O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje ao G20 para que tome medidas urgentes para combater as alterações climáticas, a crise alimentar e energética e impulsionar uma recuperação mais igualitária pós-pandemia.
Dois grupos técnicos vão elaborar propostas para a criação das redes de referenciação hospitalar de saúde perinatal e saúde infantil que serão coordenados, respetivamente, pelo médico Diogo Ayres de Campos e pelo pediatra Gonçalo Cordeiro Ferreira.
Uma funcionária da Câmara de Alcobaça, que é acusada dos crimes de peculato e de recebimento indevido de vantagem, em concurso aparente com tráfico de influência, por alegadamente se ter apropriado de taxas moderadoras, vai ser julgada em Leiria.
As autoridades de saúde de Macau anunciaram hoje quatro rondas de testagem massiva da população a realizar na próxima semana para controlar o atual surto de covid-19, que causou dois mortos e mais de 1.300 infetados.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que o novo Estatuto do SNS é “uma fuga para a frente”, afirmando que os problemas do Serviço Nacional de Saúde não resultam de “falta de leis”, mas de investimento.
Nos cinco primeiros meses deste ano foram financiados 95 processos de novos medicamentos genéricos, mais 64% face ao período homólogo do ano passado, segundo dados do Infarmed avançados hoje à agência Lusa.
Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias geraram uma poupança de mais de 225 milhões de euros para o Estado e para as famílias nos primeiros seis meses do ano, mais 36 milhões comparando com igual período de 2021.
Quase metade dos medicamentos vendidos em Portugal são genéricos, uma opção que chegou ao país há 30 anos, mas que demorou anos a conquistar a confiança de profissionais e utentes e a ultrapassar a resistência dos laboratórios.
A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) manifestou hoje dúvidas sobre a nova direção executiva do Serviço Nacional de Saúde e considera que o Estatuto do SNS poderia ter ido mais longe em termos de recursos humanos.
A Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica considera que os serviços de emergência “estão comprometidos em todo o país”, não se vislumbrando “uma aposta na educação das tripulações das ambulâncias”.
O Governo anunciou hoje a criação de 130 novos gabinetes de medicina dentária nos centros de saúde e a requalificação ou adaptação de 193 instalações nos cuidados primários, no valor de 1,2 milhões e 58 milhões de euros respetivamente.
O isolamento das pessoas sem sintomas ou com infeção ligeira pelo coronavírus SARS-CoV-2 foi reduzido de sete para cinco dias, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde, que reforçou a necessidade do uso de máscara após esse período.
A direção executiva, que vai coordenar toda a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde, será nomeada pela ministra da Saúde e deverá estar a funcionar no outono, avançou hoje e ministra da Saúde.
O Conselho de Governo da Madeira decidiu hoje acabar com o uso obrigatório de máscara nos terminais marítimos e aéreos e “definir melhor” a obrigatoriedade do uso de máscara a bordo do navio Lobo Marinho.
O Mundial2022 de futebol, no Qatar, será o primeiro a ter um serviço independente de diagnóstico e reabilitação para comoções cerebrais, revelou hoje a FIFA num seminário que organizou e ao qual assistiram os médicos das seleções participantes.
A Universidade de Évora (UÉ) vai abrir uma nova licenciatura em Ciências Biomédicas, no próximo ano letivo, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou hoje a reitora da academia alentejana.
A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga vai voltar a encerrar na sexta-feira e no domingo, disse hoje fonte da administração à Lusa.
O novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), hoje aprovado pelo Governo, prevê uma direção executiva para coordenar toda a resposta assistencial no país, anunciou a ministra da Saúde, que reconheceu um “défice de organização” no setor.
O Governo dos Açores quer reforçar o pagamento de horas extraordinárias do trabalho médico em serviços de urgência e atendimento permanente do Serviço Regional de Saúde (SRS), tendo já ultimado legislação nesse sentido, foi hoje revelado.
O primeiro-ministro prometeu hoje uma reforma orgânica de fundo no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e afirmou que serão investidos 1.240 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no sistema de saúde.
Os partidos vão tentar consensualizar um texto comum com base nos projetos de lei apresentados por PS, BE, IL e PAN que visam regular a despenalização da morte medicamente assistida.
O novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, hoje aprovado pelo Governo, prevê mais organização e autonomia de funcionamento e maior motivação dos profissionais, anunciou a ministra, associando o documento ao Plano de Recuperação e Resiliência.
A ministra da Saúde anunciou hoje a aprovação, em Conselho de Ministros, do novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para responder às “escolhas políticas” que constam da Lei de Bases da Saúde aprovada em 2019.
Cerca de 70 enfermeiros concentraram-se hoje frente à entidade regional de saúde de Lisboa num dia de greve para exigir valorização salarial, a admissão de mais profissionais e a vinculação efetiva dos enfermeiros com contratos precários.