O grande auditório do Teatro Municipal da Guarda vai receber, na sexta-feira, a partir das 09:00, o I Encontro de Pneumologia e Medicina Geral e Familiar, por iniciativa da Associação de Pneumologia local.
Os ativistas climáticos fecharam hoje de manhã a cadeado dois portões do Liceu Camões, em Lisboa, estando o protesto a decorrer de “forma calma e ordeira”, disse à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Duzentos jovens de todo o país vão juntar-se em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, para debater, analisar e apresentar propostas de lei em matérias como a saúde mental, igualdade, violência, habitação e emprego.
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) integram um projeto que, financiado em 2,1 milhões de euros, visa explorar a utilização das “promissoras” vacinas antitumorais no tratamento de tumores avançados, foi hoje revelado.
Os líderes dos Estados Unidos e da Indonésia reuniram-se hoje, à margem da cimeira do G20, em Bali, para debater a aliança na promoção das energias renováveis e combate a futuras pandemias.
Apenas um em cada cinco locais de compra de comida na freguesia lisboeta da Ajuda vende frutas e verduras frescas e a localização destes espaços dificulta o acesso a uma alimentação saudável, segundo um projeto-piloto cujos resultados são hoje apresentados.
O Prémio Maria de Sousa, destinado a jovens cientistas portugueses na área da saúde, distingue em 2022 projetos de investigação sobre cancro, doenças neurodegenerativas, funcionamento do cérebro e saúde nas cidades, anunciou hoje a organização.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar, que estão desde a semana passada em greve ao trabalho extraordinário, reúnem-se hoje com o Governo tendo em vista a revisão do índice remuneratório.
Mais de 4,7 milhões de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos vão receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Moçambique, a partir de hoje, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Uma petição com cerca de 25 mil assinaturas é entregue hoje na Assembleia da República a reivindicar o acesso das mais de 5.000 crianças e jovens com diabetes tipo 1 às bombas de insulina híbridas.
Quase 4,8 milhões de jovens com mais de 12 anos foram vacinados contra a covid-19 durante a primeira fase da campanha de inoculação dos mais novos em Moçambique, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) negou hoje ter havido uma paralisação de todas as ambulâncias no Algarve por causa da greve de técnicos de emergência pré-hospitalar, como denunciado por um sindicato, e garantiu a resposta à população.
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) considerou hoje que seria “vantajoso” o regresso do uso obrigatório de máscara em determinados espaços, face ao aumento da procura de cuidados de saúde por pessoas com sintomas respiratórios.
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, inaugurou hoje uma nova estação de tratamento de água para hemodiálise que vai permitir implementar técnicas mais avançadas e poupar anualmente 3.500 metros cúbicos de água.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que é chegada a hora de “revisitar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, designadamente para o articular melhor com o setor social e privado.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu hoje que a discussão sobre medidas de prevenção contra a covid-19 deve incluir o uso ou não dos anticorpos monoclonais neutralizantes, à semelhança do que já acontece na Europa.
A maioria dos inquiridos num estudo da Escola Nacional de Saúde Pública mostra-se disponível para usar máscara ou manter distanciamento físico, mas mais de metade rejeita medidas de proteção que condicionem as relações com família e amigos.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, defendeu hoje a necessidade de conferir “mais equidade” ao SNS, para que ser pobre deixe de significar ter mais doença e morrer mais cedo.
Milhões de pessoas da Ucrânia, Afeganistão e Médio Oriente vão enfrentar, este ano, o inverno mais difícil dos últimos anos e muitos terão de escolher entre comida e calor, avisou hoje a agência da ONU para os refugiados.
O Algarve tem neste momento duas de oito ambulâncias de emergência médica paradas devido à greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar, disse fonte sindical que representa técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O PS considerou hoje que se vive um momento de “serenidade e vigilância” em relação à pandemia de covid-19, enquanto o PSD mostrou-se preocupado com o acesso a cuidados de saúde, mas ambos sinalizaram a importância da vacinação.
Portugal regista um aumento de infeções respiratórias, semelhante ao período antes da pandemia, com reflexo na pressão sobre os serviços de saúde, mas com impacto reduzido na mortalidade, disse hoje um investigador da Direção-Geral da Saúde.
O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, afirmou hoje que os médicos “não podem usar o dinheiro como moeda de troca para dispensar” a prestação de cuidados, considerando que tal é uma “violação grosseira” da ética.
O investigador João Paulo Gomes afirmou hoje que “não há qualquer motivo para alarme” em relação às novas sublinhagens da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, mas recomendou manutenção de “vigilância ativa”.