O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que a recente criação das Unidades Locais de Saúde (ULS) resultou num recuo na ligação entre os cuidados primários e hospitalares em algumas zonas do país.
Os trabalhadores das gerações mais jovens são os que sentem menos envolvimento no trabalho e os que têm entre 44 e 59 anos apresentam maior risco ao nível da saúde mental, segundo um estudo que será hoje divulgado.
O BE/Açores alertou hoje para o atraso na aplicação da nova carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) e questionou o Governo Regional sobre quando pretende fazer cumprir as regras de transição previstas na lei.
A cidade da Beira, centro de Moçambique, inaugurou hoje a primeira central operacional de emergências médicas, que vai passar a rastrear as ocorrências, envolvendo 17 unidades de saúde, e a enviar meios de socorro.
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assinou hoje a lei que introduz uma cobertura universal de saúde, a duas semanas das eleições gerais de 29 de maio.
O primeiro-ministro afirmou hoje que dentro de duas semanas irá apresentar o programa de emergência para a saúde, com especial foco na recuperação de cirurgias, na obstetrícia e nas respostas no âmbito da medicina familiar.
A organização policial Interpol emitiu hoje um mandado de busca internacional para um delinquente que fugiu na terça-feira durante um ataque que levou à morte de dois agentes penitenciários, no nordeste de França.
O PS/Açores não revela o sentido de voto nas propostas de Plano e Orçamento da Região para 2024, mas disse hoje que o setor da Saúde será “fulcral” na decisão, defendendo um reforço de financiamento.
O Governo autorizou as Unidades Locais de Saúde (ULS) a contratar 250 médicos especialistas para situações de “manifesta urgência” durante este ano, uma medida excecional até à abertura do concurso normal do internato médico de 2024.
A coligação PSD/CDS-PP/PPM prometeu hoje apresentar propostas de alteração ao Orçamento dos Açores para 2024 para dar uma “resposta cabal” às consequências do incêndio no Hospital de Ponta Delgada e apelou à “solidariedade” dos partidos políticos.
A Ordem dos Enfermeiros disse hoje concordar com a nova versão da orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre cuidados de saúde durante o parto, defendendo que mantém o poder e autonomia dos enfermeiros especialistas.
Duas dezenas de organizações humanitárias, incluindo a Amnistia Internacional e a Médicos do Mundo, acusaram hoje Israel de violar o direito internacional em relação aos palestinianos deslocados de Rafah, no sul de Gaza.
A reação alérgica à picada de insetos como abelhas e vespas é responsável por cerca de 20% das mortes por anafilaxia, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Um grupo de enfermeiros concentrou-se hoje frente ao hospital de Santo António, no Porto, para reivindicar a admissão de mais profissionais, a regularização dos vínculos precários e a contagem de todo o tempo de trabalho para efeitos de progressão.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a pré-qualificação de uma segunda vacina contra a dengue, a TAK-003, para ser administrada em duas doses a crianças entre os 6 e os 16 anos.
A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse hoje o presidente do município.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai lançar o prémio inovação social “Lisboa Innovation For All”, que visa encontrar soluções nas áreas da saúde, educação e migração, informou hoje a autarquia.
O Governo vai manter a extinção das Administrações Regionais de Saúde (ARS) decidida pelo anterior executivo e cujo diploma tinha sido devolvido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse fonte oficial.
A retirada dos estímulos orçamentais de resposta à pandemia e a redução dos apoios extraordinários para mitigar os efeitos da inflação foram “determinantes para a melhoria do saldo orçamental” em 2023, segundo o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O Ministério da Saúde de Moçambique afirmou hoje que o anúncio dos profissionais de saúde, em greve desde 29 de abril, de não assegurarem os serviços mínimos, “viola” a lei e apelou aos trabalhadores para voltarem aos hospitais.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a participar num projeto europeu de tecnologia de realidade virtual e aumentada para melhorar o treino de enfermeiros no posicionamento das grávidas durante o parto, revelou hoje uma investigadora.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denunciou hoje que as Unidades Locais de Saúde (ULS) e os institutos portugueses de oncologia não estão a aplicar a aceleração do desenvolvimento das carreiras aos médicos, com a consequente perda remuneratória.
As ondas de calor fizeram aumentar as admissões hospitalares diárias em 18,9%, entre 2000 e 2018, sobretudo por queimaduras (34%) e traumatismos múltiplos (27%), revela um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
Mais de sete milhões de pessoas poderão enfrentar elevados níveis de insegurança alimentar no Sudão do Sul até julho, indicou hoje um porta-voz das Nações Unidas (ONU).