O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que os hospitais enfrentam uma situação de “pré-caos” e defendeu que os utentes devem poder temporariamente recorrer a unidades de saúde privadas quando encontrarem serviços encerrados no Serviço Nacional de Saúde.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) defendeu hoje que a aprovação da lei da eutanásia pelo parlamento se sobrepôs à urgência de resolver problemas graves no acesso à saúde.
As maternidades dos 13 hospitais/centros hospitalares da região de Lisboa e Vale do Tejo realizaram na segunda-feira 58 partos, informou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
As urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vão estar encerradas entre as 20:00 de hoje e as 08:00 de quarta-feira, revelou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à morte de um bebé no Hospital das Caldas da Rainha, ocorrida na quarta-feira, quando a urgência de obstetrícia se encontrava encerrada.
A autoridade de saúde confirmou hoje mais 22 casos de infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal, totalizando até agora 231 situações de homens infetados que se encontram clinicamente estáveis.
A Unidade de Saúde da ilha Graciosa, nos Açores, vai contar com mais três médicos, dois dos quais de medicina geral e familiar, um internista e dois enfermeiros, foi hoje anunciado.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar entregou hoje providências cautelares para suspender os efeitos dos processos que condenaram dois destes técnicos por terem desinfetado na via publica uma ambulância do INEM e permitido filmagens por jornalistas.
A Comissão Europeia comprou quase 110 mil doses de vacinas em resposta ao surto de varíola dos macacos (monkeypox) na Europa e que começam a ser proporcionalmente distribuídas no final de junho nos países que já as autorizaram.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a ausência de soluções concretas do plano de contingência para as urgências hospitalares anunciado pelo Governo, considerando urgente a autonomia de contratação dos hospitais e a dedicação exclusiva.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa, alertou hoje que “o caos” na Urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, pode agravar-se nos próximos dias devido a baixas entre os profissionais.
A Ordem dos Médicos considera que o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030 está incompleto e aponta omissões nas áreas da doença renal crónica, que atinge 10% a 20% dos portugueses, e das doenças reumáticas musculoesqueléticas.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que o "caos climático" agravou-se devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis provocado pela guerra na Ucrânia e pela falta de intervenção dos Estados contra o aquecimento global.
Com a guerra na Ucrânia, os toxicodependentes com acesso ao tratamento naquele país representam uma pequena proporção dos que procuram refúgio na União Europeia, mas necessitam de continuidade de assistência, defendeu hoje o Observatório Europeu.
Em 2021 foram comunicadas, pela primeira vez, 52 Novas Substâncias Psicoativas através do Sistema de Alerta Rápido da União Europeia, elevando para 880 estas drogas monitorizadas pelo Observatório Europeu, que alerta para o surgimento de NSP “potentes e perigosas”.
A oferta e o consumo de droga na Europa estão a intensificar-se desde o alívio de restrições da pandemia de covid-19 e estão a surgir “novas substâncias psicoativas potentes e perigosas” e diversidade dos produtos à base de canábis.
Cinco anos depois dos incêndios de Pedrógão Grande, muitas das pessoas que viveram direta ou indiretamente a tragédia continuam a ser acompanhadas pela equipa de saúde mental de Leiria/Norte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) assinala na sexta-feira cinco anos sobre os fogos naquele concelho com uma homenagem à equipa da saúde mental, entre outras iniciativas, e pede que 2022 seja um virar de página.
O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão estará encerrado durante quase uma semana, por dificuldade em assegurar escalas, informou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
O PCP acusou hoje o Governo de continuar a recusar as soluções para "salvar o SNS", que segundo os comunistas passam por melhoria de carreiras e remunerações, regime de dedicação exclusiva e alargamento da formação médica especializada.
Os sindicatos dos médicos defenderam hoje mais investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a contratação de mais médicos, forma de resolver problemas como a falta de especialistas em urgências.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje, em Lisboa, que vai ser posto em prática “um plano de contingência” entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país.
As responsáveis das Nações Unidas Rebeca Grynspan e Michelle Bachelet defenderam hoje um acordo na Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) para evitar que a guerra na Ucrânia agrave a crise alimentar para milhões de pessoas.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica lamentou hoje a falta de médicos especializados nas urgências hospitalares, como tem acontecido nos últimos dias, mas diz ser mais “lastimável” os tempos de espera para despacho de meios para emergências.