após conseguir isolar pela primeira vez o vírus da imunodeficiência humana (HIV), morreu na terça-feira aos 89 anos, anunciou hoje a imprensa francesa.
As pessoas previamente infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2 podem estar mais protegidas contra uma reinfeção a longo prazo do que quem foi apenas vacinado, sugere um estudo que será apresentado em abril em Lisboa.
A dose de reforço da vacinação contra a covid-19 abrangeu quase 5,5 milhões (5.499.007) de pessoas, tendo recebido na terça-feira a vacina 52.353 habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra da Justiça assumiu hoje que está “preocupada” com os ciberataques que têm ocorrido, mas rejeitou qualquer sentimento de insegurança, apesar de reconhecer que nenhum país está imune.
O Governo da Madeira anunciou hoje ter autorizado a celebração de protocolos de cooperação com a Associação Nacional da Farmácias para fornecimento de medicamentos a beneficiários das Forças Armadas e forças de segurança.
Portugal ultrapassou hoje os três milhões de casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, dos quais mais de 2,2 milhões notificados no Norte e em Lisboa e Vale do Tejo.
Portugal registou 27.651 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 47 mortes associadas à covid-19 e uma redução nos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Peste Negra não teve um impacto devastador em toda a Europa do século XIV, tendo havido regiões em que mal se sentiram os efeitos, conclui um estudo internacional hoje divulgado.
Quase metade das consultas realizadas nos centros de saúde do distrito de Bragança, durante o ano de 2021, foram feitas à distância, embora as presenciais tenham aumentado em relação ao ano anterior, o primeiro da pandemia de covid-19.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) remeteu para as ordens dos Médicos e dos Enfermeiros o processo de uma doente que morreu em 2019, no hospital de Chaves, depois de dúvidas levantadas sobre a administração de medicamentos.
Os Estados-membros da União Europeia defendem uma “marca de água da Europa nas políticas de saúde” nacionais e estão a avaliar o alargamento da cooperação, disse hoje a ministra da Saúde, a partir de França.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra manifestou hoje a sua preocupação pela baixa dotação atribuída pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aos equipamentos de saúde do Centro, em comparação com Norte e Lisboa e Vale do Tejo.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 1.130 novos casos de covid-19 e 968 recuperações, havendo ainda a registar um óbito segundo os dados do boletim de hoje da Autoridade de Saúde.
Dois anos após o primeiro caso de covid-19 em África, o continente vê a “luz ao fundo do túnel” e pode este ano “pôr fim à perturbação e destruição que o vírus deixou no seu caminho”, garante a OMS.
A nova Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, na sigla inglesa) apresentou hoje o seu plano de trabalho para 2022, centrado nas emergências sanitárias transfronteiriças, com um orçamento de 1,3 mil milhões de euros.
As escolas vão poder abrir 462 novos clubes Ciência Viva, triplicando a atual oferta, anunciou hoje o Ministério da Educação, que adianta que o investimento no âmbito da recuperação de aprendizagem totaliza 4,4 milhões de euros.