O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou hoje que o Governo dos Açores vai corrigir “algumas situações de injustiça” para com os enfermeiros especialistas em termos remuneratórios.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 está em 0,97 a nível nacional e apenas a região autónoma da Madeira apresenta este indicador acima do limiar de 1, anunciou hoje o INSA.
O Governo prolongou hoje a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 18 de abril, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) insistiu hoje que a pandemia da covid-19 continua a ser uma ameaça global, apesar da diminuição do número de mortes registada nas últimas semanas.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) anunciou hoje a criação de “uma resposta pioneira a nível nacional” na área da hospitalização domiciliária em quatro Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) de Faro, Olhão, Lagos e Portimão.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apelou hoje ao Parlamento Europeu (PE) que aprove “rapidamente” o reforço de 3,4 mil milhões de euros hoje proposto para ajudar os países mais envolvidos no acolhimento de refugiados ucranianos.
A Fundação D. Laura dos Santos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Gouveia, prevê investir 905 mil euros na construção de uma Unidade de Demências considerada “inovadora” na região Centro.
O presidente da Câmara Municipal das Velas, em São Jorge, revelou hoje que foram mobilizados mais meios aéreos para a eventualidade de serem necessários devido à crise sísmica na ilha, além de um navio.
Mais de meia centena de Balcões SNS 24 vão ser ativados em estabelecimentos prisionais e centros educativos, permitindo aos reclusos e aos jovens institucionalizados terem acesso a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde, anunciou hoje o Governo.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) criou um programa para apoiar e integrar os farmacêuticos ucranianos que cheguem a Portugal, mas também para ajudar na transposição da terapêutica dos refugiados para a realidade portuguesa, avançou hoje à Lusa o bastonário.
Portugal aceitou até hoje 19.619 pedidos de proteção temporária a pessoas chegadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Mais de 3,6 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa, anunciou hoje a ONU, acrescentando que, entre os que saíram do país e os deslocados internos, o número ascende a 10 milhões de pessoas.
Noventa pessoas idosas e vulneráveis de 14 concelhos do distrito de Viseu vão poder acionar um “botão SOS”, que permitirá uma comunicação bidirecional com a sala de situação da GNR, disse hoje à agência Lusa fonte desta força de segurança.
A Hungria pediu à Comissão Europeia (CE) que suspenda o bloqueio de fundos de recuperação pós-pandemia imposto a Budapeste, devido à sua deriva autoritária, para usar o dinheiro na ajuda a refugiados da Ucrânia.
A Comissão Europeia disse hoje que as futuras regras do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que deverão entrar em vigor em breve, permitirão reduzir até zero as taxas para produtos alimentares, em altura de problemas de fornecimento.
A Câmara de Santa Comba Dão decidiu não assinar o auto de transferência de competências na área da saúde, disse hoje o presidente do município à agência Lusa.
O número de mortes atribuídas à covid-19 diminuiu 23 por cento na semana passada, com 32.959 óbitos declarados, o número mais baixo desde março de 2020, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os países africanos estão a fazer progressos na luta contra a violência de género, incluindo a mutilação genital feminina, mas a falta de recursos e de um compromisso político forte impedem mais avanços, revela um estudo hoje publicado.
A Comissão Europeia propôs hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) avancem com taxas reduzidas de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para “melhorar a acessibilidade dos alimentos” e que incentivem à contenção dos preços, perante aumentos.
A Comissão europeia garantiu hoje que a disponibilidade de alimentos não está em causa na União Europeia (UE) devido aos problemas de fornecimento causados pela guerra da Ucrânia, admitindo, porém, aumentos dos preços e dependência de algumas importações.
A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Alcobaça recebeu 300 doentes no primeiro ano de funcionamento e pretende alargar o serviço com a criação de uma equipa de assistência no domicílio, anunciou o Centro Hospitalar de Leiria.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC), que avaliou o impacto da covid-19 nas férias de verão dos portugueses, concluiu que a pandemia proporcionou oportunidades de descoberta ou redescoberta do país, especialmente dos territórios rurais.
A Acreditar disponibilizou instalações para receber crianças ucranianas com cancro, mas a diretora-geral da instituição diz que procedimentos burocráticas estão a inviabilizar a sua chegada a Portugal, questão que o ministério da Saúde diz já ter começado a resolver.
A guerra na Ucrânia vai entrar no 30.º dia na sexta-feira, se nada a travar entretanto, sem números confirmados de baixas, mas com mais de 10 milhões de pessoas em fuga e imagens de morte e destruição.