A Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) passa a partir de quinta-feira a poder designar os membros dos órgãos de gestão de hospitais, institutos de oncologia e unidades locais de saúde.
Há crianças com perturbações de neurodesenvolvimento que não têm onde ficar durante o verão, “como se a doença fosse de férias”, disse hoje à Lusa Carolina Duarte, médica no Hospital de Aveiro.
Portugal foi um dos 21 Estados-membros da União Europeia (UE) que reduziu emissões poluentes no primeiro trimestre de 2023, embora menos que os restantes, enquanto conseguiu aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), divulgou hoje o Eurostat.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam na quinta-feira a campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, que visa alertar para os riscos da condução sob influência do álcool.
Mais de 90 operacionais, com o auxílio de um helicóptero, combatiam cerca das 09:00 um incêndio que deflagrou numa zona de eucaliptal no concelho de Loures, disse à Lusa fonte da proteção civil.
Itália elevou para o estado de pré-alerta o vulcão Etna devido à alta probabilidade de novas erupções, após a que começou no domingo e levou ao encerramento temporário do aeroporto da Catânia, na ilha da Sicília.
Vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O prazo para apresentação de candidaturas ao novo programa de apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais, para financiar a 85% a substituição de janelas e instalação de painéis fotovoltaicos, abre hoje.
O Canadá vive a pior temporada de incêndios florestais da sua história, com milhares de fogos que já levaram à emissão de mais de 200 ordens de evacuação este ano, forçando cerca de 168 mil pessoas a deixar temporariamente as suas casas.
O número de mortos nos incêndios florestais no Havai, os mais mortíferos em mais de um século nos Estados Unidos, subiu para 101, disse o governador do arquipélago, Josh Green.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu à comunidade internacional que não esqueça a situação "profundamente preocupante" em que vivem os afegãos, dois anos depois dos talibãs chegarem ao poder no Afeganistão.
O secretário-geral do PCP disse ontem, em Faro, que os sacrifícios exigidos nos últimos anos pela crise, pela pandemia e pela guerra na Ucrânia sobram sempre para uma imensa maioria, enquanto uma pequena minoria aproveita vantagens, oportunidades e lucros.
O Governo moçambicano disse ontem que algumas das principais exigências dos médicos que estão em greve em Moçambique não encontram enquadramento na lei, reiterando que o protesto é incorreto e coloca em causa a população.
O departamento de Defesa dos Estados Unidos garantiu hoje que vai continuar a dar assistência a militares que queiram interromper uma gravidez, se assim o desejarem, mesmo que haja oposição e bloqueio de um senador republicano.
A Ordem dos Médicos afirmou hoje que não teve conhecimento de uma nova proposta de criação de uma rede de referenciação hospitalar em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia e pede para aceder ao documento “com a máxima urgência”.
O Ministério da Saúde de Moçambique lançou ontem um inquérito para avaliar a imunidade após a vacinação contra a covid-19 no país, processo que vai abranger 20 mil pessoas em todas as províncias moçambicanas.
Os setores do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) considerados “fundamentais” estão a ser “gradualmente repostos”, após o ataque informático ocorrido no dia 06 de agosto, indicou hoje o secretário regional da tutela, sublinhando que a “investigação criminal” prossegue.
O PCP reclamou hoje a intervenção da Câmara da Golegã (Santarém) junto do Governo para resolver o problema da falta de médicos de família no concelho, salientando que existem cerca de 700 utentes nessa situação.
A Associação Médica de Moçambique (AMM) vai realizar, na sexta-feira, mais uma assembleia-geral em Maputo para decidir sobre a prorrogação da greve da classe, em curso desde 10 julho, avançou hoje à Lusa fonte oficial.
A Amnistia Internacional (AI) acusou os talibãs de terem transformado a esperança de emancipação da mulher no Afeganistão num “vendaval de restrições draconianas” desde que regressaram ao poder, há dois anos.
Mais de um quarto dos detidos nas cadeias moçambicanas tem HIV, segundo os resultados preliminares do Inquérito Biológico e Comportamental em Reclusos e Agentes Penitenciários em Moçambique, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou o desaconselhamento a banhos nas praias de Matosinhos, no distrito do Porto, mantendo agora um controlo “regular e atento”, disse hoje o vice-presidente.
A Nova Zelândia removeu hoje as últimas restrições impostas no país devido ao novo coronavírus, marcando o fim de uma política de resposta à pandemia de covid-19.
As autoridades sanitárias moçambicanas confirmaram mais 245 casos de cólera e três mortos em menos de quinze dias, essencialmente na província de Nampula, de acordo com os dados do Ministério da Saúde analisados hoje pela Lusa.