O FMI espera uma recessão de 5,5% e um défice de 14,7% do PIB para Cabo Verde em 2020, devido à pandemia de covid-19, mas prevê uma retoma em 2021, com um crescimento económico de 5%.
A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, adquiriu e distribuiu 500 viseiras de proteção pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, foi hoje anunciado.
Os agentes económicos de Viana do Castelo defenderam hoje a agilização dos mecanismos de apoio criados pelo Governo para minimizar o impacto da covid-19, por estarem atrasados na sua implementação devido a "muita burocracia", informou hoje a Câmara local.
A diretora-geral da Saúde recusou hoje que exista qualquer recomendação para a indução de parto ou cesariana sem indicação clínica durante a pandemia de covid-19, notando que a decisão deve ser articulada entre os clínicos e as mães.
Os jovens institucionalizados beneficiam de medidas de acompanhamento destinadas à sua recuperação e proteção, respondeu a ministra da Justiça ao Instituto de Apoio à Criança que pediu para os jovens retidos os mesmos critérios aplicados aos reclusos.
Os pescadores da Figueira da Foz têm continuado a sua atividade com limitações mas, quando em terra, protegem-se da covid-19, isolados em casa ou nas próprias embarcações de pesca, disse hoje fonte do setor.
A discussão entre prestação de cuidados de saúde públicos e privados nunca abandonou o debate nos últimos 40 anos, nomeadamente com a questão dos hospitais em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
Os números parecem não enganar: houve um decréscimo na procura dos serviços de saúde em Portugal, nomeadamente da urgência, desde que a pandemia chegou ao país.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai receber na segunda-feira uma encomenda de cerca de 50 mil testes à covid-19 para aplicar aos profissionais de lares dos 19 municípios, foi hoje anunciado.
A pandemia da Covid-19 veio alterar a forma como vivemos e como lidamos com o outro. A Medicina tem naturalmente estado no centro do combate ao coronavírus e também ela se tem adaptado e transformado para vencer esta situação.
O encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19 decretado para 16 de março teve um impacto significativo em milhões de famílias em Portugal. As sucessivas renovações do estado de emergência vieram, entretanto, confirmar que a grande maioria das aulas presenciais não vão regressar neste ano letivo. A exceção pode estar no 11º e 12º anos, uma decisão que será anunciada a 30 de abril.
Uma empresa que produz desinfetantes nos EUA alertou hoje para os riscos de uso dos seus produtos para tratar a doença covid-19, que o Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu ser possível como cura.
A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique, a maior associação patronal do país, disse hoje que 76 empresas nacionais estão interessadas na importação e produção de material de proteção da covid-19.
A diretora-geral da Saúde alertou hoje que “todas as pessoas vão ter de continuar a ter as mesmas medidas de proteção” face à covid-19, mesmo que tenham tido a infeção ou realizado testes serológicos para aferir a imunidade.
O Algarve está numa situação “cómoda” no combate à covid-19, com uma taxa de recuperados superior à média nacional, disse hoje a delegada de Saúde regional, numa altura em que a região se prepara para reabrir a economia.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que o país tem capacidade para reforçar os testes de diagnóstico covid-19 em lares e responder à decisão da ministra do Trabalho para uma “testagem mais massiva” naqueles espaços.
A Associação de Empresas de Rent-a-car do Algarve (ARA) apelou hoje ao Governo para que tome medidas mais profundas de apoio orçamental e suspenda o pagamento de impostos para as empresas, atualmente com 95% da frota parada.
O Bloco de Esquerda nos Açores requereu hoje a audição do secretário regional da Educação no parlamento açoriano alegando "falta de organização" e "enormes desigualdades de acesso ao ensino" à distância, a propósito da covid-19.
Com o anunciado fim do estado de emergência e o início do levantamento das medidas de contenção agendados para os primeiros dias de maio, Jorge Buescu lembra que se a tendência se mantiver o pico do número de infetados ativos chegará sensivelmente na mesma altura. Para evitar o que diz poder ser “uma tragédia”, recomenda às autoridades que olhem para os dados que nesta altura são mais importantes.
Apesar de elogiar o trabalho feito até aqui pelas autoridades, Jorge Buescu lembra que a curva dos infetados ativos ainda não atingiu o pico e que no início de maio o risco de contágio estará no auge. Este será, na sua opinião, o pior momento para tirar os portugueses de casa, e poderá levar a um descontrolo do quadro epidemiológico.
O Reino Unido registou mais 684 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 19.506 o número de óbitos durante a pandemia da covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde britânico.
“O comportamento do Governo e dos portugueses mudaram os parâmetros da equação, e ainda bem.” Assim responde o matemático Jorge Buescu ao rótulo de “profeta da desgraça” que lhe foi colocado após ter expressado a convicção que Portugal caminhava para uma situação semelhante à de Espanha e Itália, afirmando que foi a capacidade de decisão atempada das autoridades e a disciplina da população a fazer a diferença.
O presidente da Associação de Criadores do Maronês, em Vila Real, queixou-se hoje de uma quebra nas vendas de carne maronesa da “ordem dos 95%” e referiu que o principal mercado era a restauração.
O Conselho do Governo Regional encerrou hoje o processo formal que permite a criação da linha de apoio ao tecido empresarial da região, denominada INVEST RAM COVID-19, na ordem dos 100 milhões de euros, anunciou a presidência do executivo.