A Câmara de Leiria entregou hoje 10 viaturas, para a prestação de cuidados ao domicílio, aos centros de saúde do concelho, onde a falta de médicos de família para 40 mil utentes é o que mais preocupa.
Portugal registou 804 novos casos de infeção por VIH no ano passado, confirmando uma tendência decrescente que se verifica desde 2000, revela o relatório “Infeção por VIH em Portugal – 2023”, hoje divulgado.
O bastonário da Ordem dos Médicos manifestou-se hoje preocupado com o número de vagas por preencher no concurso para formação de médicos especialistas, sublinhando que esta é “absolutamente fundamental” para o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde.
A África do Sul, o país com mais casos do vírus da imunodeficiência humana (VIH) no mundo, registou a primeira descida significativa do número de pessoas infetadas, segundo um estudo hoje publicado.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa disse esta manhã, na Guarda, que fará “tudo” para que o Plano de Revitalização da Serra da Estrela “ainda seja aprovado” pelo atual governo.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Terra Verde – Polo de Pico de Regalados, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, alvo de uma requalificação na ordem de um milhão de euros, vai ser inaugurada na terça-feira.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu hoje que não perdeu totalmente a esperança de uma negociação com os médicos, no entanto, considera que também é necessário que os sindicatos se aproximem das posições do Governo.
O candidato a secretário-geral do PS José Luís Carneiro propôs hoje o reforço da contratualização com instituições de solidariedade social e misericórdias, por forma a aumentar consultas, cirurgias e exames.
O bastonário da Ordem dos Médicos apelou hoje ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” e à Direção Executiva do SNS que tenha mais coordenação no funcionamento em rede dos hospitais.
A Autoridade de Saúde Regional (ASR) do Algarve está a monitorizar a presença da bactéria ‘legionella’ nos chuveiros dos balneários do pavilhão desportivo de uma escola em Aljezur, disse hoje à Lusa fonte daquela entidade.
A distinção “bandeira verde” foi este ano atribuída a 108 municípios, mais 13 do que no ano anterior, por desenvolverem políticas amigas das famílias, anunciou hoje o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
Os professores querem uma “revisão urgente” às alterações feitas pelo ministério da Educação (ME) às regras que definem a colocação de docentes por doença, por considerarem que deixam de fora quem tinha direito a mudar de escola.
O ministro da Saúde reconheceu hoje que precisa de “mais tempo” para reorganizar o funcionamento das urgências para que o sistema funcione, apesar do “problema crónico” da dependência das horas extraordinárias.
O número de pessoas em risco de pobreza aumentou para 17% em 2022, divulga hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo o qual a pobreza aumentou em todos os grupos etários e afetou “mais significativamente” as mulheres.
Um grupo de investigadores do Porto está a desenvolver uma ferramenta eletrónica para melhorar a prescrição de medicamentos a pessoas com mais de 65 anos para prevenir reações adversas consideradas “um problema de saúde pública”, foi hoje divulgado.
O número de mortes devido a acidentes e doenças relacionadas com trabalho atinge cerca de três milhões em cada ano, de acordo com estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), hoje divulgadas.
Um projeto de apoio domiciliário a pessoas com sintomas de demência, em Braga, promovido pelas Irmãs Hospitaleiras do sagrado Coração de Jesus, ganhou o primeiro Prémio Manuel António da Mota, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que as centenas de vagas por preencher no concurso de internato médico no Serviço Nacional de Saúde (SNS), são “um cartão vermelho” ao Ministério da Saúde, que acusou de incompetência e inoperância.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) manifestou-se hoje "muito preocupada" com o número de vagas por preencher no internato médico, considerando que compromete a formação de especialistas e revela desistência precoce do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O aumento de doenças respiratórias na China, que chamou a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) é causado pela gripe e outros agentes patogénicos conhecidos e não por um novo vírus, afirmou hoje o Ministério da Saúde chinês.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) recusa participar na reunião negocial agendada para segunda-feira no Ministério da Saúde (MS), considerando-a “uma farsa” e “uma encenação” criada pela tutela “para poder dizer que negociou” com os enfermeiros.
Profissionais de saúde ativistas de diferentes setores lançaram hoje uma carta aberta e apelam a uma tomada de posição “urgente e imprescindível” das diferentes ordens portuguesas sobre a crise humanitária na Faixa de Gaza.
O concurso para a formação de médicos especialistas terminou no sábado com 1.836 das 2.242 vagas preenchidas, anunciou hoje a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), assumindo preocupação com a diminuição das escolhas em Medicina Interna.
O Papa Francisco revelou hoje que está com um “problema de inflamação pulmonar”, o que o obrigará a resguardar-se na sua residência, impedindo-o de rezar o Angelus dominical na Praça de São Pedro.