A Associação Portuguesa de Médicos de Família Independentes lamentou hoje o atraso na abertura de centros de saúde geridos pelos setores social e privado, esperando que o “mesmo não se repita” com as convenções anunciadas pela ministra.
O parlamento recomendou hoje ao Governo que ative “mecanismos urgentes” para que seja possível acolher crianças da Faixa de Gaza que precisem de cuidados médicos urgentes, uma resolução do PAN aprovada com a abstenção do PSD, Chega e CDS.
A Ordem dos Médicos apresentou aos partidos uma proposta legislativa alternativa à lei da violência obstétrica, prevendo apoio psicológico após experiências negativas na gravidez ou parto e a criação de um conselho nacional pela proteção da gravidez e cuidados perinatais.
Os enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje uma greve contra alterações contratuais, com o sindicato a apontar para uma adesão e a administração a indicar que apenas quatro dos oito enfermeiros paralisaram.
Líderes africanos reuniram-se hoje, nos EUA, à margem da 80.ª Assembleia Geral das ONU e alertaram para as crescentes ameaças à segurança sanitária global, adiantou a Aliança de Líderes Africanos contra a Malária (ALMA).
As autoridades sanitárias moçambicanas pretendem vacinar, em cinco dias, 78.442 raparigas na cidade de Maputo contra o cancro do colo do útero, no âmbito de uma campanha nacional que arranca segunda-feira, foi hoje anunciado.
A Inspeção-Geral da Saúde (IGAS) concluiu que todas as Unidades Locais de Saúde (ULS) cumpriram as disposições do diploma que aprovou a carreira especial de técnico auxiliar de saúde, mas reconhece que houve interpretações distintas da lei e incumprimento de prazos.
Os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco foram solicitados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para 4.731 urgências e combateram 98 incêndios rurais e 72 incêndios urbanos desde o início do ano e até ao dia 31 de agosto.
A Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC) alertou hoje que Portugal mantém um dos prazos “mais restritivos” da Europa no acesso à interrupção voluntária de gravidez, defendendo o alargamento do prazo para o aborto até pelo menos às 12 semanas.
A diretora-geral da Federação Europeia das Indústrias Farmacêuticas (Efpia) avisou hoje que a introdução das novas taxas alfandegárias dos Estados Unidos sobre medicamentos vai aumentar custos e impedir doentes de obter tratamentos.
A proposta de reorganização dos cuidados agudos a grávidas no Serviço Nacional de Saúde prevê a mobilidade de equipas de pelo menos 12 maternidades e a redução do modelo de urgência regional na Grande Lisboa, noticia o Expresso.
Metade das luzes do estádio da Luz, em Lisboa, que tem 60.000 lugares, vão apagar-se hoje para lembrar as mais de 30 mil mortes por ano por doença cardiovascular em Portugal e insistir na importância da prevenção e rastreio.
Donald Trump, anunciou esta quinta-feira a imposição de tarifas sobre as importações de diversos produtos de qualquer país, entre as quais se destaca uma tarifa de 100% sobre todos os produtos farmacêuticos "de marca ou patenteados".
Uma equipa internacional de investigadores identificou um novo "composto promissor" que pode ser um medicamento antiviral contra o vírus herpes, noticiou na quinta-feira a Europa Press.
A ministra da Saúde disse hoje, em Coimbra, que as urgências regionais são “absolutamente determinantes” para o Estado continuar a garantir cuidados de saúde hospitalares aos cidadãos, embora com um modelo diferente nas próximas décadas.
Dezenas de utentes contestaram hoje em frente ao hospital do Barreiro contra o eventual encerramento da maternidade naquela unidade de saúde, recusando a medida governamental de concentrar a urgência de Obstetrícia no hospital Garcia de Orta, em Almada.
Uma organização não-governamental (ONG) israelita de defesa dos direitos humanos denunciou hoje que um médico proeminente de Gaza foi vítima de maus-tratos numa prisão israelita, alertando para a degradação do seu estado de saúde.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar criticou hoje o relatório da Inspeção-Geral da Saúde que relaciona a morte de um idoso em Mogadouro com um atraso no atendimento do CODU, considerando que houve falta de rigor dos inspetores.
A ministra do Trabalho afirmou hoje que "em muitos casos" as greves perturbam "seriamente outros setores",indicando que desde 2023 saúde e transportes estão no "top cinco" com mais paralisações e que há "uma relevante incerteza jurídica" sobre serviços mínimos.
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho apontou hoje “graves problema de gestão” e de descontrolo na despesa com saúde, e avisou que a estabilidade política não depende apenas do parlamento, mas da “vontade política” e “força moral” para fazer mudanças.
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai atribuir mais 40 milhões de euros em ajuda humanitária ao Iémen para fazer face ao agravamento da crise neste país do Médio Oriente.
A inspeção-geral da saúde concluiu as investigações às 12 mortes registadas durante greves dos técnicos de emergência pré-hospitalar no outono de 2024 e em três delas associou os óbitos ao atraso no socorro.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje a abertura de um processo para esclarecer os factos relacionados com a assistência a um bebé na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que morreu em 22 de agosto.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que a morte de um homem em Mogadouro, Bragança, durante a greve do INEM, poderá estar relacionada com o atraso no atendimento pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).