As famílias estão a recorrer ao crédito ao consumo como solução para despesas dos orçamentos familiares a que não conseguem responder com salários e poupança, devido ao agravar do custo de vida, segundo economistas contactados pela Lusa.
Um novo estudo da University of California Davis Health revela que o cérebro humano está a ficar maior, o que poderá levar a um aumento da reserva cerebral, reduzindo potencialmente o risco global de demências relacionadas com a idade.
O médico e investigador Marcelo Urbano Ferreira alertou hoje para o risco de aumentar em Portugal o número de casos de dengue importados e da sua introdução em Portugal, uma vez que já existem neste país mosquitos transmissores.
Com 830 óbitos por dengue confirmados nos três primeiros meses do ano, o Brasil experimenta uma tempestade perfeita e as mortes provocadas pela doença devem atingir um novo recorde histórico, avaliou Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infetologia (SBI).
O Brasil vai reforçar a vacinação e adicionou mais 154 cidades à lista de prioridades para reduzir os impactos da dengue, que em menos de três meses já matou 830 pessoas e infetou 2,3 milhões.
O centro de saúde de Fernão de Magalhães, em Coimbra, reabre ao público nas novas instalações, em 01 de abril, assim como duas novas unidades de saúde familiar em Cantanhede, informou hoje a Unidade Local de Saúde de Coimbra.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje à nova ministra da Saúde início de negociações com vista à resolução dos problemas da classe, como a valorização dos salários e a contagem de todo o tempo serviço.
O Grupo de Trabalho interministerial que elaborou a proposta para a saúde nas prisões defende a transferência da tutela dos cuidados de saúde prisionais para o Ministério da Saúde e a sua integração no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Governo pró-europeu polaco anunciou hoje o lançamento do seu "plano B" para liberalizar o acesso à pílula do dia seguinte na Polónia, contornando o veto do Presidente conservador, Andrzej Duda, a esta reforma.
O presidente polaco, o conservador Andrzej Duda, vetou hoje um projeto de lei para liberalizar o acesso à pílula do dia seguinte na Polónia, um veto antecipado pelo novo Governo pró-europeu, que disse estar preparado para o contornar.
A Irlanda tornou-se há 20 anos o primeiro país europeu a proibir totalmente o consumo de tabaco nos espaços públicos e locais de trabalho, medida que terá salvado 3.700 vidas só nos primeiros três anos da sua aplicação.
O INEM encaminhou no ano passado 8.796 doentes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, mais 1.920 do que em 2022, representando uma média de 24 casos diários.
A farmacêutica japonesa fabricante do suplemento alimentar associado a cinco mortes e mais de 100 hospitalizações no Japão disse hoje desconhecer a causa exata dos problemas de saúde alegadamente provocados pelo consumo do produto, também vendido noutros países asiáticos.
Cinco alunos de Ourém do Pará, no Brasil, estão em Ourém, no distrito de Santarém, até segunda-feira, num intercâmbio de conhecimento relacionado com as questões ambientais e alterações climáticas.
Os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) não conseguiram alcançar um acordo para preparar melhor o mundo para uma futura pandemia, devendo retomar as negociações em abril, avançou hoje a agência de notícias France-Presse.
A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou hoje a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Nuno Rodrigues, disse hoje esperar da nova ministra da Saúde, Ana Paula Martins, uma postura de diálogo e vontade de resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde.
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje a nomeação de Ana Paula Martins como ministra da Saúde “uma excelente escolha”, esperando que a nova equipa ministerial reponha “alguma justiça” nos salários daqueles profissionais de saúde.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos considerou hoje que a nova ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tem “o perfil adequado” para poder identificar e resolver muitos dos problemas do Serviço Nacional de Saúde.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), Joana Bordalo e Sá, saudou hoje a nomeação de Ana Paula Martins como nova ministra da Saúde, referindo que vai exigir o regresso à mesa das negociações.
A antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Ana Paula Martins vai ser a nova ministra da Saúde, depois de em dezembro se ter demitido do cargo de presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
Ana Paula Martins, que exerceu o cargo de bastonária da Ordem dos Farmacêutico e presidiu durante um ano ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, é a nova ministra da Saúde do Governo liderado por Luís Montenegro.
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga está sem dinheiro para pagar os salários de março, porque as suas contas foram penhoradas pela Segurança Social, disse hoje o presidente da instituição.
A prevista continuação de chuva e aguaceiros deverá manter a concentração de pólen atmosférico num nível baixo em todo o país, devido ao efeito de “lavagem da atmosfera” provocado pela precipitação, foi hoje divulgado.