O surto de Ébola no Uganda está a "evoluir rapidamente", disse hoje a diretora regional da Organização Mundial de Saúde em África, destacando que a atuação rápida do governo foi importante para a situação se manter controlada.
Uma funcionária da Câmara de Alcobaça, que começou hoje a ser julgada por alegadamente se ter apropriado de taxas moderadoras, remeteu-se ao silêncio no Tribunal Judicial de Leiria.
A Secretaria Regional da Saúde e a PremiValor – Estudos, Investimentos e Participações, celebraram um acordo de parceria técnico-científico no âmbito do projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB” para incentivar projetos inovadores em saúde, foi hoje anunciado.
A lista de espera para cirurgias nos Açores diminuiu 0,4% em setembro face ao mês anterior e 12,1% face ao período homólogo, segundo dados divulgados hoje pelo Governo Regional.
A vacinação contra a covid-19 parou em metade dos países africanos, enquanto as doses mensais administradas caíram mais de 50% entre julho e setembro, disse hoje o departamento africano da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Investigadores alertaram hoje que os dados atuais da incidência da covid-19 “são muito pouco fiáveis” e que a redução da testagem torna “muito mais difícil” monitorizar as infeções, que só são conhecidas quando necessitam de acompanhamento médico.
O PS na Câmara de Lisboa considerou hoje que o plano de saúde gratuito para idosos, apresentado pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), “tem muita propaganda e pouca substância”, sem revelar se irá permitir a aprovação da proposta.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje a melhoria das remunerações e das condições de trabalho dos profissionais que trabalham nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santas Casas da Misericórdia e Mutualidades.
O plano de saúde gratuito de Lisboa poderá apoiar 130 mil lisboetas com mais de 65 anos e prevê ajudas específicas para os 5.000 beneficiários do complemento solidário para idosos, como próteses dentárias, anunciou hoje o presidente da câmara.
A flor de sal é o principal ingrediente de uma linha de cosméticos 100% naturais, criada e produzida por uma empresa familiar da Figueira da Foz, que se apoiou nos ensinamentos sobre plantas medicinais transmitidos por uma avó.
Uma artesã portuguesa juntou-se à Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) para produzir em dez dias 2.000 pensos higiénicos para distribuir pelas escolas e comunidades da ilha de São Vicente, divulgou hoje aquela Organização Não-Governamental (ONG).
Cerca de 62 mil bebés nasceram em Portugal este ano, um aumento que se segue à quebra verificada em 2021, quando se registou o valor mais baixo de sempre, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP).
A má qualidade de cuidados nos hospitais do sudeste de Inglaterra levou à morte de 45 bebés ao longo de uma década, concluiu um relatório divulgado hoje, num novo caso que reflete problemas nas maternidades britânicas.
O regulador europeu deu hoje “luz verde” à utilização a partir dos seis meses das vacinas anticovid da Pfizer e da Moderna, que se tornam as primeiras autorizadas para os menores de cinco anos na União Europeia. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou “a utilização nas crianças de seis meses a cinco anos da (vacina) Comirnaty”, da Pfizer, e da “Spikevax”, da Moderna, indica um comunicado do regulador europeu.
O secretário de Estado da Agricultura disse hoje que a partir de 01 de janeiro os agricultores vão poder aceder às medidas do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que decidiu manter a pandemia da covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional, na sequência da recomendação do comité de emergência.
As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) deverão subir este ano menos de 1%, longe do salto de 2021, devido ao abrandamento da economia, mas também à aceleração do uso de energias renováveis e de veículos elétricos.
As duas vacinas experimentais contra o vírus Ébola vão começar a ser distribuídas, no Uganda, dentro de cerca de “duas semanas”, anunciou hoje um funcionário da Organização Mundial de Saúde.
A Casa de Saúde São João de Deus, na Madeira, registou um “aumento significativo” dos internamentos devido ao consumo de novas substâncias psicoativas, disse hoje o diretor da instituição, indicando até junho deste ano já foram assistidas 110 pessoas.
A votação na especialidade do texto de substituição sobre a morte medicamente assistida foi adiada pelos deputados na Assembleia da República, na sequência de um pedido feito pelo Chega na terça-feira.
O ministro da Saúde disse hoje que espera poder lançar em 2023 o concurso para a construção e manutenção do novo hospital central Algarve em regime de Parceria Público Privada (PPP).
O ministro da Saúde considerou hoje que o relatório de acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde em 2021 tem “elementos manifestamente positivos”, mas reconheceu que os problemas ainda estão “muito longe” de serem resolvidos.
Os sindicatos dos enfermeiros, que têm exigido a retoma das negociações com o Governo após a demissão da ministra Marta Temido, voltam a reunir-se com o Ministério da Saúde em 02 de novembro, confirmaram hoje fontes sindicais.
O ministro da Saúde afastou hoje a existência de preconceito em relação aos setores privado e social, sublinhando que a prioridade é a prestação no serviço público e que, sempre que se revele vantajoso, haverá complementaridade.