Os tempos de espera no local de atendimento representaram um quarto das queixas dos utentes no setor na saúde no ano passado, sendo o tema mais mencionado nas reclamações.
Quatro em cada cinco hospitais, dos 122 avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), conseguiram a classificação de Excelência Clínica, cumprindo todos os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, segundo os dados esta segunda-feira divulgados.
Quase 70% das queixas na saúde dizem respeito a unidades públicas, mas as quatro parcerias público-privadas têm 9% das reclamações, muito acima de todos os prestadores do setor social.
Dezasseis familiares de doentes oncológicos são seguidos na nova consulta de apoio do luto do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, onde uma equipa ajuda a lidar com a morte e a retomar rotinas.
O cientista português Hugo Figueiredo descobriu, numa experiência com ratinhos, como melhorar o transplante de estruturas multicelulares do pâncreas para curar doentes com diabetes tipo 1, que dependem da toma diária de insulina.
A coordenadora do BE acusou sábado o PS de já ter assumido "sete posições diferentes" sobre a nova Lei de Bases da Saúde no último ano e meio, enquanto os bloquistas mantiveram a sua versão de sempre.
Os médicos que trabalham no SNS fazem num ano cerca de seis milhões de horas extraordinárias, o que daria para contratar quatro mil profissionais.
O bastonário dos Médicos lamenta que esteja “um país inteiro” a trabalhar para o ministro das Finanças e avisa que “a linha vermelha” já foi ultrapassada na Saúde, havendo pouco tempo para tentar reverter a situação do SNS.
O PS anunciou sexta-feira que não chegou a acordo com o PSD sobre a revisão da Lei de Bases da Saúde e pediu o apoio dos “partidos que não se revêm na atual lei que incentiva as PPP”
A Ordem dos Farmacêuticos alertou hoje para a situação difícil em que se encontram os serviços farmacêuticos dos hospitais no Alentejo, avisando que algumas unidades podem deixar de produzir medicamentos para quimioterapia.
Cerca de mil enfermeiros ficaram por contratar para suprir a passagem às 35 horas de trabalho que ocorreu há um ano, segundo contas da Ordem, que indica que nem metade dos profissionais necessários foram contratados.
O Ministério da Saúde afirma que foram contratados cerca de 2.850 profissionais no ano passado e este ano para suprir as necessidades com a passagem às 35 horas de trabalho semanais que ocorreu há um ano.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa assegurou esta quarta-feira que o atraso num exame de um doente oncológico que acabou por morrer não se deveu a motivos financeiros, mas a questões de segurança.
Os trabalhadores de limpeza do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, vão fazer uma greve por mês até que lhes seja aumentado o subsídio de alimentação, revelou hoje à Lusa o sindicato do setor.
O município de Macedo de Cavaleiros vai homenagear, no sábado, a equipa de quatro profissionais que morreu, em dezembro, no acidente de um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Valongo, informou hoje a autarquia transmontana.
O pediatra condenado a três anos de prisão, com pena suspensa, por homicídio por negligência de uma criança terá também de entregar 20 mil euros a uma instituição de proteção de menores, decidiu o Tribunal de Relação de Guimarães.
A Ordem dos Médicos contestou hoje o anúncio feito pelo Governo relativo à "abertura de concurso” para 167 vagas em zonas carenciadas, considerando que é falso que haja novo concurso e criticando os incentivos que são dados.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revela não ter realizado, até ao momento, nenhuma fiscalização no âmbito do processo de inquérito aos contentores de internamento pediátrico do Hospital de São João (HSJ), no Porto.
A Ordem dos Médicos defende que a proposta do Governo para alterar o regime das perícias médico-legais coloca em risco a independência e a qualidade da medicina legal ao reforçar a possibilidade de entregar as perícias a entidades externas.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) anunciou hoje uma greve geral a partir de terça-feira, considerando que, apesar da abertura da tutela, os maiores problemas do setor continuam por resolver.
O PSD marcou para hoje um debate parlamentar sobre "as dificuldades no acesso dos cidadãos à saúde", menos de um mês depois de ter feito uma interpelação ao Governo sobre a mesma área.
Uma petição pelo fim do imposto IVA na atividade científica está a circular na internet, tendo sido subscrita por cerca de 1.500 pessoas, a maioria cientistas, disse hoje uma das proponentes da iniciativa, a investigadora Maria Manuel Mota.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje a necessidade de construir um novo hospital para a região do Oeste, mas só depois de identificar o perfil e encontrar financiamento para a futura unidade.
A ministra da Saúde afirmou hoje que existem unidades mais carenciadas do que as que aparecem nas notícias e disse desconhecer os fundamentos da Ordem dos Médicos na identificação das necessidades de ginecologia e obstetrícia.