O PS anunciou hoje que vai avançar para a confirmação do decreto de despenalização da morte medicamente assistida vetado pelo Presidente da República na quarta-feira, obrigando à sua promulgação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou o quarto diploma do parlamento que despenaliza a morte medicamente assistida, pedindo ao parlamento que clarifique dois pontos.
A Assembleia Municipal de Mafra vai repudiar junto do Governo o eventual encaminhamento de doentes do concelho para o novo hospital do Oeste se este for construído a norte de Torres Vedras.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou hoje diversos casos de atrasos no envio de meios do INEM ocorridos na quarta-feira, algumas com demoras superiores a duas horas e uma das quais resultou em óbito.
O presidente do Instituto de Medicina Tropical alertou hoje para a possibilidade de surtos epidémicos de dengue e zika em Portugal e apelou aos profissionais de saúde para que não confundam eventuais casos com gripe.
Mais de 73% da população considera que o custo representa uma barreira à compra de vacinas que não integram o Programa Nacional de Vacinação (PNV), indica um estudo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).
A Unicef alertou hoje que a perceção pública da importância das vacinas infantis diminuiu durante a pandemia em 52 de 55 países analisados, incluindo Portugal, que registou uma queda de 6,5%.
O Hospital de São Francisco Xavier já realiza cirurgias à coluna com sistema de navegação, tornando-se o primeiro serviço de ortopedia de um hospital público a utilizar esta “tecnologia de ponta” que permite operar com “maior rigor e segurança”.
A maioria dos cuidadores informais que participaram num estudo sobre literacia em saúde desconhece que direitos tem, o que faz com que mais de 85% não tenha estatuto ou mais de 90% nunca tenha usufruído do descanso do cuidador.
Os trabalhadores do Mais Sindicato, que incluem os funcionários do SAMS, iniciam hoje uma greve de dois dias convocada pelo Sitese, que exige melhores salários e um processo negocial justo e adequado.
Um grupo de médicos antiaborto entregou terça-feira ao Supremo Tribunal dos EUA uma petição para restringir o acesso a uma pílula abortiva muito usada no país, antes da decisão sobre o assunto deste tribunal do topo do poder judiciário.
O ministro da Saúde disse hoje esperar que os planos de atividades e orçamentos dos hospitais, que ainda aguardam luz verde das Finanças, sejam aprovados “nas próximas semanas”.
O ministro da Saúde apelou hoje a uma maior prescrição de medicamentos genéricos, mais baratos do que os de marca, para reduzir a franja da população que não consegue comprar todos os fármacos prescritos.
A médica que denunciou alegados casos de erros e de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro disse hoje que vai processar os médicos do serviço e admitiu ser colocada noutra unidade do Centro Hospitalar do Algarve.
A maternidade do Hospital das Caldas da Rainha vai ser requalificada, num investimento de mais de 726 mil euros, comparticipado pelo Estado e pelo município, informou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O Ministério da Saúde está a trabalhar com a Segurança Social para que os certificados de incapacidade temporária possam ser passados nas urgências dos hospitais e também pelos médicos privados, anunciou o diretor executivo do SNS.
O uso de máscaras e viseiras deixa hoje de ser obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde e em estruturas residenciais ou de acolhimento a idosos e populações vulneráveis, segundo uma portaria publicada em Diário da República.
A qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde baixou na perspetiva dos utentes, sendo que o valor mais baixo de sempre é atribuído à acessibilidade técnica, segundo um estudo hoje divulgado.
Um em cada 10 portugueses não comprou no ano passado alguns dos medicamentos prescritos pelo médico por causa do custo, um valor que aumentou face ao ano anterior, segundo um estudo hoje divulgado.
A perceção dos utentes quanto à evolução do Serviço Nacional de Saúde na última década é positiva, mas esta ideia não é acompanhada pelo julgamento que fazem dos tempos de espera para consultas, exames e urgências, que consideram ter piorado.
O ministro da Saúde reconheceu hoje que se o Serviço Nacional de Saúde conseguir contratar entre 200 a 250 médicos no concurso para recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar será “um ano de sucesso” no processo de recrutamento.
O Ministro da Saúde reconheceu a atividade “muito dura” dos técnicos de emergência pré-hospitalar, que iniciaram hoje uma greve ao trabalho extraordinário, e disse estar a trabalhar para encontrar um modelo de compensação adequado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje a nomeação de cinco novos responsáveis de secções ao mais alto nível, incluindo o novo cientista-chefe, o britânico Jeremy Farrar.
O ministro da Saúde defendeu hoje que criar equipas dedicadas à urgência “é um avanço” para melhorar o serviço, mas esclareceu que o ministério ainda está em “plena fase de negociação” com os sindicatos, que envolve propostas e contrapropostas.