Investigadores portugueses identificaram novos compostos capazes de inibir os mecanismos de controlo da resposta imunitária e que potenciam o desenvolvimento de novas soluções para o tratamento oncológico.
A especialista em nutrição comunitária e saúde pública Bárbara Beleza anunciou hoje a sua candidatura a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, apontando como prioridades melhorar as condições de acesso à profissão e garantir mais nutricionistas ao serviço da população.
O distrito da Guarda apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os outros 17 distritos estão com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Iniciativa Liberal inicia hoje jornadas parlamentares na Madeira, que visam discutir “o futuro do arquipélago e do país”, em ano de eleições regionais, e nas quais será apresentada uma proposta de Lei de Bases da Saúde.
O Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo em Serpa (Beja) convocou para terça-feira uma concentração junto à unidade hospitalar, contra a “degradação” dos serviços prestados e para reivindicar a abertura das urgências 24 horas por dia.
A vice secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje que os contratos de emissão de dívida pública dos países mais desfavorecidos deviam ser suspensos em caso de catástrofe natural.
Cerca de três centenas de pessoas manifestaram-se hoje nas Caldas da Rainha (distrito de Leiria) contra a construção do novo hospital do Oeste no Bombarral, numa ação promovida pela Câmara, que recusa aceitar o encerramento do hospital local.
O Governo aprovou na sexta-feira a passagem de mais oito Unidades de Saúde Familiar (USF) para o modelo B, permitindo que mais 11.218 utentes tenham médico de família, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O presidente da Organização Não Governamental (ONG) Open Society Foundation, Mark Malloch-Brown, salientou hoje que os incumprimentos financeiros têm um impacto real na esperança de vida das crianças, aumentando a taxa de mortalidade em 10 pontos percentuais.
A quota de mercado dos genéricos ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 50%, mas, alertou hoje a presidente da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN), ainda persistem “ineficiências que impedem uma maior adoção” destes fármacos.
Oito em cada 10 medicamentos em rotura no mercado são genéricos, uma situação que condiciona o acesso das populações à saúde e impacta negativamente os custos suportados pelos doentes e pelo SNS, alertou hoje a associação do setor.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) apresentou hoje ao Governo uma “contraproposta equilibrada” para a valorização das carreiras, admitindo que recebeu “sinais contraditórios” do Ministério da Saúde em relação às suas pretensões.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que será contra “qualquer processo de facilitismo” que não respeite uma “avaliação muito rigorosa” das habilitações de médicos estrangeiros que pretendam trabalhar em Portugal.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje a importância da prorrogação dos acordos dos cereais do Mar Negro para a redução sustentada dos preços dos alimentos, considerando "indispensáveis" à segurança alimentar global as exportações ucranianas e russas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o militar do curso de Comandos do Exército que teve hoje alta hospitalar, após quase um mês internado, e que tinha visitado há duas semanas.
A urgência pediátrica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu está em situação de rutura devido à falta de médicos, com risco iminente de fechar, assim como o bloco de partos, disse hoje à agência Lusa fonte do serviço de Pediatria.
Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) voltam à greve em 24 de julho, a primeira de uma nova ronda de protestos que se estende por setembro com paralisações nacionais e por distritos, anunciou hoje o sindicato.
O militar do 139.º curso de Comandos que esteve em coma induzido teve alta hospitalar hoje por apresentar "progressiva melhoria" do seu estado de saúde, anunciou o Exército.
O Governo dos Açores revelou hoje que pretende agilizar a atribuição de incentivos à fixação de médicos na região, processo que tem sido “algo moroso”, adiantando que vão ser contratados profissionais para os três hospitais da região.
O epidemiologista angolano Jeremias Agostinho considerou hoje importante que Angola adquira a vacina contra a malária, aconselhando o Governo a fazer esforços para a obter por meios próprios, “porque há muitos angolanos a morrer”.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um projeto de lei do PS para que os tratamentos termais voltem a ser comparticipados, com os socialistas a votarem contra outros três diplomas da oposição que tinham o mesmo objetivo.
A organização não-governamental Save the Children alertou hoje que três crianças morrem ou ficam feridas diariamente na Ucrânia por causa da intervenção militar da Rússia e que um grande número apresenta sequelas psicológicas.
O PCP criticou hoje a visita do ministro e secretários de Estado da Saúde ao distrito de Beja, realizada esta semana, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, por considerar que “não deu em nada”.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) contestou hoje o encerramento de maternidades, considerando que está em causa a segurança das mães no momento do parto e o direito das crianças a nascer em segurança.