O Ministério da Saúde esclareceu hoje à agência Lusa que está a avaliar o processo de construção do novo hospital do Oeste que herdou do anterior governo para tomar uma decisão, mas quer dar-lhe “toda a prioridade”.
O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto prévio a dois contratos celebrados pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra para compra de medicamentos, devido à inexistência de fundos disponíveis, e apelou a uma alteração legislativa.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) defende que o valor diário para tratamento de escaras deve ser alargado a todas as tipologias de unidades e a qualquer tipo de feridas.
Os serviços clínicos do Estabelecimento Prisional (EP) de Monsanto vão passar, a partir de terça-feira, a realizar todos os registos em suporte informático ao terem acesso à informação clínica dos reclusos existentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Especialistas em geriatria reunidos em Lisboa defenderam a necessidade de programas de cuidados de saúde específicos para idosos integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e mais formação nesta área para todos os profissionais de saúde.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) defende um pagamento adicional de 1.500 euros por cama contratualizada face a dezembro de 2021, para compensar as unidades pelos custos acrescidos com a pandemia de covid-19.
O Governo da República assumiu a comparticipação de 85% dos custos com a reabilitação do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que foi atingido por um incêndio e ficou inoperacional, anunciou hoje o presidente do Governo dos Açores.
O PPM/Açores apelou hoje para que se mantenha a união na reconstrução do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, lembrando a importância daquela unidade de saúde, que foi afetada por um incêndio.
Os profissionais de saúde moçambicanos anunciaram hoje a continuação da greve, iniciada há 21 dias, face à falta de consenso com o Governo, que acusam de ameaças para que a classe retome os postos de trabalho.
O presidente da Câmara de Lisboa pediu audiências ao Presidente da República e ao primeiro-ministro para, em conjunto, resolverem o problema das pessoas em situação de sem-abrigo na cidade, que têm vindo a aumentar desde a pandemia de covid-19.
Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.
Macau anunciou hoje dois programas para captar “quadros altamente qualificados” e “profissionais de nível avançado” dos setores farmacêutico, cultural e desportivo, cujos critérios valorizam o conhecimento da língua portuguesa.
Um em cada quatro utentes inscritos nos cuidados de saúde primários não tinha médico de família em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) em 2023, enquanto no Norte apenas 2,3% dos utentes estavam nessa situação.
A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca hoje em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.
O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, alimentou cerca de 3.500 bebés prematuros em 15 anos, resultante da colaboração de 550 mulheres que doaram o excedente da alimentação dos seus filhos.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que “vai ficar aquém das necessidades dos portugueses” o programa de emergência do Governo para a saúde e defendeu uma “reforma estrutural” com contributos dos setores social e privado.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu hoje que a saúde familiar será “um dos eixos” do programa de emergência para o setor que o Governo prevê apresentar em junho.
O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral de Familiar lamentou hoje que não haja qualquer elemento dos cuidados primários no grupo que está a preparar o plano de emergência para a saúde, que será apresentado em junho.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje a criação de uma comissão de acompanhamento da reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS) e alertou para “um retrocesso” na ligação entre os cuidados primários e hospitalares.
A Ordem dos Médicos lamentou hoje a falta de investimento durante muitos anos na Medicina Geral e Familiar, área “com grande peso” no Serviço Nacional de Saúde e que tem quase metade dos médicos com mais de 65 anos.
A secretária regional da Saúde dos Açores transmitiu hoje uma mensagem de segurança e tranquilidade aos açorianos e garantiu que, apesar do incêndio que atingiu o hospital de Ponta Delgada, os cuidados de saúde na região “estão assegurados”.
As autoridades sanitárias moçambicanas registaram 16.012 casos de cólera desde outubro, que provocaram mais três mortos em três semanas, na província de Nampula, indicam dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.
Gastrenterologistas e doentes com doenças inflamatórias do intestino alertam para as dificuldades no acesso a consultas da especialidade e à realização de exames complementares necessários para monitorizar a resposta a terapêuticas inovadoras e evitar complicações da doença.
Os medicamentos biossimilares, fármacos biológicos não protegidos por patente, permitiram poupar numa década mais de 140 milhões de euros ao Estado, mas segundo a Associação de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, o seu uso permanece aquém do “pleno potencial”.