O presidente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e o presidente do Sintap/Açores apelaram hoje à solidariedade do Governo da República para uma rápida reconstrução do hospital de Ponta Delgada, afetado por um incêndio.
A Comissão Europeia anunciou hoje 11 milhões de euros para reforçar a abordagem à saúde mental na União Europeia (UE) e “quebrar o estigma” que persiste e “antecipar intervenções e um apoio oportuno”.
O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje formalmente as regras que ditam a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos veículos pesados.
O Ministério da Saúde na Faixa de Gaza alertou hoje que o sistema de saúde no enclave palestiniano, em guerra há mais de sete meses com Israel, está “a horas de entrar em colapso” devido à falta de combustível.
A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) de Angola defendeu hoje que este apoio aos bebés recém-nascidos deve ser uma política pública em Angola para abranger as 18 províncias do país.
Os profissionais de saúde de Moçambique anunciaram hoje a continuação da greve e a suspensão dos serviços mínimos nos hospitais, face à falta de consenso com o Governo, que acusam de “agravar os assédios e ameaças”.
O Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, obteve a certificação de nível “bom”, de acordo com o modelo de Acreditação da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia (ACSA), adotado pela Direção Geral da Saúde (DGS).
O Escritório das Nações Unidas para a Droga e Crime Organizado em Moçambique alertou hoje para o crescimento de um mercado lusófono de tráfico ilícito, denunciando a existência de “cartéis” brasileiros com contactos em países de língua portuguesa.
A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin, líder da oposição) pediu hoje um inquérito parlamentar ao setor da saúde no país, que considerou estar “prestes a colapsar”.
Um estudo de prevalência de insuficiência cardíaca em Portugal revela “uma grande disparidade” entre regiões, com o Alentejo (29,2%) e Lisboa e Vale do Tejo (18,84%) a apresentarem valores muito superiores à média nacional.
A Missão Católica Portuguesa de Caracas (MCP) alertou hoje para a falta de ajuda psicológica para enfrentar o dia-a-dia na Venezuela, país onde vivem milhares de portugueses, muitos deles carenciados.
O serviço de Urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, está com constrangimentos na área médica e Via Verde AVC até às 08:00 de segunda-feira, de acordo com uma informação a que a Lusa teve acesso.
A informação sobre a forma de proteger os pés para as grandes peregrinações ainda não chega a todos os que se metem ao caminho para o Santuário de Fátima, segundo a podologista Cláudia Ferreira.
O Conselho Regional do PSD/Açores apelou hoje para a “união de todas as forças políticas”, face ao desafio colocado pelo incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
O primeiro doente transplantado com um rim de porco geneticamente modificado morreu quase dois meses depois de ter sido submetido ao procedimento, anunciou no sábado a família e o hospital que realizou a cirurgia.
Um grupo de funcionários de saúde são-tomense disse hoje à Lusa que não recebe salário, em alguns casos há quatro anos, porque o Governo são-tomense não concluiu os seus processos de enquadramento na administração pública.
O Hospital Santa Maria esclareceu hoje que não tem conhecimento formal do processo de fiscalização instaurado pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), considerando que não é correto dar a entender que existe um surto de 'legionella'.
As autoridades da Defesa Civil e do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza anunciaram hoje a descoberta de 80 corpos em três valas comuns descobertas em redor do Hospital Shifa da cidade de Gaza.
Os serviços de saúde da Madeira receberam mais um utente proveniente dos Açores, elevando para 59 os doentes transferidos para esta região na sequência do incêndio do fim de semana passado no hospital de Ponta Delgada, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) analisou 650 queixas contra profissionais em 2023, mais 243 relativamente ao ano anterior, das quais resultaram 260 procedimentos disciplinares e a suspensão de oito enfermeiros, revelam dados divulgados hoje à agência Lusa.
Um ataque informático a um sistema de saúde privado, chamado Ascensão, através de todos os EUA, desviou ambulâncias dos seus serviços, causou faltas de doentes às consultas e bloqueou acessos em linha aos seus registos.
A greve de hoje dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.
A ministra da Saúde reconheceu hoje a existência de falta de recursos humanos na emergência pré-hospitalar do Algarve para o verão, mas assegurou que está a ser preparado um plano para garantir a resposta e segurança dos utentes.