O Ministério Público confirmou hoje que instaurou um processo de inquérito sobre os casos denunciados de alegada má prática clínica no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).
O ministro da Saúde admitiu que, embora não faltem medicamentos essenciais, a escassez de fármacos causa incómodo aos utentes e sobrecarga de trabalho aos centros de saúde, considerando “muito equilibrada” a medida hoje anunciada para evitar ruturas.
A procura do serviço de urgências dos três hospitais do Oeste aumentou 25% em 2022, com a realização de mais de 172.300 atendimentos, divulgou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A associação de técnicos de emergência médica e o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar acusam o INEM de dar formação desatualizada, que usa bibliografia com mais de 20 anos e com alterações validadas e colocadas em prática noutros países.
Os preços dos medicamentos mais baratos vão aumentar 5% para facilitar o acesso aos fármacos e evitar situações de rutura, anunciou hoje o Ministério da Saúde, que vai avançar até junho com um conjunto de medidas nesta área.
O número de mortes diárias por covid-19 na China pode ascender a 36.000, durante as férias do Ano Novo Lunar, segundo um estudo difundido hoje pela empresa britânica de análise da área da saúde Airfinity.
Portugal voltou a ultrapassar a barreira dos 80.000 nascimentos em 2022, após a quebra histórica da natalidade em 2021, revelam dados baseados no “teste do pezinho”, segundo os quais nasceram mais 4.219 bebés no ano passado comparativamente ao anterior.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou hoje que o decreto-lei recentemente publicado pela tutela "agrava" as situações de "injustiça" na carreira, ao não contabilizar os pontos detidos pelos enfermeiros promovidos a especialistas por concurso entre 2005 e 2011.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) defendeu hoje uma intervenção das farmácias comunitárias como “porta de entrada” dos utentes no sistema de saúde, assumindo funções como a triagem de casos ou a testagem ao VIH e às hepatites.
O Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), está hoje com constrangimentos devido à “elevada procura” das Urgências, tendo reforçado o número de camas e suspendido provisoriamente as visitas aos doentes internados naquele serviço.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) registou um agravamento da escassez de medicamentos em Portugal desde o último trimestre de 2022, mas assegurou que têm existido alternativas no mercado para os fármacos em falta.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje o programa anunciado pelo Governo para atrair jovens médicos para hospitais de territórios pouco povoados um “verdadeiro engodo”, alegando que deixa de fora regiões “fortemente carenciadas” de clínicos.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, foi hoje agraciada pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, que destacou a sua dedicação à causa pública de “muitos anos”, mas sobretudo durante os anos da pandemia.
A agência responsável pela acreditação do ensino superior deu luz verde à criação de um curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, mas a acreditação é condicional e para o período de apenas um ano.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou hoje recomendações para a população se proteger dos efeitos negativos do frio na saúde, como utilizar várias camadas de roupa e ingerir sopas ou bebidas quentes.
A vacinação de reforço em regime de “casa aberta” já está disponível para as pessoas maiores de 18 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que o parecer da Ordem relativamente ao curso de medicina da Universidade Fernando Pessoa foi negativo e que era preferível mais um curso de medicina em Trás-os-Montes do que este no Porto.
A província mais próspera da China, Guangdong, gastou o equivalente a cerca de 20 mil milhões de euros, nos últimos três anos, no combate contra a covid-19, de acordo com números difundidos hoje pela imprensa local.
O ministro da Saúde considerou hoje que “não há nenhuma razão” para que seja vedada às universidades privadas a abertura de cursos de medicina e disse ver com “bons olhos” a abertura de novos cursos no ensino público.
O Sintap/Açores registou hoje "com agrado" o início do pagamento das progressões dos trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT) no Hospital da Horta, no Faial, à semelhança do que já ocorreu na Terceira e em São Miguel.
O impacto da pandemia de covid-19 na perceção da qualidade de vida de residentes e turistas foi o objetivo de um estudo da Universidade de Coimbra (UC), hoje divulgado.
Portugal vai ter uma lista de medicamentos críticos que serão alvo de medidas específicas para ajudar a monitorizar a sua disponibilidade e evitar que faltem nas farmácias, anunciou hoje o ministro da Saúde.
A comissão política concelhia do PSD de Viana do Castelo exigiu hoje a reabertura da extensão de saúde de Carreço, encerrada desde 2020 devido à pandemia de covid-19.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriram um mecanismo que permite diminuir a dose do fármaco mais usado para combater o cancro da mama e ovário e ter "os mesmos benefícios".