O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que o primeiro executivo regional de coligação PSD/CDS-PP é “sólido e consistente”, pelo que “não vai quebrar por dentro”.
A Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, inicia hoje as comemorações dos seus 38 anos oferecendo equipamentos, no valor de mais de 11 mil euros, a vários serviços daquela unidade hospitalar.
Moçambique é o país com maior crescimento no acesso de mulheres e raparigas a métodos contracetivos e um dos poucos que estão em vias de cumprir os objetivos do programa Planeamento Familiar 2020 (FP2020), segundo um relatório publicado hoje.
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que "milhares de pessoas com problemas de saúde mental em toda a Nigéria estão acorrentadas e enclausuradas em várias instalações onde sofrem abusos terríveis".
Mais 160 países estarão representados na Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD25), que decorrerá em Nairobi, no Quénia, de terça a quinta-feira, com o objetivo de acabar com situações como a violência de género ou mortalidade materna.
O cigarro eletrónico e o tabaco aquecido possuem tóxicos que não existem nos cigarros tradicionais, com riscos acrescidos para a saúde humana, podendo mesmo a vir a causar novas doenças, defendeu hoje, em Albufeira, uma médica pneumologista.
Os cogumelos "shiitake" (Lentinula edodes) têm potencialidades antibacterianas que podem ser usadas no tratamento de doenças como o pé diabético, revelou hoje à Lusa a investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Ana Afonso.
O presidente da Câmara do Seixal afirmou à Lusa que a Ministra da Saúde deve procurar soluções para que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta funcione em pleno, rejeitando qualquer possibilidade de encerramento.
A Embaixada de Cabo Verde em Portugal anunciou na sexta-feira vai fazer diligências para “recolher mais informações” e prestar todo o apoio necessário à jovem que mãe que abandonou o recém-nascido na terça-feira num caixote do lixo em Lisboa.
A Câmara de Almada anunciou hoje que pediu uma reunião com “caráter de urgência” ao Ministério da Saúde sobre a situação do Hospital Garcia de Orta (HGO), salientando que têm de ser encontradas soluções para a urgência pediátrica.
O presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada (Setúbal), disse hoje que estão em estudo várias hipóteses para a urgência pediátrica, recusando confirmar o encerramento deste serviço à noite a partir de dia 18.
O Bloco de Esquerda/Açores alertou hoje para a “abundância de ratos” nas antigas instalações do Hospital de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, abandonadas desde 2012, alegando que se trata de um “problema de saúde pública”.
O secretário de Estado da Saúde desafiou hoje a Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) a apresentar uma proposta para agilizar a capacidade de Portugal participar em ensaios internacionais de oncologia pediátrica.
O PSD quer ouvir com urgência a ministra da Saúde e os conselhos de administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e do hospital Garcia de Orta, considerando que existe uma “degradação das condições de funcionamento dos hospitais”.
A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que as obras projetadas para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) vão concretizar-se "sem dúvida nesta legislatura".
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, está a transferir serviços clínicos em áreas de intervenção ou contíguas à construção da ala pediátrica, que arrancou em outubro, para permitir o seu “adequado” desenvolvimento, anunciou hoje.
A mãe que abandonou o recém-nascido na terça-feira num caixote do lixo em Lisboa foi ouvida em primeiro interrogatório judicial e vai ficar em prisão preventiva, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ).
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que "já foram dadas instruções a todas as Administrações Regionais de Saúde para reforçarem a avaliação de eventuais situações" semelhantes às descobertas sobre a clínica Ecosado.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, distrito de Setúbal, informou hoje que continua a tentar “ultrapassar” a falta de pediatras, mas não confirmou se a urgência começará a encerrar todas as noites.
As famílias com crianças com menos de sete anos já não conseguem obter cheques-dentista porque esgotou o 'plafond' de 28 mil vales autorizados para este ano, avançou à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O PCP quer chamar ao parlamento “com urgência” a ministra da Saúde e o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta para prestarem esclarecimentos sobre o encerramento da urgência pediátrica daquela unidade de Almada.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que o recém-nascido encontrado num caixote de lixo em Lisboa irá permanecer nos cuidados de saúde, garantindo que estas estruturas estão “perfeitamente habilitadas a lidar com estes casos”.
A Comissão de Utentes do Seixal disse hoje que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada (Setúbal), vai passar a encerrar todas as noites, a partir de 18 de novembro, por seis meses.
O inquérito realizado pela Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) no caso do bebé que nasceu com malformações graves concluiu que "há fortes indícios" de utilização irregular das requisições de exames ecográficos pela clínica Ecosado.