As situações de abuso menos intrusivas continuam a ser desvalorizadas e a eventual descredibilização de quem denuncia é um dos fatores que pode retardar a exposição desses casos, afirmou hoje a psicóloga Rute Agulhas, em declarações à Lusa.
Os pedidos de ajuda ao Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM para situações mais graves, como comportamentos suicidários, aumentaram, assim como as saídas da unidade de intervenção de emergência para o terreno.
A psicóloga Patricia António, da iniciativa “Consultas sem Paredes”, do projeto Manicómio, disse que foi bom com a pandemia ter-se falado mais em saúde mental, mas considerou que muitas iniciativas desenvolvidas nesse período tiveram pouco rigor.
A intenção é vencer barreiras, as físicas e as do estigma, retirar a saúde mental dos consultórios e arriscar cuidar dela no museu, no meio de uma exposição, ou até no jardim, com Lisboa de um lado e o rio Tejo do outro.
Dois hospitais de Nova Iorque concordaram em pagar mais de 165 milhões de dólares (cerca de 170 milhões de euros) a 147 antigas pacientes que acusaram um ex-ginecologista de abuso sexual e má conduta.
O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje que vai começar a vacinar contra a covid-19 as crianças com cinco a 11 anos de idade na segunda-feira, operação que vai decorrer nas escolas e jardins infantis, além dos centros de saúde.
O governo angolano atualizou hoje os dados relativos à covid-19, quase cinco meses depois do ultimo balanço, com o registo de nove novos casos, para um total de 102.294 casos confirmados, sem óbitos nas ultimas 24 horas
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) garantiu hoje que o Serviço de Medicina Nuclear está a funcionar em condições, depois do Sindicato Independente dos Médicos ter denunciado uma degradação nas condições assistenciais.
A ocupação hospitalar e a mortalidade por covid-19 mantêm-se em valores estabilizados em Portugal, indica o relatório semanal hoje divulgado, ao alertar que o fim da situação de alerta influencia a interpretação dos indicadores da pandemia.
Portugal registou, entre 27 de setembro e 03 de outubro, 14.852 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 45 mortes associadas à covid-19 e uma ligeira redução dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os portugueses compraram nos primeiros seis meses do ano perto de 10,9 milhões de embalagens de ansiolíticos, sedativos e antidepressivos, o que representou um encargo para o Serviço Nacional de Saúde de cerca de 32,5 milhões de euros.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimou hoje que pelo menos 615 crianças morreram no Paquistão devido às inundações "catastróficas" que assolam o país desde junho e que já deixaram mais de 1.700 mortos.
Uma empresa com capacidade para processar cerca de 40 mil quilos por ano de biomassa de canábis, para fins medicinais, vai instalar-se no parque empresarial de Pindelo dos Milagres, em São Pedro do Sul, anunciou hoje a Câmara Municipal.
Doze doentes com diabetes morrem em média semanalmente no principal hospital de Tigray, no norte da Etiópia, por falta de insulina e outros produtos devido à guerra entre os rebeldes desta província e o governo, anunciou fonte sanitária.
O secretário-geral da ONU elevou hoje o seu apelo por ajuda financeira para o Paquistão, para 816 milhões de dólares (835 milhões de euros), e alertou que o país poderá sofrer surtos de cólera, paludismo e dengue.
A delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje a “maior preocupação” pela degradação das condições assistenciais no Serviço de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O Hospital de São João, no Porto, vai realizar, a partir de 2023, cirurgias com robot cirúrgico, um equipamento orçado em mais de um milhão e meio de euros que permitirá realizar operações “mais complexas”, revelou hoje a responsável.
A Ordem dos Médicos defendeu hoje que é preciso “mudar a cultura” do Serviço Nacional de Saúde, para que seja mais efetivo e mais próximo dos doentes, e “não passe todo o tempo” a tentar resolver os problemas da urgência.
O presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos alertou hoje para o problema de sobrelotação da urgência no hospital pediátrico D. Estefânia, em Lisboa, onde apenas 3% dos doentes que recorrem a este serviço ficam internados.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) constatou que prestadores de cuidados estão registados no Portal da Queixa, mas não enviam ao regulador o conteúdo integral das reclamações dos utentes, conforme estão legalmente obrigados.
A Ordem dos Enfermeiros nos Açores enviou hoje à tutela uma proposta para o Plano Regional de Saúde da Região tendo em vista reforçar a capacidade de resposta da Região "em tempo útil" face à retoma da atividade assistencial.
A Câmara do Cartaxo (Santarém) organiza, de 11 a 19 deste mês, a Semana da Saúde, com sessões de informação sobre várias temáticas relacionadas com a saúde e o bem-estar, tanto para o público como para funcionários, técnicos e educadores.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental Dão Lafões (ECSM-DL) nasceu em 2021 com 32 doentes e pelo grupo de sete profissionais já passaram 230 pessoas que, mais do que consultas e medicamentos, têm apoio domiciliário e transversal.
A PSP deteve hoje duas utentes do Hospital de São Francisco Xavier que, no mês passado, agrediram uma médica na urgência daquela unidade hospitalar de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano da PSP.