O presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) manifestou hoje preocupação com a proliferação de publicações nas redes sociais em que influenciadores partilham planos alimentares, treinos intensivos e promessas de emagrecimento rápido.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria foi alvo de uma queixa por troca de medicação a uma utente, que foi “medicada para anemia, que afinal não tinha”, levando à intervenção da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje e no fim de semana em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O grupo de trabalho que acompanha o plano de emergência da saúde sugere que, para aliviar as listas de espera, o Governo avalie se alguns utentes que aguardam cirurgia podem ter tratamento não cirúrgico.
Duas medidas do plano de emergência da saúde consideradas urgentes, que deveriam estar concluídas há nove meses, estão ainda em curso, tal como seis prioritárias, que deveriam ter resultados no final do ano passado, segundo dados oficiais.
O peritos que acompanham o cumprimento do plano de emergência da saúde consideram impossível avaliar, com os dados disponíveis, o impacto da consulta do dia seguinte nos Cuidados Primários de Saúde, medida que o Governo dá como concluída.
O grupo de trabalho que acompanha o cumprimento do plano de emergência da saúde aponta a escassez de recursos humanos, a morosidade dos processos de contratação e a assimetria regional como “desafios críticos” dos Cuidados de Saúde Primários.
Os profissionais da área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) dizem que o plano de emergência da saúde não trouxe progressos significativos nesta área e insistem que a chave é o reforço nos recursos humanos.
Mais de 1.480 doentes oncológicos a aguardar cirurgia já tinham ultrapassado no final de março o Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG), segundo os dados fornecidos ao grupo de trabalho que acompanha o plano de emergência da saúde.
O concurso para criar 500 respostas na comunidade para pessoas com doença mental crónica que estão em instituições apenas foi lançado em fevereiro, mais de três anos depois de o programa ter sido entregue ao Governo.
O período de candidaturas a um apoio global de 1,9 milhões de euros para os detentores de ovinos, com quebras de rendimento inferiores a 30% devido à doença da língua azul, termina hoje.
Pelo menos que 52 pessoas foram hoje mortas por bombardeamentos israelitas em todo o território palestiniano, de acordo com a Defesa Civil, organismo controlado pelo Hamas.
Pelo menos 106 profissionais de saúde foram detidos no âmbito de uma greve nacional na Etiópia, iniciada a 13 de maio, em que exigiam melhores salários e condições, anunciou hoje a Associação Etíope de Profissionais de Saúde (EHPA).
O Plano Municipal de Saúde de Gaia, focado em "promover saúde e não resolver doença" e apresentado hoje, tem como prioridades as alterações climáticas, excesso de peso, saúde mental, doenças de notificação obrigatória e transmitidas por vetores e zoonoses.
A Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra e a Escola Nacional de Saúde Pública anunciaram hoje a criação de um projeto para promover a saúde mental de crianças através de atividades de contacto com a natureza e o meio aquático.
A concentração de pólen na atmosfera será elevada no continente durante a próxima semana, mas com valor baixo nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, segundo o Boletim Polínico hoje divulgado.
Três sociedades médicas, uma associação de doentes e uma farmacêutica vão organizar um rastreio nacional para alertar para os perigos da obesidade, doença considerada “uma das maiores epidemias” do século XXI, foi hoje anunciado.
O ministro da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), , estimou hoje que entre 10.000 e 20.000 mortes estão por identificar e incluir no número de 53.000 registado no conflito entre Israel e Hamas.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, garantiu hoje que o município não vai permitir “zonas de medo” na cidade e exigiu ao futuro Governo mais meios e melhores condições no âmbito da segurança.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) acusou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve de impedir a livre marcação de férias dos seus profissionais, em desacordo com o Código do Trabalho.
A Liga dos Amigos do Hospital de Espinho (LAHE) elegeu uma nova direção para o triénio 2025-2028 e apontou hoje como uma das suas prioridades para esse período a atração de mais voluntários para a atividade da instituição.
A Comissão Europeia abriu hoje processos de infração a 14 Estados-membros, incluindo Portugal, por ainda não reconhecerem as qualificações profissionais de enfermeiros formados na Roménia.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) quer saber porque é que utentes com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC) foram encaminhados para o Hospital de Chaves, unidade na qual um equipamento de tomografia não estaria a funcionar.
A Relação de Coimbra condenou a penas suspensas um funcionário dos Hospitais da Universidade de Coimbra e o gerente de uma empresa de ambulâncias por um esquema que favoreceu aquela sociedade, revertendo a absolvição em primeira instância.