O atendimento em urgência no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) aumentou 42,8% no primeiro semestre deste ano, com mais 291 atendimentos de urgência por dia face ao período homólogo, indicam dados hoje revelados.
A Federação Nacional dos Médicos considera ser “uma tarefa impossível” a de criar 7.500 juntas médicas para verificar situações de professores em baixa médica ou que pediram para mudar de escola por questões de saúde, porque faltam clínicos.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, está a instalar 2.800 painéis de produção de energia solar para autoconsumo que irão permitir poupar energia e reduzir a emissão de CO2, foi hoje anunciado.
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, reduziu o seu passivo, passando de 105 milhões de euros, em 2020, para 88 milhões de euros, em 2021, divulgou hoje a instituição.
Um estudo científico revelou a deteção em duas províncias da China de 35 infecções em seres humanos de um novo vírus de origem animal, da família dos Henipavírus, informou hoje a imprensa estatal do país asiático.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter chegado a um acordo com a farmacêutica Moderna para adaptar o calendário de entrega de novas doses da vacina anticovid-19, visando “responder às necessidades” da União Europeia (UE) no outono e inverno.
Cinco projetos de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (UC) foram contemplados com um financiamento europeu de 750 mil euros, foi hoje anunciado.
Inundações, ondas de calor e seca, associadas às alterações climáticas, agravaram mais de metade das centenas de doenças infeciosas conhecidas nos humanos, incluindo malária, hantavírus, cólera e carbúnculo, segundo um estudo divulgado hoje.
Complicações que requerem tratamento médico são detetadas em 40% dos pacientes com Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, segundo um estudo da doença em Espanha publicado na revista científica The Lancet.
Alimentos como o pão ou à base de plantas têm um baixo impacto ambiental, ao contrário do peixe, queijos ou carnes, refere um estudo que analisou cerca de 57.000 produtos vendidos em supermercados no Reino Unido e na Irlanda.
O reforço da vacinação contra a covid-19 previne substancialmente o risco de hospitalização e morte na consequência de infeções pelas linhagens BA.2 e BA.5 da variante ‘Omicron’, segundo um estudo hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Hospital de Ponta Delgada concluiu a “renovação tecnológica" do equipamento de tomografia computorizada, instalado em 2009, para "um modelo de última geração", o que "eleva as possibilidades no diagnóstico precoce de cancro do pulmão ou do cólon".
O Hospital de Braga anunciou hoje que o Serviço de Urgência (SU) de Ginecologia e Obstetrícia se encontra “totalmente reestabelecido” e “sem qualquer previsão de encerramento num futuro próximo”.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje que o problema do fecho de serviços de urgências vai agravar-se até ao final do ano, apelando ao Governo para acelerar o processo negocial com os sindicatos para mitigar a situação.
O Ministério da Educação quer que sejam realizadas juntas médicas para verificar situações de professores em baixa médica que “suscitam dúvidas”, além dos casos já anunciados de docentes em mobilidade por doença.
O Observatório de Violência Obstétrica questionou hoje a organização dos serviços de obstetrícia face “ao caos” instalado com o fecho de urgências, defendendo a criação de centros de parto normal para melhorar os cuidados prestados nesta área.
Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma pulseira odorífera “que leva os mosquitos a julgar que os humanos são plantas”, prevenindo assim picadas associadas a doenças como malária, dengue ou zika, foi hoje anunciado.
O Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Beja reabriu hoje, às 08:00, depois de ter estado encerrado desde as 08:00 de domingo, devido à falta de médicos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje a contratação de 11 médicos especialistas no âmbito de um concurso que abriu 25 vagas para reforçar os quadros dos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.
Quase 7% dos doentes internados este ano com covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram pelos cuidados intensivos, número muito abaixo do registado nos dois anos anteriores, de cerca de 25%, anunciou hoje a unidade.
O Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, esclareceu hoje que não estão previstos constrangimentos no bloco de partos nos próximos dias.
Os Açores registaram, na última semana, 452 novos casos de covid-19, totalizando agora 443 casos ativos, menos 119 do que há sete dias, revelou hoje a Direção Regional da Saúde.
O número de atos clínicos realizados no Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) aumentou em 2021 face aos dois anos anteriores, indicou hoje o Governo Regional, sublinhando que mesmo em pandemia o serviço foi prestado com “rigor e responsabilidade”.
As urgências de Ginecologia e Obstetrícia e os blocos de parto dos hospitais de Beja, Braga e Garcia de Orta, em Almada, estão hoje encerradas, sendo que neste último só reabrem na segunda-feira.