A Suíça terá de destruir 10,3 milhões de doses da vacina Moderna contra a covid-19, cujo prazo de validade foi atingido no início da semana, avançou hoje o Ministério da Saúde suíço.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) deu hoje duas semanas ao ministro da Saúde para receber esta estrutura e exigiu a revogação da possibilidade de médicos não especialistas exercerem funções de especialistas, segundo o presidente da organização sindical.
O Prémio Liga Inovação, no valor de 5.000 euros, foi hoje atribuído pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC-Norte) à jovem investigadora Ana Luísa Teixeira.
A líder do bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse hoje que os novos cargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não mudam nada na Saúde, que se mantém subfinanciada pelo primeiro-ministro e Ministério das Finanças.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, defendeu hoje que o novo diretor do serviço Nacional de Saúde (SNS) vai “esvaziar de funções” o Ministério da Saúde, o que é motivo de preocupação.
Cuba vai iniciar novos ensaios clínicos de um medicamento desenvolvido por um laboratório local para tratar a doença de Alzheimer, uma das principais causas de morte na ilha, disse o Ministério da Saúde cubano.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, assegurou hoje que é viável terminar com a pandemia da covid-19 em 2022, se os governos mostrarem mais ambição em termos de vacinação e testagem.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que os Açores devem fazer acordos com o setor privado para as “respostas de saúde que o setor público não consegue dar”, nomeadamente na área da Reprodução Medicamente Assistida.
O número de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 regista uma “possível inversão de tendência” para crescente, mas a mortalidade por covid-19 e a ocupação hospitalar mantêm-se estabilizadas, indica o relatório da evolução da pandemia.
O Ministério da Educação não pode analisar caso a caso os pedidos de mobilidade por doença dos professores que não obtiveram colocação, segundo o parecer jurídico solicitado pela tutela e divulgado hoje.
O fim da pandemia pode estar para breve, mas a covid-19 “pode ser um prenúncio de calamidades futuras”, pelo que o mundo deve preparar-se para o possível surgimento de novas variantes perigosas, alertou hoje José Manuel Durão Barroso.
Portugal registou, entre 13 e 19 de setembro, 18.315 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 37 mortes associadas à covid-19 e uma redução dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) afirmou hoje que o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde tem a “obrigação de estar sensibilizado” para os problemas do setor, cuja resolução depende da disponibilidade dos recursos necessários.
O presidente do Chega, André Ventura, disse hoje ver “com muitas reservas” a escolha de Fernando Araújo para diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e considerou que “o país não precisa” deste cargo.
O PCP considerou hoje que vai instalar-se “a confusão” na atribuição de competências com a criação da direção executiva do SNS, que será “mais um instrumento de agravamento” da situação no acesso à saúde.
A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas da Marinha Grande exige a criação de um serviço de urgência básica no concelho, que possa dar resposta à população.
Os Açores registaram um aumento de utentes em lista de espera cirúrgica em julho (0,2%) e agosto (0,7%), face aos meses anteriores, depois quatro meses consecutivos de descida, segundo dados da Direção Regional da Saúde.
Três pessoas morreram de Ébola no Uganda, elevando para quatro o número de vítimas nos últimos três dias, tendo as autoridades anunciado uma "epidemia" no centro do país, indicou hoje o Ministério da Saúde ugandês.
O grande incêndio que atingiu a serra da Estrela, em agosto, provocou prejuízos na ordem dos 35 milhões de euros no concelho da Covilhã, segundo revelou hoje o presidente da Câmara, Vítor Pereira.
O ministro da Saúde avançou hoje que as negociações com os sindicatos que representam os médicos e os enfermeiros serão retomadas nas próximas semanas, assumindo o Governo todos os compromissos que já estavam estabelecidos.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, defendeu hoje que o atual combate às alterações climáticas é também uma luta pela soberania e pela liberdade, de forma a depender menos da chantagem de determinados regimes.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considerou que a independência e o caráter do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), hoje anunciado, constituem a sua “grande vantagem” para o desempenho do novo cargo.
O ministro da Saúde afirmou hoje que é preciso perceber “com rigor” os problemas que afetam maternidades e as medidas a tomar para garantir que Portugal continue a ser “um país seguro” para as grávidas e seus filhos.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considerou hoje que se forem dadas as “condições adequadas” ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) este poderá “acrescentar melhorias” ao que existe.