A Universidade Católica Portuguesa acusou quarta-feira a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de “violar o princípio leal da concorrência” ao chumbar o curso de Medicina proposto pela instituição e refutou a legalidade da fundamentação apresentada.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) chumbou a abertura de um curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP), mas a instituição já apresentou recurso da decisão e entregou, entretanto, nova proposta.
A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO) criticou quarta-feira as “pressões” provenientes da especialidade de oftalmologia para afastar os seus associados dos cuidados de saúde, na sequência de declarações feitas do presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) denunciou hoje que uma médica dirigente sindical está em "absoluto isolamento" no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), após ter apresentado uma queixa por assédio moral.
A Ordem dos Enfermeiros alertou hoje que o distrito de Évora tem “4,5 enfermeiros por mil habitantes” na prestação de cuidados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que representa “metade” da média da OCDE.
O INEM decidiu abrir esta tarde um inquérito às circunstâncias da morte do psicanalista Carlos Amaral Dias, de 73 anos, que faleceu ontem em Lisboa.
A Câmara de Felgueiras vai investir 5,2 milhões de euros para remover as coberturas com amianto que ainda existem em cinco escolas do concelho, revelou hoje à Lusa o presidente Nuno Fonseca.
Vinte médicos especialistas em medicina interna enviaram declaração de responsabilidade à Ordem dos Médicos face à escassez das equipas nas urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), anunciou hoje aquela associação profissional.
A ADSE, subsistema de saúde dos funcionários públicos, deixou de ser da tutela do Ministério da Saúde e passou para o da Modernização do Estado e da Administração Pública, em conjunto com as Finanças, segundo a orgânica do Governo.
O bastonário dos Médicos assumiu hoje no parlamento que a Ordem falhou na parte disciplinar no caso do obstetra Artur Carvalho e anunciou que quer que a Ordem passe a fazer auditorias clínicas às unidades de saúde.
O Hospital de São João, no Porto, assinou hoje um protocolo com a Ordem dos Psicólogos que visa avaliar riscos como ‘burnout’ ou depressão que, em 2018, afetavam 67% dos mais de 330 funcionários com "aptidão condicionada" para trabalhar.
O médico Artur Carvalho, envolvido no caso do bebé que nasceu com malformações graves em Setúbal, tem 14 queixas em averiguação no conselho disciplinar sul da Ordem dos Médicos.
A apresentação de uma rede de consultórios nacional, que ajude a distinguir oftalmologistas de optometristas, ofereça cuidados primários e contribua para reduzir listas de espera nos hospitais, vai marcar o Congresso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
A Câmara de Lisboa discute na quinta-feira a permuta de um prédio na Rua da Estrela para instalar o novo centro de Saúde de Campo de Ourique, prevendo-se ainda o pagamento de 278 mil euros à proprietária do edifício.
A ministra da Saúde e a diretora-geral de Saúde foram hoje chamadas ao parlamento para dar explicações sobre o aumento das taxas da mortalidade infantil e materna em 2018.
A União Europeia (UE) declarou que não conseguirá cumprir até 2030 as metas de redução dos gases com efeito estufa, salvo se os Estados membros fizerem um maior esforço em relação ao que tem sido feito até agora.
Os programas de ajuda humanitária das Nações Unidas para 2020 precisam de 29 mil milhões de dólares (cerca de 26 mil milhões euros) destinados, sobretudo, ao Iémen, Sudão do Sul, e aos refugiados e deslocados sírios e venezuelanos.
As barreiras no acesso à saúde estão a diminuir em Portugal, mas ainda existem alguns entraves, sobretudo para a população das áreas rurais, e mantêm-se grandes disparidades entre os escalões de rendimento, segundo um relatório europeu.
Portugal gasta quase metade do seu orçamento para a saúde em cuidados de ambulatório e as despesas diretas das famílias são mais altas, em geral, do que a média europeia, segundo um relatório que é apresentado na quinta-feira em Lisboa.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendeu hoje a concentração dos esforços de prevenção e tratamento nas grávidas e nas crianças, para conseguir alcançar progressos no combate à malária.
Cabo Verde e Timor-Leste estão "bem encaminhados" para conseguir erradicar a malária em 2020, enquanto Moçambique continua entre os países com mais casos registados em 2018, segundo um relatório divulgado hoje em Genebra.
O Presidente da República defendeu hoje que "é tempo de acordar para uma responsabilidade dos poderes públicos" face à crise da comunicação social e sugeriu que em 2020 se apliquem, pelo menos, medidas de apoio experimentais.
A dirigente socialista e vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela foi hoje eleita, por unanimidade, relatora do documento sobre alterações climáticas da Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Paris.
O número de novos casos de malária registou uma redução no ano passado para 228 milhões, segundo estimativas divulgadas hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera os progressos insuficientes para atingir a eliminação em 2030.