Após uma reunião com a Human Rights Foundation, antes da audição do ministro da Saúde, Rui Rocha alerta para a possiibilidade de Portugal estar a ser cúmplice de "violação de direitos e liberdades".
O Infarmed autorizou o uso do medicamento pembrolizumab no tratamento do cancro de mama triplo negativo metastático, do colorretal metastático, do colo do útero persistente, do esófago metastático, carcinona das células renais em adultos e alguns casos de melanoma.
A Associação Nacional de Jovens na Fisioterapia manifestou hoje preocupação com o futuro da profissão, alertando que os novos estatutos da ordem colocam em causa a segurança dos cidadãos e a regulação de cerca de 12.000 profissionais.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reformulou o espaço da antiga Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória no Serviço de Urgência, no piso 02 do Hospital de Santo André, em Leiria, e juntou vários serviços. Trata-se dos serviços de Oncologia Médica, Hospital de Dia Polivalente e Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar suspendem a partir de sexta-feira a greve ao trabalho extraordinário em curso desde abril, depois de o ministro da Saúde se ter comprometido com a revisão da carreira, anunciou hoje fonte sindical.
As autoridades ambientais interditaram hoje a banhos as praias de Vale do Lobo e de Quarteira, no concelho de Loulé, devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar, disse o capitão do porto de Faro.
O líder do BE/Açores, António Lima, considerou hoje que a região possui recursos para “fazer mais” no setor da saúde e criticou a gestão pública dos últimos três anos de governo de direita (PSD/CDS-PP/PPM).
Meia centena de médicos da Unidade Local Saúde Alto Minho (ULSAM) formalizaram hoje a recusa em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias definidas pela lei, atitude que a administração admitiu estar a causar “preocupação”.
O PSD entregará ao Tribunal Constitucional o pedido de fiscalização sucessiva do diploma que despenalizou a eutanásia depois das férias parlamentares, em setembro, disse à Lusa a vice-presidente da bancada Paula Cardoso.
O Congresso Português e Espanhol de Epidemiologia realiza-se de 05 a 08 de setembro no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Faculdade de Farmácia, no Porto, e vai reunir 800 especialistas para debater o futuro da profissão.
A OMS alertou hoje que a situação no Sudão devido ao conflito entre o exército e paramilitares atingiu "níveis muito graves" e sublinhou que o país enfrenta "uma crise humanitária catastrófica" que afetou seis países da região.
Utentes do concelho de Cascais manifestaram-se hoje silenciosamente durante uma visita do ministro da Saúde ao Polo de Saúde de Carcavelos, hoje inaugurado, para exigir a criação de equipas de saúde familiar para dar resposta a 40.000 utentes.
O líder do PSD, Luis Montenegro, considerou hoje que a política de valorização dos profissionais de saúde “está a falhar” em Portugal, mas não na Madeira, onde a greve dos médicos teve hoje uma adesão praticamente nula.
O líder do Chega apelou hoje ao Presidente da República para obrigar no Governo a tomar medidas para assegurar que o Serviço Nacional de Saúde dê a resposta necessária durante a Jornada Mundial da Juventude.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse hoje que muitas das intenções do ministro da Saúde têm “esbarrado com total insensibilidade” do Ministério das Finanças, lembrando que há milhões de portugueses sem médico de família.
A diretora nacional de Saúde cabo-verdiana destacou hoje a credibilidade do país para ser um dos 37 que vão receber financiamento do Banco Mundial, no âmbito do fundo pandémica, e diz que o apoio chega em bom momento.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem em curso, até dia 31 de julho, as candidaturas para o Programa abem, que se destina a apoiar munícipes que, por força da sua condição económica, não conseguem adquirir a sua medicação.
Um relatório da Ordem dos Médicos conclui que o Serviço de Urgência/Bloco de Partos do Hospital Santa Maria (Lisboa) não tem condições para se manter em funcionamento porque “comporta riscos graves” para as grávidas e profissionais de saúde.
O ministro da Saúde escusou-se hoje a comentar os números da adesão à greve dos médicos e reiterou o empenho na aproximação com os clínicos, avançando que a proposta da grelha salarial será enviada quarta-feira aos sindicatos.
Mais de 30 instalações de saúde continuam sem funcionar nas regiões alvo de ataques terroristas no norte de Moçambique, equivalente a 26% do total, segundo dados divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A utilização da vacina contra o paludismo R21/Matriz-M foi autorizada para crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 36 meses no Burkina Faso, onde o paludismo é a principal causa de mortalidade infantil.
Cirurgias e consultas externas nos hospitais do Algarve adiadas e constrangimentos nas unidades de cuidados de saúde primários são consequências da greve convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que hoje se iniciou, disse à Lusa fonte sindical.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra regista uma adesão à greve dos médicos superior a 90%, disse à agência Lusa o médico José Carlos Almeida, do Sindicato Independentes dos Médicos, que convocou a paralisação.
A greve dos médicos paralisou hoje várias Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte e está a fazer-se sentir nos blocos operatórios de vários hospitais, nomeadamente no São João, no Porto, e em Viana do Castelo.