A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu não haver uma relação de causalidade entre o atraso no atendimento de uma chamada pelo INEM e a morte de uma mulher de 73 anos em Montemor-o-Velho em novembro de 2024.
A federação de dadores de sangue criticou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) por lançar campanhas para jovens com estadias gratuitas, enquanto ignora dadores regulares e nega direitos como a dispensa no dia da dádiva.
Os profissionais do Centro de Saúde de Mussangadze, em Manica, no centro de Moçambique, usam lanternas para atender pacientes à noite devido à falta de eletricidade, situação que se arrasta há cinco anos, queixou-se hoje a diretora.
Mais de um milhão e meio de exames e análises clínicas foram realizados nos centros de saúde e hospitais do Médio Tejo no primeiro semestre do ano, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS).
A gripe das aves foi detetada numa ave selvagem na Costa da Caparica, em Almada, no mesmo mês em que foi confirmado um foco numa capoeira doméstica em Setúbal, segundo a DGAV.
Um estudo de uma docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) demonstrou que a implementação de um programa de enfermagem de reabilitação para transplantados cardíacos traz ganhos de 50% na recuperação da autonomia dos pacientes.
O Estado vai comparticipar em 35% o conjunto de tratamentos termais prescritos no SNS, com o limite de 110 euros anuais por utente, mais 15 euros, segundo uma portaria hoje publicada, que entra em vigor a 01 de outubro.
A governadora da província moçambicana de Manica, no centro do país, pediu hoje mais prudência à população na prevenção da mpox, quando se registam dois casos na região, de um total de 31 em Moçambique.
Os hospitais do Oeste implementaram um sistema de telerreabilitação em fisioterapia para doentes oncológicos em regime de hospitalização domiciliária, foi hoje anunciado pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.
O grupo de cidadãos Santa Clara Vida Nova defendeu hoje a criação de um centro de reabilitação de sem-abrigo fora das zonas habitacionais desta freguesia de Ponta Delgada, nos Açores, numa carta enviada a várias entidades públicas regionais.
O secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, considerou hoje que o impacto da greve da saúde no Algarve demonstra os problemas estruturais no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negando que a paralisação tenha motivações políticas.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra esclareceu hoje que a sobrecarga de trabalho na Maternidade Bissaya Barreto, naquela cidade, se deveu ao aumento da procura nas últimas semanas devido a constrangimentos na rede de referenciação de grávidas.
A adesão dos médicos à greve de hoje dos profissionais de saúde no Algarve ronda os 60%, com várias Unidades de Saúde Familiar (USF) encerradas em Faro e em Loulé, disse André Gomes, do Sindicato dos Médicos da Zona Sul.
Um projeto europeu, que conta com a participação da Universidade de Coimbra (UC), quer melhorar o diagnóstico, o prognóstico e, consequentemente, o tratamento de leucemias/linfomas de células T maduras, através da medicina personalizada.
O interior e o Norte de Portugal continental serão as zonas mais atingidas pelas poeiras transportadas pela massa de ar proveniente do Norte de África que a partir de hoje afetarão a qualidade do ar.
A greve nos serviços de saúde do Algarve está hoje a afetar os serviços de urgência, consultas externas e o funcionamento do bloco operatório do hospital de Faro, disseram fontes dos sindicatos que convocaram a paralisação.
Medicamentos injetáveis e sensores para diabetes só poderão ser prescritos, a partir de sexta-feira, por algumas especialidades médicas, uma medida que os especialistas saúdam, mas consideram tardia e temem não resolver as dificuldades de acesso ao tratamento.
Os distritos de Bragança e Vila Real vão estar no sábado sob aviso vermelho, o máximo, devido à persistência de valores extremamente elevadas da temperatura máxima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O mês de julho foi o terceiro mais quente desde que há registo, quebrando a sequência de recordes do mesmo mês, segundo o serviço Copernicus, que avisa que tal não significa que as alterações climáticas tenham abrandado.
Dezasseis médicos em funções na maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra apresentaram escusas de responsabilidade, revelou a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando que a sobrecarga daquela unidade aumenta o risco de erro clínico.
As autoridades de saúde moçambicanas alertaram para a desinformação no aleitamento materno na província de Nampula, devido à cor amarelada e textura espessa do colostro, que provoca receio nas mães sobre a falsa possibilidade de prejudicar os bebés.
Médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde cumprem hoje uma greve conjunta de 24 horas, no Algarve, em protesto contra a falta de profissionais e a degradação das condições de trabalho.
A organização Médicos Sem Fronteiras exigiu hoje o encerramento dos pontos de distribuição de alimentos geridos pela Fundação Humanitária de Gaza (FHG), controlada por Israel e Estados Unidos, considerando-os locais de “assassinatos orquestrados” de palestinianos.
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia de quinta-feira, avisou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).