O líder do PSD pediu uma audiência urgente ao Presidente da República por ter ficado muito preocupado com o alerta do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a possibilidade de um "novembro dramático" no setor.
O presidente do Chega considerou hoje que o Presidente da República devia ter vetado o diploma da dedicação plena ao Serviço Nacional de Saúde e acusou o diretor executivo do SNS de atribuir culpas aos médicos pelos problemas no setor.
A Nigéria introduziu hoje a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) no seu sistema nacional de vacinação, com o objetivo de vacinar 7,7 milhões de raparigas, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Castelo de Paiva lançou um questionário na Internet para recolher a opinião da população sobre questões da saúde no concelho, no âmbito da elaboração do Plano Estratégico Municipal de Saúde e Bem-Estar, informou hoje o município.
As desigualdades entre homens e mulheres em Portugal são mais acentuadas na saúde, alertou hoje o Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), que coloca o país em 23.º lugar entre os 27 da União Europeia.
Cerca de dois terços das instalações de saúde de Gaza deixaram de funcionar devido aos ataques israelitas e falta de combustível, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que pediu a passagem segura de combustível e mantimentos.
A urgência obstétrica e ginecológica e o bloco de partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal, está desde segunda-feira a funcionar em instalações requalificadas e com novos equipamentos, anunciou hoje a unidade de saúde.
O Presidente da República promulgou hoje com “inúmeras dúvidas e reticências” os diplomas que aprovam a dedicação plena no SNS, a organização e funcionamento das Unidades de Saúde Familiar e a criação das Unidades Locais de Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecerá cuidados médicos e apoio a todos os israelitas e palestinianos, indicou hoje o seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreysus.
Cerca de 16.300 pessoas já foram vacinadas contra a gripe e 5.900 contra a covid-19 na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da campanha 2023/2024, que começou em 25 de setembro, indicou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje o “grito de alerta” dos médicos como “absolutamente correto” do ponto de vista ético e deontológico e lembrou também a importância da "ética política".
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vê o apelo do diretor executivo do SNS aos médicos como o reconhecimento da gravidade da situação e sublinha que, “justamente por questões éticas”, os médicos que representa têm dado o exemplo.
A Comissão Europeia quer disponibilizar uma lista de medicamentos críticos na União Europeia (UE), analisar a cadeia de abastecimento e avançar com contratos públicos conjuntos para adquirir antibióticos e antivirais para o inverno, para evitar a escassez.
O pico de consumo de energia limpa será atingido esta década, mas será tarde de mais para evitar um aquecimento global de 2,4 graus Celsius diz a Agência Internacional de Energia.
A comissão do Ambiente (ENVI) do Parlamento Europeu (PE) defendeu hoje, em Bruxelas, a redução da utilização de pesticidas químicos mais perigosos em 65%, até 2030, na União Europeia (UE), face à média do período 2013-2017.
A Federação Nacional dos Médicos afirmou hoje que as criticas do diretor executivo do SNS, que disse que os médicos devem protestar “de forma eticamente irrepreensível” fazem ricochete para o Governo, lembrando que todos os dias cumprem com a ética.
Os deputados do PSD eleitos por Leiria questionaram de novo o Ministério da Saúde sobre os constrangimentos nos hospitais de Leiria e Caldas da Rainha, e exigiram saber que soluções existem para colmatar as falhas registadas em diferentes serviços.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) avisa que se os médicos não chegarem a acordo com o Governo, novembro poderá ser o pior mês dos últimos 44 anos no SNS.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo seis distritos que vão estar em vigor até às 15h00 no Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, e até às 18h00 em Leiria e Coimbra.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou hoje que houve “uma enorme evolução” nas propostas apresentadas pelo Governo nas negociações com os sindicatos médicos, tendo a “expectativa” de que se encontre “uma boa solução”.
O presidente da Câmara de Chaves antevê um mês de novembro “muito difícil” no hospital daquela cidade, podendo vir a ser afetados os serviços de urgência pediátrica, internamento e urgência de ortopedia e urgência médico-cirúrgica.
No âmbito do Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que se assinala a 29 de outubro, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, vai assinalar a data alertando a população para os sintomas do AVC e procedimentos a adotar.
O executivo da Câmara do Porto aprovou hoje, com os votos contra do BE e CDU, submeter a deliberação da Assembleia Municipal o auto de transferência de competências na saúde, que prevê a construção de quatro centros de saúde.
O presidente da Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, revelou hoje que a verba para o projeto de construção do novo polo do Centro Hospitalar local já está inscrita na proposta de Orçamento do Estado para 2024.