Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.
Pelo menos três pessoas morreram e centenas foram tratadas em Sistan-Baluchistão, uma província do sudeste do Irão atingida por tempestades de poeira, informaram hoje meios de comunicação social locais.
A Ordem dos Médicos nos Açores manifestou hoje "profundo pesar" pela morte, na quinta-feira, do pediatra Carlos Pereira Duarte, destacando a carreira "incansavelmente dedicada à saúde infantil" e por ter sido "um mentor inspirador na saúde pública infantil".
O parlamento aprovou hoje em votação final global, por unanimidade, um diploma que partiu do PS para repor o regime de comparticipação do Estado no preço dos tratamentos termais prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A África do Sul enfrenta nos próximos meses uma escassez de ovos e de carne de frango devido a um novo surto de gripe aviária que afeta atualmente duas províncias do país, foi hoje anunciado no país africano.
O Governo são-tomense inaugurou hoje a primeira sala de exames e perícias legais, com apoios de Portugal e das Nações Unidas, para travar a impunidade face aos crimes sexuais que aumentam no arquipélago.
Cerca de 6.000 farmacêuticos estão habilitados para dar as vacinas da gripe e covid-19 nas mais de 2.300 farmácias que aderiram à campanha sazonal de vacinação, anunciou hoje a Ordem dos Farmacêuticos (OF).
O Governo autorizou a realização de despesa até 222,32 milhões de euros para aquisição de vacinas contra a covid-19 até 2026, através do procedimento europeu centralizado, segundo uma resolução publicada hoje em Diário da República.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra está à procura de voluntários para fazer companhia e dar apoio a idosos da Baixa da cidade, revelou hoje a coordenadora do projeto comunitário de solidariedade social “Sim à Vida”.
Uma empresa com sede na Covilhã está na fase de conclusão dos testes pré-clínicos de uma enzima responsável por produzir stress oxidativo que pode ser moldada para níveis que permitam evitar a progressão da doença de Parkinson.
As vacinas que vão chegar às farmácias nos primeiros dias da campanha de vacinação, que arranca no dia 29, não serão suficientes para dar resposta às reservas já feitas pelos utentes, escreve hoje o Jornal de Notícias (JN).
A Inteligência Artificial (IA) pode ter impacto no jornalismo e na saúde, segundo o professor Luis Paulo Reis, do departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
O tráfico de medicamentos ilícitos representa 20% a 60% do mercado disponível na África Ocidental, chegando a ser 80% no Burkina-Faso e na Guiné-Conacri, anunciou hoje um projeto de combate ao tráfico e crime organizado na região.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) garantiu hoje que não deliberou, até ao momento, sobre qualquer contratação de profissionais a empresas para suprir a falta de médicos que recusam exceder as 150 horas extraordinárias.
O parque temático Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, promove duas visitas guiadas ao espaço com língua gestual portuguesa (LGP), no sábado, Dia Internacional das Línguas Gestuais, às 10:30 e às 14:30, interpretada por duas guias.
O Parque Verde de S. Mateus, em Cantanhede, vai receber a Rota do Coração, no dia 01 de outubro, das 10:00 às 16:00, informou a Câmara Municipal daquela cidade.
O governo regional da Catalunha vai distribuir produtos reutilizáveis para a menstruação, de forma universal, a partir do primeiro trimestre de 2024, para "garantir o direito à equidade menstrual", anunciou hoje o executivo da região espanhola.
Vinte e seis unidades de saúde de um total de 39 destruídas pelo conflito armado em Cabo Delgado continuam encerradas, avançou hoje o secretário de Estado daquela província do Norte de Moçambique.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda lembra numa nota enviada à Lusa que, como habitualmente, será efetuada “por uma equipa de profissionais do Instituto Português do Sangue e Transplantação”.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) estimou hoje que uma elevada taxa de adesão à vacina da covid-19 das pessoas com mais de 60 anos pode prevenir entre 21% e 32% de hospitalizações.
O Governo dos Açores aprovou o Decreto Regulamentar Regional que procede à criação do Centro de Saúde da Lagoa, na orgânica da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, foi hoje anunciado.
A unidade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa declarou oficialmente terminado o surto de poliomielite, uma doença infecciosa muito contagiosa e que pode ser mortal, detetado na Ucrânia em outubro de 2021.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denunciou hoje o “biscate” utilizado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para suprir a falta de médicos motivada pela recusa em exceder as 150 horas de trabalho extraordinário anual.
O bastonário dos médicos desafiou hoje a tutela a criar um fundo de formação para financiar as ações formativas e os estágios que os internos têm de fazer e valorizar a especialidade de Medicina Interna nos hospitais.