Reduzir a incidência dos cancros potencialmente evitáveis, melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes e apoiar os sobreviventes, sem esquecer os cuidadores, são os principais objetivos da Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro até 2030.
A invasão da Ucrânia pelas forças russas provocou a morte de pelo menos 343 crianças em todo o país e 635 sofreram ferimentos de vária ordem, disse hoje a Procuradoria-Geral da Ucrânia citada pela agência Ukrinform.
A Provedora do Animal, Laurentina Pedroso, acredita que é possível, até ao final do ano, ser implementado um Sistema Nacional de Saúde para animais em risco, recorrendo à rede de faculdades de Medicina Veterinária.
A adesão à greve de hoje dos trabalhadores do setor público da saúde, exceto médicos e enfermeiros, rondava até às 08:50, os 70 a 80%, segundo fonte sindical, adiantando que há perturbações nas consultas e atendimento.
A obrigatoriedade da realização de testes para a covid-19 rotineiramente nas principais cidades da China está a ter um peso crescente no orçamento dos governos locais, à medida que Pequim adota um novo modelo de prevenção epidémica.
A Coreia do Norte sugeriu hoje que o surto de covid-19 começou em pessoas que tiveram contacto com balões lançados a partir da Coreia do Sul.
As urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vão estar encerradas entre as 20:00 de hoje e as 20:00 de sábado, informou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
As regiões do Norte e Centro do continente vão continuar, pelo menos até quinta-feira, com concentrações elevadas a muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Todos os distritos de Portugal continental e as ilhas das Flores e Faial, nos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As embalagens de plástico de uso único para refeições prontas a consumir estão a partir de hoje sujeitas a uma taxa de 30 cêntimos, uma medida que tinha sido anunciada para janeiro e adiada devido à pandemia de covid-19.
O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM) aprovou na quinta-feira a criação de um fundo para financiar investimentos para fortalecer as capacidades de prevenção, preparação e resposta à pandemia (PPR), anunciou a instituição.
O reforço de ventiladores nos hospitais públicos para responder à pressão da pandemia sobre os cuidados intensivos foi “atempadamente concretizado”, permitindo responder às solicitações mais exigentes, entre novembro de 2020 e março de 2021, segundo o Tribunal de Contas.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou hoje, por videoconferência num festival em Viena, que o bloqueio do mar Negro ameaça uma fome iminente que por sua vez desencadearia grandes fluxos migratórios.
O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) no Brasil, Rafael Zavala, afirmou que o país deixou de ter como prioridade o combate à fome.
Quase 40 mil pessoas estão são médico de família na região de Leiria, um número considerado “absolutamente vergonhoso” numa vigília realizada hoje em Leiria, onde se lembrou que foram pedidas 30 vagas, mas a tutela atribuiu oito.
Meia centena de médicos e utentes do Serviço Nacional de Saúde mostraram hoje, em Viseu, a sua perplexidade relativamente ao número de vagas abertas para médicos de família, apesar da carência sentida na região.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) confirmou hoje constrangimentos na Urgência de Ortopedia, que se irão manter até às 08:00 de sexta-feira.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde acusou hoje a Iniciativa Liberal (IL) de “fúria privatizadora” do Serviço Nacional de Saúde, com a bancada parlamentar a lamentar o “perfeito negacionismo” do governante sobre a situação do setor.
A revisão da rede de referenciação hospitalar das urgências de ginecologia/obstetrícia arranca na próxima semana, com a possibilidade de concentrar recursos de algumas maternidades em cima da mesa, disse hoje à Lusa o coordenador nacional da comissão de acompanhamento.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda mostrou-se hoje preocupado com as paragens no funcionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) local e disse esperar que o problema seja resolvido “de uma vez por todas”.
A ministra da Saúde garantiu hoje que atualmente mais portugueses têm médico de família do que em 2015 e que o número desses especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) também aumentou nesse período.
O presidente do Tribunal Constitucional (TC) defendeu hoje que foi “o medo da pandemia” que motivou a resignação perante a perda de direitos e alertou que se seguem outros medos, nomeadamente “dos mísseis russos” ou da fome.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) reivindicou hoje mais médicos de família, a valorização da maternidade e obras na urgência do hospital, promovendo uma concentração na sexta-feira em frente ao centro de saúde de Abrantes.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje que a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos de acabar com o direito ao aborto é “desestabilizadora”, pelo que apoia uma mudança das regras do Senado.