O médico ortopedista Norberto Canha, que foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, morreu aos 94 anos, informou hoje a Ordem dos Médicos.
O médico de saúde pública Nuno Rodrigues foi hoje eleito secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sucedendo a Jorge Roque da Cunha, anunciou a estrutura em comunicado.
O Ministério da Saúde anunciou hoje que, em 2023, foram administradas, em Portugal, mais de 7,3 milhões de vacinas no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e da campanha de vacinação sazonal contra a gripe e covid-19.
O XIV Congresso do Sindicato Independente dos Médicos decorre hoje, em Peniche, e será marcado pela eleição de Nuno Rodrigues como secretário-geral, substituindo no cargo Jorge Roque da Cunha, que liderou o sindicato nos últimos 12 anos.
Uma equipa internacional de investigadores apresentou uma nova forma de classificar a tuberculose, que visa dar mais atenção aos estágios iniciais da doença, indica um comunicado da britânica University College London (UCL) divulgado hoje.
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, disse hoje que a academia transmontana vai insistir na criação de um curso de medicina em Vila Real.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) anunciou hoje a retirada de uma queixa judicial contra o Estado, depois de terem sido publicadas portarias de licenciamento das unidades de saúde.
A princesa de Gales, Kate Middleton, mulher do herdeiro do trono britânico, Guilherme, anunciou hoje, num vídeo, que lhe foi diagnosticado cancro e que iniciou um tratamento de quimioterapia, pedindo respeito pela privacidade da família.
As obras no serviço de Saúde Mental do hospital Padre Américo, em Penafiel, afetado por um incêndio em 26 de dezembro, deverão arrancar em maio, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
A Urgência de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, no Hospital das Caldas da Rainha, informou hoje a administração hospitalar.
A presença da bactéria ‘legionella’ levou ao encerramento dos balneários do pavilhão da Escola EB 2, 3 Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé, no Algarve, estando as instalações a ser desinfetadas antes de serem reabertas, foi hoje divulgado.
O presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) manifestou-se hoje preocupado com a recente criação das novas unidades locais de saúde, alertando para o perigo de uma “cultura hospitalocêntrica” que subalternize os cuidados primários.
A Finlândia vai retomar a contribuição anual de cinco milhões de euros para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA, na sigla em inglês), anunciou hoje o Governo finlandês.
O Brasil ultrapassou a marca de dois milhões de casos de dengue em 2024, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde do país, um novo recorde, desde que existem registos.
O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, alertou hoje, em Maputo, que o surto de conjuntivite que afeta várias regiões do país está a condicionar a produtividade das empresas.
ortugal tem menos de um oftalmologista por 10.000 habitantes, ocupando a nona posição a nível europeu, segundo dados do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, que apontam para um défice de 127 especialistas no SNS.
Centenas de médicos quenianos protestaram hoje nas ruas para exigir melhores salários e condições de trabalho, no âmbito de uma greve nacional que entrou na sua segunda semana.
A presidente do Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) afirmou hoje que a aprovação de mais três medicamentos à base de canábis vai permitir que “muito mais doentes” e com diferentes patologias possam ser tratados com estes produtos.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um material implantável que permite promover a formação e desenvolvimento de tecido cartilaginoso, assim como travar o processo inflamatório relacionado com a osteoartrite.
O Hospital Garcia de Orta (HGO) tem a funcionar desde setembro, no serviço de urgência, um sistema de pulseiras eletrónicas para doentes com risco de fuga, que em média faz três a quatro disparos por dia.
Portugal manteve em 2022 a redução progressiva dos casos de tuberculose, totalizando 1.518, mas ainda se mantém como um dos países europeus com maior incidência da doença, revela um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Trinta e dois casos de tuberculose em crianças menores de cinco anos foram diagnosticados em 2022, correspondendo a uma taxa de notificação de 6,2 casos por 100 mil crianças, segundo um relatório, que aponta um aumento face a 2021.
Os casos de tuberculose na população imigrante em Portugal aumentarem em 2022, totalizando 457, o que representa 30,1% do total de situações diagnosticadas, segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os hospitais privados fizeram no ano passado mais de 25 mil consultas por dia, num total que ultrapassou os 9,3 milhões, segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).