Os vereadores da oposição na Câmara pediram hoje a demissão do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), na sequência do encerramento do serviço de urgência Ginecológica/Obstétrica de condicionalismos na urgência geral.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desvalorizou hoje os cerca de 40 testes positivos à covid-19 nos Jogos Olímpicos Paris2024, lembrando que o aumento de casos da doença em todo o mundo.
O PS acusou hoje o Governo de trazer “instabilidade ao Serviço Nacional de Saúde” ao ter interrompido a reforma que a anterior direção executiva tinha em curso, recusando “lições de moral do PSD” nesta matéria.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu inquérito ao atendimento no hospital das Caldas da Rainha a uma mulher com hemorragias que sofreu um aborto espontâneo, foi hoje anunciado.
O PCP acusou hoje PS, PSD e CDS de quererem “deixar cair a obstetrícia e ginecologia no SNS”, defendendo que o atual Governo está a manter as políticas do anterior e instando-o a apresentar “medidas concretas” para resolver a situação.
O Sindicato Independente dos Técnicos Auxiliares de Saúde (SITAS) manifestou hoje “profunda preocupação” com a demora na implementação da carreira na Região Autónoma dos Açores e pediu ao Governo Regional que cumpra com a legislação em vigor.
Sete israelitas ficaram hoje feridos, um deles gravemente, pelo impacto de estilhaços numa localidade próxima de Nahariya, no norte do país, após a queda de um míssil israelita que falhou na interceção de um ‘drone’ disparado pelo Hezbollah.
O Tribunal de Contas (TdC) concedeu visto ao contrato do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com a empresa Avincis para o fornecimento de helicópteros de emergência, mas deixou recados à tutela para atribuir as verbas necessárias.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exortou hoje o novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões a resolver problemas destes profissionais que estão identificados desde 2018.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) recebeu uma contribuição da Coreia do Sul de 11.520 toneladas de arroz para ajudar cerca de 350.000 crianças na Guiné-Bissau, Serra Leoa e Mauritânia, anunciou hoje a entidade.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) expressou hoje “enorme preocupação” com a “grave situação” dos serviços de urgência de obstetrícia, e defendeu que o atendimento a grávidas de baixo risco deve ser assegurado pelos enfermeiros especialistas, para libertar os obstetras.
O presidente do Chega considerou hoje que o plano do Governo para a saúde falhou e que o setor atravessa um momento explosivo com notícias perturbadoras do funcionamento do sistema.
O Governo da Madeira formalizou hoje contratos com duas instituições particulares para a criação de 128 espaços no âmbito da Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, num total de cinco milhões de euros, ao abrigo do PRR.
As unidades locais de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, Santa Maria, em Lisboa, e Arco Ribeirinho (Barreiro-Montijo) estão a recrutar especialistas de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna, Patologia Clínica e Cardiologia, segundo avisos publicados hoje em Diário da República.
O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer anunciou hoje que o seu lucro aumentou quase sete vezes na primeira metade do ano para 1.966 milhões de euros, face ao mesmo semestre do ano anterior.
A despesa dos utentes com medicamentos subiu 6,8% no primeiro semestre do ano, ultrapassando os 454,5 milhões de euros, enquanto as comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentaram 3,4%, atingindo os 818,1 milhões de euros.
Os hospitais públicos gastaram mais de 1.116 milhões de euros com medicamentos no primeiro semestre do ano, um aumento de 12,5% relativamente ao mesmo período do ano passado, quando esta despesa atingiu o valor mais alto da última década.
O líder parlamentar do PSD desafiou hoje o PS a "meter a mão na consciência" e a aceitar que é preciso unidade para recuperar o Serviço Nacional de Saúde do "colapso que resultou dos últimos oito anos" de governação.
Um homem foi detido a passar-se por médico no Hospital Central de Maputo (HCM), acusado de atrair vítimas pelas redes sociais para facilitar o atendimento em troca de dinheiro, o segundo caso desde abril, foi hoje divulgado.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu hoje um inquérito ao atendimento no hospital das Caldas da Rainha a uma mulher com hemorragias que sofreu um aborto espontâneo e terá visto negada a assistência, informou fonte oficial.
Cientistas da Northwestern University desenvolveram um novo material bioativo, com o aspeto de goma, que regenerou cartilagem nas articulações dos joelhos de ovelhas, indicou hoje o estabelecimento de ensino superior norte-americano.
Cinco grávidas foram transportadas de hospitais públicos para privados no sábado e no domingo, dias em que seis serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia de Lisboa e Vale do Tejo estiveram encerrados, indicou hoje a tutela.
Uma mulher com hemorragias após um aborto espontâneo viu hoje negada assistência no hospital de Caldas da Rainha, cuja urgência obstétrica estava encerrada, e apenas foi atendida após insistência do CODU e dos bombeiros, disse o comandante da corporação.
O Observatório de Violência Obstétrica em Portugal (OVO PT) manifestou hoje preocupação com o acesso das grávidas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), acusando o Governo de ter uma “estratégia política de implosão do SNS”.