A Ordem dos Médicos debate hoje a criação da nova especialidade de Medicina de Urgência, apoiada por antigos e atuais diretores de serviços de urgência, mas considerada inoportuna pelos médicos de Medicina Interna.
Os hospitais que são “grandes consumidores” de medicamentos biológicos, usados no tratamento de doenças graves, são os que menos utilizam biossimilares, que poderiam gerar poupanças de milhões de euros, revela um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
A Fundação Portuguesa pela Vida (FPV) lamentou que a prioridade do parlamento tenha sido a eutanásia e não a melhoria dos cuidados paliativos, afirmando esperar que o diploma hoje aprovado não chegue a ser lei.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que está “seguramente” disponível para se reunir com os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra para discutir os problemas das urgências, assim que chegar o pedido anunciado pelas autarquias.
Os Açores registaram, na última semana, 44 novos casos de covid-19 e 75 recuperações, tendo atualmente 82 casos ativos, menos 31 do que na semana anterior, informou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
Mais de metade das crianças da Somália com menos de 5 anos - cerca de 1,8 milhões - estão gravemente desnutridas devido à seca severa, ataques terroristas e ao aumento dos preços dos alimentos, advertiu hoje a Plan International.
A despesa pública com as convenções de medicina física e reabilitação aumentou de 74 milhões de euros em 2016 para mais de 112 milhões em 2021, um crescimento anual de 7,2%, anunciou hoje o regulador nacional.
As associações dos juristas e dos médicos católicos defenderam a fiscalização preventiva da constitucionalidade do diploma sobre a despenalização da morte medicamente assistida, hoje aprovado pela Assembleia da República.
Os exames de radiologia representaram a terceira maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2021, com um gasto de mais de 123 milhões de euros, anunciou hoje o regulador do setor.
O PSD desafiou hoje o Governo a apresentar até junho de 2023 um relatório sobre os impactos do regime de pagamento de horas extraordinárias aos médicos nas urgências em termos financeiros, na produção e ganhos em saúde.
PS e Bloco de Esquerda defenderam a solidez do texto final hoje aprovado sobre a despenalização da eutanásia, enquanto o Chega garantiu que procurará reverter a lei no futuro, ‘respondendo’ a um desafio de Pedro Passos Coelho.
A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), Andrea Ammon, disse hoje que a vacinação contra a covid-19 poderá continuar a ser necessária durante várias décadas.
A situação no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, está regularizada após dois pisos inferiores do edifício 1 terem sofrido inundações na quarta-feira à noite, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade hospital.
O vereador da Saúde da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, revelou hoje que a administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) pretende contratar mais médicos tarefeiros para evitar constrangimentos na pediatria, mas está dependente do orçamento para 2023.
A associação ambientalista Zero apelou hoje à criação de um sistema nacional de recolha de agulhas e seringas utilizadas em casa, considerando que a colocação destes resíduos no lixo doméstico “põe em causa a Saúde Pública e o Ambiente”.
Os futebolistas têm maior risco de desenvolver problemas neurológicos após os 65 anos comparativamente a pessoas que não praticaram futebol profissional, revela um estudo efetuado por investigadores de uma universidade inglesa, publicado hoje.
Ninguém escolhe ser refugiado, mas qualquer um pode escolher ajudar e essa é a premissa na base da campanha Portugal ACNUR, para sensibilizar os portugueses a ajudar as 103 milhões de pessoas que ficaram com a vida ao contrário.
O Banco Mundial anunciou hoje a aprovação de mais 18 milhões de dólares em financiamento para fortalecer a vigilância e preparação para epidemias na África Ocidental, que se juntam aos 657 milhões do programa REDISSE.
O ex-líder do PSD Pedro Passos Coelho apelou aos partidos contra a despenalização da eutanásia que se comprometam de forma transparente a reverter a lei no futuro, caso venham a ter maioria no parlamento
Coreia do Norte, Síria e Irão são três dos países que mais violam os direitos humanos, segundo as Nações Unidas, que assinalam no sábado o aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revela que a que maioria dos diabéticos deposita agulhas e lancetas no lixo comum indiferenciado, uma prática “incorreta” que “representa um problema de saúde pública”.
O direito à manifestação pacífica, a liberdade de expressão e o acesso à alimentação e água são as maiores preocupações para 2023 do diretor executivo da organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional Portugal.
Os direitos humanos enfrentam atualmente “desafios sem precedentes” e é altura de agir, defende o secretário-geral da ONU, António Guterres, a propósito do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se assinala no sábado.
Três organizações ambientalistas, de Portugal, Espanha e Alemanha, alertaram hoje que a construção de um gasoduto que ligue Portugal ao resto da Europa é desnecessário e entra em conflito com as políticas de descarbonização da União Europeia (UE)