A maioria dos cuidadores informais que participaram num estudo sobre literacia em saúde desconhece que direitos tem, o que faz com que mais de 85% não tenha estatuto ou mais de 90% nunca tenha usufruído do descanso do cuidador.
Os trabalhadores do Mais Sindicato, que incluem os funcionários do SAMS, iniciam hoje uma greve de dois dias convocada pelo Sitese, que exige melhores salários e um processo negocial justo e adequado.
Um grupo de médicos antiaborto entregou terça-feira ao Supremo Tribunal dos EUA uma petição para restringir o acesso a uma pílula abortiva muito usada no país, antes da decisão sobre o assunto deste tribunal do topo do poder judiciário.
O ministro da Saúde disse hoje esperar que os planos de atividades e orçamentos dos hospitais, que ainda aguardam luz verde das Finanças, sejam aprovados “nas próximas semanas”.
O ministro da Saúde apelou hoje a uma maior prescrição de medicamentos genéricos, mais baratos do que os de marca, para reduzir a franja da população que não consegue comprar todos os fármacos prescritos.
A médica que denunciou alegados casos de erros e de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro disse hoje que vai processar os médicos do serviço e admitiu ser colocada noutra unidade do Centro Hospitalar do Algarve.
A maternidade do Hospital das Caldas da Rainha vai ser requalificada, num investimento de mais de 726 mil euros, comparticipado pelo Estado e pelo município, informou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O Ministério da Saúde está a trabalhar com a Segurança Social para que os certificados de incapacidade temporária possam ser passados nas urgências dos hospitais e também pelos médicos privados, anunciou o diretor executivo do SNS.
O uso de máscaras e viseiras deixa hoje de ser obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde e em estruturas residenciais ou de acolhimento a idosos e populações vulneráveis, segundo uma portaria publicada em Diário da República.
A qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde baixou na perspetiva dos utentes, sendo que o valor mais baixo de sempre é atribuído à acessibilidade técnica, segundo um estudo hoje divulgado.
Um em cada 10 portugueses não comprou no ano passado alguns dos medicamentos prescritos pelo médico por causa do custo, um valor que aumentou face ao ano anterior, segundo um estudo hoje divulgado.
A perceção dos utentes quanto à evolução do Serviço Nacional de Saúde na última década é positiva, mas esta ideia não é acompanhada pelo julgamento que fazem dos tempos de espera para consultas, exames e urgências, que consideram ter piorado.
O ministro da Saúde reconheceu hoje que se o Serviço Nacional de Saúde conseguir contratar entre 200 a 250 médicos no concurso para recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar será “um ano de sucesso” no processo de recrutamento.
O Ministro da Saúde reconheceu a atividade “muito dura” dos técnicos de emergência pré-hospitalar, que iniciaram hoje uma greve ao trabalho extraordinário, e disse estar a trabalhar para encontrar um modelo de compensação adequado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje a nomeação de cinco novos responsáveis de secções ao mais alto nível, incluindo o novo cientista-chefe, o britânico Jeremy Farrar.
O ministro da Saúde defendeu hoje que criar equipas dedicadas à urgência “é um avanço” para melhorar o serviço, mas esclareceu que o ministério ainda está em “plena fase de negociação” com os sindicatos, que envolve propostas e contrapropostas.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) esclareceu hoje que o princípio de acordo com o Governo para as Equipas Dedicadas de Urgência é “voluntário e reversível” e replica o que já acontece no Hospital de Cascais, com acordo da FNAM.
Mais de 8.600 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade, sobretudo devido à falta de profissionais para assegurar os cuidados prestados, sendo a região centro do país a mais afetada, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).
Um hospital de Barcelona, em Espanha, fez no final de fevereiro o primeiro transplante de pulmão totalmente robótico no mundo, numa técnica que reduz os riscos destas cirurgias e elimina as dores do paciente, anunciou hoje a instituição.
A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, por unanimidade, uma moção, através da qual reivindica o acesso aos cuidados de saúde no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), evitando que a população se desloque 90 quilómetros até Castelo Branco.
Os efeitos da greve dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) estão a fazer-se sentir por todo o país, com ambulâncias paradas na Área Metropolitana do Porto, Lisboa, Viseu, Coimbra e Algarve, segundo o sindicato.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto (i3S) lideram um projeto que, financiado em cerca de três milhões de euros, visa desenvolver "próteses inteligentes" capazes de enviar alertas e prevenir acidentes cardiovasculares.
Todos os distritos de Portugal continental e a ilha do Porto Santo apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) iniciam hoje uma greve ao trabalho extraordinário para reivindicar o cumprimento dos direitos laborais e a revisão da carreira, com o sindicato a prever um "grande transtorno” no serviço do INEM.