O ministro da Saúde anunciou hoje que, em 2023, as farmácias poderão distribuir os medicamentos prescritos nos hospitais para tratamento de algumas doenças e fazer a renovação automática da medicação para doentes crónicos prescrita pelo Serviço Nacional de Saúde.
O ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago, inaugurou o primeiro laboratório de saúde pública em Tete, no centro do país, província com casos confirmados de poliomielite.
O Presidente da República inaugurou hoje uma unidade de psiquiatria de intervenção na Casa de Saúde da Idanha – Irmãs Hospitaleiras, apelando ao Governo para que “nunca” se esqueça das instituições de cariz social e prometendo ficar “alerta”.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 0,98 a nível nacional, aumentando em todas as regiões de Portugal continental e na Madeira, estimou o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
A tuberculose matou em Portugal 240 pessoas em 2021, ano em que a incidência se fixou nos 1.700 casos, segundo dados hoje divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mais recente relatório sobre a doença.
O Hospital da Horta, nos Açores, vai beneficiar de um hospital de dia de saúde mental, na sequência de um protocolo celebrado hoje entre a secretaria regional da Saúde e a FLAD, orçado em 100 mil euros.
O Tribunal de Évora absolveu hoje uma médica que estava acusada de homicídio por negligência e que, em 2019, no hospital da cidade, deu alta a uma menina de 20 meses que acabou por morrer poucas horas depois
O ministro da Saúde disse hoje esperar não ter sido mal interpretado quanto aos efeitos da greve dos farmacêuticos nos tratamentos oncológicos e manifestou satisfação por não terem sido suspensos tratamentos na maioria das instituições.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje que os casos de internamento e de mortes devido à covid-19 são “fatores de atenção”, mas assegurou que neste momento “não há nenhuma razão” para que os portugueses se sintam inseguros.
Os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) estão na fase final das negociações para que o continente receba vacinas para prevenir o vírus Monkeypox, anunciou hoje a agência da União Africana (UA).
A Ordem dos Farmacêuticos criticou hoje as declarações do ministro da Saúde sobre o adiamento do início de tratamentos oncológicos devido à greve dos farmacêuticos, afirmando que põem em “causa a honorabilidade e a ética profissional” da classe.
A mortalidade de crianças e jovens por acidentes em Portugal foi diminuindo “de forma consistente” desde os anos 1990, mas na última década houve uma estabilização da taxa, alerta hoje uma associação dedicada à segurança infantil.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realiza entre sexta e terça-feira um peditório nacional, anunciou a organização, alertando que "nunca como hoje" foi tão importante ajudar os doentes oncológicos e os seus cuidadores.
A Associação Nacional da Indústria Farmacêutica de Angola (ANIFA), instituída hoje, considera que a falta de um laboratório de controlo de qualidade de medicamentos em Angola condiciona a implementação de uma indústria de fármacos produzidos a nível local.
As duas equipas de hospitalização domiciliária do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) apoiaram 100 doentes em seis meses de atividade deste serviço que “leva” o hospital à casa dos utentes.
O surto de Ébola no Uganda está sob controlo, afirmou hoje o diretor interino do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças, sublinhando que as autoridades sanitárias locais estão a conseguir identificar a maioria dos contactos.
Macau vai passar a exigir um teste negativo feito no espaço de 24 horas a todas as pessoas não vacinadas contra a covid-19 que chegam à cidade da província vizinha de Guangdong, anunciaram hoje as autoridades.
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro) informou hoje que, a partir de novembro, o Centro de Saúde de Águeda vai ser reestruturado, o que terá impacto nas unidades de saúde do norte do concelho.
A mudança gradual da política de ‘zero casos’ de covid-19 na China para a “coexistência” com o novo coronavírus “é apenas uma questão de tempo”, defendeu hoje um deputado de Macau.
A Plataforma Saúde em Diálogo defendeu hoje que o poder político deve lembrar-se das associações de doentes não só para participar a tomada de decisões, mas também para financiamento, para garantir um trabalho sustentado e com continuidade.
Quase metade (48,3%) dos portugueses com 65 ou mais anos de idade já terão sido vacinados contra a gripe, o mesmo acontecendo com 45,7% dos portadores de doenças crónicas, segundo os dados da segunda vaga do vacinómetro.
Quase um quarto dos doentes com psoríase inquiridos num estudo não estavam diagnosticados por um médico, apesar de apresentarem critérios clínicos desta doença inflamatória da pele, segundo uma investigação epidemiológica nacional hoje divulgada.
O secretário regional da Saúde dos Açores destacou hoje a redução das listas de espera cirúrgicas nos últimos dois anos e defendeu que a prioridade dos hospitais deve ser a diminuição do tempo de espera.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) alertou hoje que cerca de 70 mil pessoas estão sem acesso a esses cuidados num país que quer “colocar a morte a pedido como possibilidade” com a lei da eutanásia.