A ex-secretária de António Lacerda Sales disse hoje que não fez nada que o antigo secretário de Estado da Saúde não soubesse, revelando que teve orientações para contactar Nuno Rebelo de Sousa e hospital sobre as gémeas luso-brasileiras.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou hoje para a particular vulnerabilidade das crianças à infeção de varíola em África, especialmente no Burundi, onde quase um terço dos infetados tem menos de 5 anos.
Cabo Verde registou duas mortes por dengue, as primeiras provocadas pelos atuais surtos, uma em Mosteiros, na ilha do Fogo, e outra na Praia, ilha de Santiago, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A área ardida nos principais incêndios que lavraram nos últimos dias em Amarante, no distrito do Porto, foi de cerca de 5.000 hectares, de acordo com uma primeira estimativa autárquica.
O PAN/Açores entregou na Assembleia Regional um projecto de resolução para a criação de uma estratégia de prevenção e combate ao suicídio, alegando que o modelo atual "não atende" às necessidades populacionais, foi hoje anunciado.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 410 quilos de carne num talho em Barcelos e instaurou um processo-crime, por posse e comercialização de géneros alimentícios “bastante deteriorados e impróprios para o consumo”, foi hoje anunciado.
A Amnistia Internacional pediu hoje esforços redobrados a Portugal no combate às causas das alterações climáticas, defendendo que os incêndios da última semana no Norte e Centro do país servem de alerta.
Os incêndios que lavraram nas regiões norte e centro ao longo desta semana provocaram cinco mortos e 177 feridos, 17 dos quais graves, segundo números provisórios avançados hoje pela Proteção Civil.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) contratou seis novos clínicos, um para o hospital e os outros para o Centro de Saúde de Beja, reduzindo o número de utentes sem médico de família.
A Comissão Europeia autorizou hoje a vacinação de adolescentes, cidadãos entre os 12 e os 17 anos, contra o mpox, na sequência de uma recomendação feita na quinta-feira pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).
O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês anunciou nesta sexta-feira que Pequim e Tóquio chegaram a um consenso sobre a gestão da água contaminada da central nuclear de Fukushima Daiichi, após meses de negociações.
Os médicos internos de Calcutá, no nordeste da Índia, anunciaram hoje o fim de uma greve que durava há mais de um mês, desde a violação e o assassínio de uma colega.
Uma equipa científica liderada pela neurofarmacologista Maria José Diógenes confirmou em experiências com ratinhos o potencial terapêutico de um novo composto químico contra a doença de Alzheimer, forma mais comum de demência que afeta a memória e a linguagem.
A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2024-2025 começa hoje nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em mais de 2.500 farmácias, com quase cinco milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19 para administrar.
Cientistas encarregues de encontrar as origens da covid-19 identificaram uma pequena lista de animais que possivelmente ajudaram a transmitir o vírus a humanos, num esforço que pode rastrear a fonte do surto.
Várias centenas de vacinas contra o monkeypox (mpox) foram administradas desde terça-feira no Ruanda, no âmbito da primeira campanha de imunização realizada no continente africano, anunciou hoje a agência sanitária da União Africana (África CDC).
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização dos lotes de produtos cosméticos colocados no mercado nacional por uma empresa sem ter acautelado o cumprimento das normais legais que estão em vigor.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou hoje alargar a vacinação ao mpox a adolescentes, uma vez que a resposta imunitária é semelhante à dos adultos, para prevenir surtos.
O ministro da Presidência criticou hoje as “leituras de limitação de acesso”, feitas de forma “talvez não muito adequada” sobre a vacinação de maiores de 85 anos contra a gripe e covid-19 apenas em centros de saúde e lares.
As Nações Unidas alertaram hoje para o risco que os países da África Subsariana correm na erradicação do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), se o aumento da dívida pública desses países continuar a provocar cortes na assistência médica.
O Plano de Emergência da Unidade local de Saúde de Aveiro é levantado às 20:00 de hoje, por decisão do conselho de administração, informou aquela entidade.
Um total de 75 mil pessoas vão passar a ter médico de família no Hospital de Cascais, uma medida que representa uma despesa de seis milhões de euros até final deste ano, anunciou hoje o Governo.
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) vota na segunda-feira a criação da nova especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, permitindo, se for aprovada, começar a formar especialistas já em 2025.
O secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, disse hoje que o Governo dos Açores ainda não recebeu “um único cêntimo” da República, na sequência do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).